Resolver o Simulado Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro - Professor - Geografia - FGV - Nível Superior

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Geografia

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Uma forma de customizar as interações do usuário com um serviço Web Map Service (WMS) é aplicar filtros baseados em parâmetros informados pelo usuário às feições posicionadas no interior da extensão espacial.

Assinale a opção que indica a linguagem que codifica os filtros citados em servidores Geoserver.

  • A CSS.
  • B ECQL.
  • C HTML.
  • D SQL.
  • E XML.
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A disponibilização de dados geoespaciais por meio de requisições Web demanda uma sistemática de organização de metadados a fim de assegurar que os usuários disponham de funcionalidades capazes de identificar, localizar e acessar aqueles dados.

Assinale a opção que indica a ferramenta de código aberto adotada por diversos produtores de dados geográficos ao redor do mundo para armazenar e gerenciar conjuntos de metadados geoespaciais.

  • A Aplicação Geonetwork.
  • B Biblioteca Python Geopandas.
  • C Biblioteca Python Geonetwork.
  • D Complemento Meta Search, do QGIS.
  • E Servidor Mapserver.
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Geoserver é um servidor de código aberto para compartilhamento de dados geoespaciais.

A opção de instalação padrão, sem a instalação de extensões opcionais, permite a implementação de instâncias de serviços especificados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (Open Geospatial Consortium – OGC), como o
  • A Catalog Services for the Web (CSW).
  • B Web Coverage Processing Service (WCPS).
  • C Web Map Service (WMS).
  • D Web Map Tile Service (WMTS).
  • E Web Processing Service (WPS).
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As principais plataformas online de disseminação de imagens produzidas por sensores orbitais permitem a consulta do rol de imagens disponíveis que atendam aos parâmetros definidos pelo usuário.

O usuário pode, então, selecionar e descarregar o arquivo referente à imagem de interesse. Caso ele deseje carregar a imagem em um software de geoprocessamento sem a necessidade de georreferenciamento, o arquivo deve estar em

  • A ASCII.
  • B BMP.
  • C GeoJSON.
  • D GeoTIFF.
  • E PRJ.
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Após a classificação supervisionada de uma imagem CBERS 4A, foi gerado um conjunto de polígonos de diferentes formas, sem sobreposição entre si, e cobrindo toda a extensão espacial coberta pela imagem.

Neste contexto, assinale a opção que indica a estrutura de dados mais aderente ao produto obtido.

  • A Isolinhas.
  • B Matriz temática.
  • C Subdivisão planar.
  • D Tesselação.
  • E TIN.
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O SpatioTemporal Asset Catalog (STAC) é um padrão que especifica como metadados de recursos geoespaciais (por exemplo, imagens de satélite, arquivos de feições, dados de efemérides, thumbnail) são organizados, consultados e disponibilizados na web. Seu principal foco é a catalogação de metadados de imagens provenientes de observações da Terra por sensores orbitais.

Assinale a opção que indica o formato adotado para a representação dos metadados pelo STAC.

  • A JSON.
  • B XML.
  • C CSV.
  • D  Geopackage.
  • E GML.
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O Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB 2.0), lançado pelo IBGE em parceria com o Exército Brasileiro em 2021, é o documento que padroniza os metadados geoespaciais brasileiros conforme a norma internacional de referência ISO 19115-1:2014.

Nesse contexto, assinale a opção que melhor retrata os Metadados Geoespaciais.

  • A Os Metadados Geoespaciais são utilizados apenas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
  • B Os Metadados Geoespaciais descrevem as características, as possibilidades e as limitações dos dados geoespaciais.
  • C Os Metadados Geoespaciais são capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar informações sobre o espaço geográfico.
  • D Os Metadados Geoespaciais fornecem uma estrutura para descrever e catalogar ativos espaço temporais.
  • E Os Metadados Geoespaciais são responsáveis por gerenciar o acesso, o armazenamento, a organização e a manipulação de dados em um banco de dados.
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A respeito da correção atmosférica, analise as afirmativas a seguir.

I. A correção atmosférica em imagens de sensores orbitais tem por finalidade minimizar a influência dos gases e aerossóis sobre a radiação refletida por um determinado alvo e captada pelos sensores.
II. A radiância recebida por um sensor remoto orbital é composta pela radiância transmitida, que resulta da radiância refletida pelo alvo, normalmente atenuada pela atmosfera, e pela radiância do caminho atmosférico (Atmospheric Path Radiance).
III. Uma das técnicas mais complexas de correção dos efeitos atmosféricos nas imagens de sensoriamento remoto é conhecida como “subtração de objetos escuros”, pois depende de parâmetros que compõem modelos de transferência radiativa.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I e III, apenas.
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Considere hipoteticamente um projeto de análise espacial que visa identificar áreas adequadas para construção de casas numa dada região.

Um analista tem à disposição diversos tipos de imagens de satélite com características diferentes, que permitem a identificação adequada dos tipos de cobertura da região, seja de forma visual ou com aplicação de técnicas digitais. Estão, também, à disposição, informações de elevação do terreno, com qualidade compatível com a realização do projeto.

De acordo com a análise correta que o analista pode fazer dessa situação, assinale a opção que apresenta fatores mais cruciais para definir restrições relacionadas com a proximidade de rios e terrenos com grande inclinação.

  • A Resolução espectral das imagens de satélite e elevação média do terreno.
  • B Análise de declividade topográfica e distâncias às linhas de drenagem.
  • C Resolução temporal de dados de sensoriamento remoto e proximidades com centros urbanos.
  • D Precisão espacial das medições GPS e proximidade com serviços essenciais.
  • E Informações de elevação do terreno e resolução radiométrica das imagens de satélite.
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O Consórcio Geoespacial Aberto (Open Geospatial Consortium – OGC) especificou um conjunto de serviços Web para descoberta e recuperação de dados geográficos. Cada serviço é capaz de realizar um conjunto de operações, cujos parâmetros são remetidos por meio de requisições Web.

Ao realizar uma requisição para um Web Map Service (WMS) com a finalidade de identificar as camadas disponibilizadas pelo serviço, o usuário emprega a operação

  • A GetCapabilities.
  • B GetFeature.
  • C GetFeatureInfo.
  • D GetLayerInfo.
  • E GetMap.

Português

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Leia a frase abaixo com atenção:

Ninguém fica velho apenas por viver, mas por perder o interesse em viver.

Assinale a afirmativa correta o significado ou a estruturação dessa frase.

  • A A relação entre os segmentos da frase não é de oposição, mas de diferença.
  • B O adjetivo “velho”, no contexto da frase, tem alto valor pejorativo.
  • C O segundo segmento da frase retifica algo dito erradamente no primeiro segmento.
  • D O termo “fica velho” pode ser adequadamente substituído por “envelheceu”.
  • E O emprego de “apenas” mostra uma visão negativa do ato de viver.
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Assinale a oração adversativa que estabelece entre os segmentos indicados uma relação de real oposição.

  • A A palavra é dom de todos, mas a sabedoria cabe a poucos.
  • B Há muito o que saber, mas pouco que viver.
  • C O que os homens realmente querem não é conhecimento, mas certezas.
  • D Esteja pronto para escutar, mas lento para dar a resposta.
  • E Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.
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Observe o pequeno texto narrativo a seguir:

Passeava despreocupadamente pelas ruas do meu bairro e passei diante de uma loja da loteria esportiva e me lembrei de que havia um alto prêmio acumulado. Fiquei tentado em jogar, mas não podia gastar aquele dinheiro no momento e desisti. Um pouco mais adiante, porém, arrependi-me e voltei para a loja.

Sobre a estruturação desse texto narrativo, assinale a afirmação inadequada. 

  • A Há uma situação inicial que mostra o passeio despreocupado do narrador.
  • B Ocorre um fato motivador de uma modificação na situação inicial, que é o fato de passar pela loja de loteria e lembrar-se do prêmio acumulado.
  • C Há uma discussão interior do personagem que corresponde à trama narrativa e a um problema a ser resolvido.
  • D Desistir de jogar corresponde a uma solução temporária do conflito interior do narrador.
  • E Arrepender-se equivale ao final da narrativa, em que o conflito do texto é resolvido.
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Observe o trecho descritivo abaixo, que tem por objeto um personagem de uma cidade interiorana:


’Seu Paulo’ era um mineiro já de alguma idade, que já havia trabalhado em São Paulo como motorista, mas agora era um faztudo em Lavras. Tinha bom humor, gostava muito de conversar e, na minha pequena propriedade, fazia as pequenas tarefas agrícolas diárias, como limpar o terreno, botar água nas plantas e tirar pragas que surgissem na grama.

Essa pequena descrição

  • A procura identificar o personagem por meio de seus traços físicos.
  • B destaca sobretudo os traços psíquicos do personagem.
  • C mostra traços físicos e psíquicos do personagem.
  • D descreve o personagem em diversas épocas, procurando valorizá-lo.
  • E indica somente características sociais do personagem descrito, mostrando-o como símbolo do interiorano.
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Assinale a opção que apresenta o texto que deve ser classificado como descritivo.

  • A A escola de samba entrou na avenida, passou diante dos jurados e, quando saiu na zona de dispersão, dava a impressão de ter certeza da vitória.
  • B Os jurados estavam sentados numa espécie de plataforma que se debruçava sobre a passarela do desfile, mostrando sempre muita atenção ao que se desenrolava à sua frente.
  • C As escolas de samba continuam sendo uma grande atração do carnaval carioca e é a razão principal da presença de turistas na cidade do Rio.
  • D O mestre-sala exibiu toda a sua categoria de sambista, fez os cumprimentos necessários aos jurados, agradeceu os aplausos do público e continuou sua caminhada.
  • E A bateria de uma escola de samba é uma atração à parte, atraindo o interesse do público em geral, já que ela se encarrega de dar o ritmo necessário ao samba.
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Assinale a frase em que o termo sublinhado mostra valor interrogativo.

  • A Não sei como é a alma de um criminoso, mas a alma do homem bom, honesto, é um inferno.
  • B Se quem ama o vinho e o amor vai para o inferno, o paraíso deve estar vazio.
  • C Onde há humanos há moscas e deuses.
  • D Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola.
  • E Não é lícito confiar quando os deuses são contrários.
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Assinale a opção em que a frase inicial, introduzida pela conjunção “se”, não apresenta valor de condição.

  • A Se a voz do povo é a voz de Deus, começo a pressupor que Deus é um sujeito muito calado.
  • B Se os homens são tão maus com o auxílio da religião, como seriam sem ela?
  • C Se os homens tivessem verdadeiramente convicção de sua fé, seriam todos santos.
  • D Se quiserdes saber o que Deus pensa do dinheiro, é só olhar a quem Ele o dá.
  • E Se existe Deus, por que há coisas como a fome e os horários políticos na televisão?
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As frases abaixo são construídas contando com a duplicidade de sentido de um termo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Livro raro é aquele devolvido depois de emprestado.
  • B Eu, quando tenho de enviar uma mensagem, não escrevo um livro: vou aos Correios
  • C Como dizia o esquartejador, vamos por partes.
  • D Os homens de poucas palavras são os melhores.
  • E A única pessoa que escuta os dois lados de uma discussão é o sujeito do apartamento vizinho.
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As frases abaixo mostram uma comparação. Assinale a opção em que a comparação não é explicada.

  • A Ideias são como crianças. As nossas são sempre maravilhosas.
  • B As bibliotecas são como as farmácias: muitos venenos e poucos remédios.
  • C A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida.
  • D Os discursos são como as orações copiadas dos textos religiosos.
  • E Os talheres são como o papel higiênico: só ficam limpos se não forem usados.
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Assinale a opção em que os termos estão em paralelismo sintático, ou seja, apresentam segmentos estruturalmente idênticos.

  • A Viajarei pela Europa, conhecerei Paris e voltarei feliz da vida.
  • B Pelas notícias de ontem, o jornal de hoje faz temer as de amanhã.
  • C A imprensa mente, deturpa os fatos e agride o vernáculo.
  • D A conversação não é apenas dizer a coisa certa no momento certo, mas não dizer o que está errado no momento preciso.
  • E O amor é mais precioso que a vida, e a honra é mais preciosa que o dinheiro. 

Legislação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro

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Acerca do cálculo e pagamento do ISS por meio do sistema NFS-e - NOTA CARIOCA, à luz da Resolução SMF nº 2.617/2010, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


( ) Os optantes pelo regime do Simples Nacional não calcularão o valor do ISS a ser pago relativo a cada período pelo somatório dos valores do imposto referentes a cada NFS-e- NOTA CARIOCA emitida nesse período.
( ) Ato do titular da Coordenadoria do ISS e Taxas definirá o limite, os critérios e a forma para a utilização de indébitos fiscais para fins de amortização de débitos futuros no sistema da NFS-e-NOTA CARIOCA.
( ) Na hipótese de retenção do ISS na fonte por órgãos da administração pública direta da União, dos Estados, do Distrito Federal e do Município, deverá ser utilizado o Documento de Arrecadação de Receitas Municipais (DARM) emitido através do sistema da NFS-e-NOTA CARIOCA.
A sequência correta é:
  • A V, V, V;
  • B V, V, F;
  • C V, F, V;
  • D F, V, V;
  • E F, F, F.
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A NFS-e - NOTA CARIOCA já emitida pode ser objeto de cancelamento, substituição, consulta e reimpressão.

Acerca desses temas, à luz da Resolução SMF nº 2.617/2010, é correto afirmar que:
  • A o cancelamento da NFS-e- NOTA CARIOCA poderá ser solicitado pelo emitente apenas mediante o e-mail institucional da Coordenadoria do ISS e Taxas; 
  • B a NFS-e-NOTA CARIOCA poderá ser consultada e impressa a qualquer tempo, observado o prazo máximo de três anos contados da data da emissão;
  • C transcorrido o prazo máximo para consulta por meio eletrônico, a consulta às NFS-e - NOTAS CARIOCAS somente poderá ser realizada mediante solicitação de cópias impressas ao órgão responsável pela administração do ISS;
  • D ato do coordenador da Coordenadoria do ISS e Taxas disporá sobre as condições em que a solicitação de cancelamento de NFS-e  - NOTA CARIOCA poderá  ser atendida automaticamente; 
  • E ato do secretário municipal de Fazenda disporá sobre as condições em que a solicitação de substituição de NFS-e - NOTA CARIOCA poderá ser submetida à prévia análise da autoridade fiscal competente, que decidirá pelo deferimento ou pelo indeferimento da solicitação.
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Acerca da sistemática da emissão de Recibo Provisório de Serviços (RPS) prevista na Resolução SMF nº 2.617/2010, analise as afirmativas a seguir.


I. A data de emissão do RPS será a da efetiva prestação do serviço ou do recebimento por adiantamento, sinal ou pagamento antecipados, inclusive em bens ou direitos.
II. Os RPS cancelados deverão ser guardados por três anos contados da data de sua emissão.
III. Será admitida a emissão de RPS quando se tratar de utilização de nota fiscal estadual como RPS, referente aos serviços sujeitos ao ISS nela incluídos, desde que contenha as informações necessárias à conversão em NFS-e - NOTA CARIOCA mantendo-se, para o RPS, a numeração da nota estadual. 
Está correto somente o que se afirma em:
  • A I;
  • B II;
  • C III;
  • D I e II;
  • E I e III.
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A Resolução SMF n° 2.617/2010 veicula algumas exigências especificas para certos setores de prestação de serviços.

Acerca de tais exigências, à luz da Resolução SMF nº 2.617/2010, é correto afirmar que:
  • A a concessionária e as permissionárias de serviços funerários no Município deverão incluir, no campo "discriminação dos serviços da NFS-e-NOTA CARIOCA, a informação da causa mortis constante da certidão de óbito do falecido;
  • B a NFS-e-NOTA CARIOCA emitida deverá ser impressa em via única e entregue ao tomador do serviço ou ser enviada a este por e-mail, a seu critério, na veiculação de publicidade na internet contratada por pessoas naturais;
  • C será admitida a emissão da NFS-e-NOTA CARIOCA pelo valor total cobrado do cliente, informando-se como dedução a parcela que não corresponder a serviços sujeitos à incidência de ISS na prestação de serviços de hospedagem;
  • D na prestação de serviços de construção civil, al NFS-e-NOTA CARIOCA deverá conter a indicação da matrícula no Cadastro Especifico do INSS - CEI ou, não sendo tal matricula obrigatória, do número do registro profissional do engenheiro ou arquiteto responsável pela obra;
  • E será emitida uma NFS-e-NOTA CARIOCA para cada serviço prestado, de acordo com o código de serviço definido em ato do titular da Coordenadoria do ISS e Taxas, quando se tratar da prestação de serviços de disponibilização, sem cessão definitiva, de conteúdos de áudio, vídeo, imagem ou texto por meio da internet, para pessoas naturais.
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A lista abaixo apresenta pessoas naturais ou jurídicas a quem a emissão da NFS-e- NOTA CARIOCA é atualmente vedada, sendo exceção a tal proibição:
  • A os prestadores imunes ao ISS;
  • B os profissionais autônomos;
  • C os leiloeiros;
  • D os prestadores dos serviços de registros públicos, cartorários e notariais;
  • E as corretoras de seguros, quanto aos serviços de corretagem prestados a seguradoras estabelecidas no Município.
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Ao compulsar a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, Galileu verificou que, acerca da matéria atinente à organização da respectiva Administração Pública, é correto afirmar que:
  • A constituem a administração direta os órgãos com personalidade jurídica de direito público, integrantes da estrutura administrativa de qualquer dos Poderes do Município;
  • B a administração indireta não pode ser constituída por pessoas jurídicas de direito privado, pois é composta por autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista;
  • C as empresas públicas e as sociedades de economia mista em que o Município detenha a maioria do capital com direito a voto são patrimônio do Município e só poderão ser extintas, fundidas ou ter alienado o controle acionário mediante lei;
  • D a prestação de serviços públicos poderá ser delegada a particular mediante concessão ou permissão, mas, nesse último caso, não será necessário procedimento licitatório, por se tratar de ato administrativo, formalizado mediante termo;
  • E a administração fundacional é constituída apenas pelas fundações públicas ou, eventualmente, pelas fundações de direito privado que venham a ser criadas após a edição da Lei Complementar exigida pela Constituição da República de 1988 para a definição de sua área de atuação.
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Michel e Morgana foram aprovados em concurso público para cargo efetivo de nível superior do Município do Rio de Janeiro. Morgana teve melhor classificação e foi convocada mais de um ano antes de Michel. Ela era servidora pública federal estável, que pediu declaração de vacância do cargo anterior de analista de certo Ministério e entrou em exercício no dia seguinte de sua posse, mas, durante o período do estágio probatório, quando solicitada, deixou de apresentar a sua declaração de imposto de renda no prazo determinado pela Administração, pois teve evolução patrimonial a descoberto que acreditava que teria dificuldades para explicar.

Michel foi convocado bastante tempo depois e, passados quarenta dias de sua posse, ele não entrou em exercício, sem apresentar qualquer justificação para a Administração, na medida em que optou por aguardar a sua investidura em outro cargo público estadual, para o qual também fora aprovado. 
Considerando os fatos descritos, os ditames da Lei nº 8.429/1992, com a redação conferida pela Lei nº 14.230/2021, e o disposto na Lei nº 94/1979 do Município do Rio de Janeiro, é correto afirmar que:
  • A Morgana tem estabilidade no serviço público, de modo que não deveria se submeter a estágio probatório em relação ao novo cargo;
  • B Michel deve ser exonerado, pois não entrou em exercício no prazo de trinta dias a contar da data de sua posse, sem qualquer justificativa para a Administração;
  • C Morgana não precisava ter pedido a vacância do cargo federal, diante da possibilidade de acumulação de cargos relacionados a entes federativos distintos;
  • D a investidura de Michel se completou com a sua posse, de modo que ele deveria ser demitido em razão da grave falta funcional descrita;
  • E tanto Morgana quanto Michel deveriam ser exonerados dos respectivos cargos em que tomaram posse, em decorrência dos fatos narrados.
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Na impossibilidade de conexão imediata com o sistema para emissão da NFS-e- NOTA CARIOCA, o prestador de serviços deverá emitir Recibo Provisório de Serviços (RPS), cujas informações serão posteriormente transmitidas ao sistema para conversão em  NFS-e-NOTA CARIOCA. 

Acerca do RPS e à luz do Decreto nº 32.250/2010, é correto afirmar que:
  • A o RPS terá formato determinado por ato do secretário municipal de Fazenda;
  • B a conversão do RPS em NFS-e-NOTA CARIOCA deverá ser efetivada até o vigésimo dia seguinte ao da sua emissão, não podendo, entretanto, ultrapassar o dia 8 do mês seguinte ao mês de competência;
  • C o RPS será confeccionado pelo prestador de serviços mediante autorização prévia da Secretaria Municipal de Fazenda;
  • D o RPS será emitido em três vias de igual teor, sendo a primeira entregue ao tomador do serviço, a segunda mantida pelo prestador até a conversão em NFS-e - NOTA CARIOCA e a terceira enviada à Secretaria Municipal de Fazenda;
  • E ato do secretário municipal de Fazenda poderá determinar ou autorizar a utilização, como RPS, de documentos com modelos admitidos anteriormente à obrigatoriedade da NFS-e-NOTA CARIOCA.
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Acerca das informações que devem estar contidas na NFS-e NOTA CARIOCA quanto à identificação do tomador do serviço, à luz do Decreto nº 32.250/2010, obrigatoriamente deverá conter:
  • A e-mail, quando o tomador do serviço for pessoa jurídica;
  • B endereço, quando o tomador do serviço for pessoa jurídica;
  • C e-mail, quando o tomador do serviço for pessoa natural;
  • D endereço, quando o tomador do serviço for pessoa natural;
  • E inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF) quando o tomador do serviço for pessoa natural.
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A Lei nº 5.098/2009, que institui a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) do Município do Rio de Janeiro, estabelece também que o Poder Executivo, no interesse da política fiscal de tributação, arrecadação e fiscalização, poderá conceder incentivos em favor de tomadores de serviços que receberem a NFS-e dos respectivos prestadores estabelecidos no Município do Rio de Janeiro.

Acerca desses incentivos e à luz da Lei nº 5.098/2009, é correto afirmar que:
  • A a ABC Ltda., tomadora de serviços, poderá participar de sorteio de prêmios entre tomadores que receberem a NFS-e, como forma de incentivo;
  • B o prefeito do Município do Rio de Janeiro pode suspender a concessão de incentivos por ato próprio, desde que haja prévia autorização da Câmara Municipal;
  • C o crédito de percentual do valor do ISS a ser abatido do IPTU sofrera redução de 50% quando o pagamento do ISS se der após inscrição em dívida ativa;
  • D José, tomador de serviço, poderá aproveitar o crédito correspondente a percentual do valor do ISS relativo a cada NFS-e recebida por ele para abater do IPTU a pagar em cada exercício quanto a imóvel de seu vizinho Marcos;
  • E a CDE Ltda., pessoa jurídica estabelecida no Município de Duque de Caxias (RJ), poderá fazer jus ao crédito de incentivo quando tomar serviços de prestadores de serviços situados no Município do Rio de Janeiro.

Pedagogia

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Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a transversalidade possibilita que as disciplinas de área curriculares e os temas transversais sejam trabalhados de forma integrada.

A respeito dessa dimensão transversal, são apresentados a seguir, critérios para definição dos temas transversais dos PCNs, à exceção um. Assinale-o.

  • A Urgência social.
  • B Diversidade cultural.
  • C Abrangência nacional.
  • D Favorecimento da compreensão da realidade e participação social.
  • E Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
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Na Lei nº 13.005/2014, a execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas devem ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizadas por diversas instâncias, entre as quais se incluem

  • A o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais de Educação.
  • B o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Fórum Nacional de Educação.
  • C o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Fórum Nacional de Educação.
  • D as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e o Instituto Nacional de pesquisas Educacionais (Inep).
  • E Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
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Com relação às metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, assinale a opção que caracteriza corretamente o conteúdo da meta assinalada.

  • A Quanto à educação profissional técnica de nível médio, a meta é transferir essa modalidade educativa para o ensino à distância, garantindo a expansão da oferta de matrículas.
  • B Quanto à erradicação do analfabetismo absoluto, a meta prevê reduzir o analfabetismo de jovens e adultos em cinquenta por cento e eliminar o analfabetismo funcional.
  • C Quanto à formação, em nível de pós-graduação, dos professores da educação básica, a meta é formar a totalidade dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE.
  • D Quanto ao investimento público em educação pública, a meta é ampliar o investimento para atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência da lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.
  • E Quanto à gestão democrática da educação, a meta é assegurar condições, no prazo de dez anos, para a efetivação da cogestão, pautada em experiências de cooperativas educacionais, com forte participação da comunidade.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) foi recentemente modificada para incluir a educação digital.

Em relação ao texto atualizado da LDB, é correto afirmar que

  • A estabelece o dever do Estado de garantir condições para que a educação digital ocorra nas escolas públicas de todo o país, na forma de componente curricular do ensino básico.
  • B prevê o ensino profissionalizante dos recursos tecnológicos para aquisição de competências digitais relativas a privacidade de dados, inteligência artificial e bigdata.
  • C assegura condições para a pesquisa digital, para viabilizar a participação ativa de pesquisadores brasileiros em redes e programas internacionais de pesquisa e desenvolvimento.
  • D inclui o estímulo e o reforço ao letramento digital a partir do ensino médio, como parte dos itinerários formativos oferecidos obrigatoriamente pelas unidades escolares.
  • E garante o ensino de programação, computação e robótica para a população brasileira economicamente ativa, fornecendo-lhes a capacitação para competir no mercado de trabalho.
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As trilhas são caminhos alternativos e flexíveis de desenvolvimento profissional, focadas em competências específicas para o trabalho e, também, para a vida. Nas trilhas de aprendizagem as pessoas aprendem trabalhando e trabalham treinando, permitindo conexão entre teoria e prática, entre conhecimento e ação.

Adaptado de CARBONE, P. P. “Trilhas de aprendizagem”. Texto baseado no fascículo “Trilhas de Aprendizagem” do Banco do Brasil, ano V, nº 24, 2001.


As opções a seguir interpretam corretamente a noção de trilhas de aprendizagem apresentada pelo autor, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Esta noção está de acordo com a ideia de que a educação ocorre durante a vida inteira, no decorrer da qual a formação dos indivíduos é dinâmica e conta com várias oportunidades.
  • B As trilhas pressupõem o uso de diferentes recursos para a aprendizagem: de livros a filmes, de documentos a treinos de procedimentos operacionais, por exemplo.
  • C Esta concepção aponta para uma curadoria do conhecimento que habilita o indivíduo a atuar com desenvoltura no trabalho diante dos desafios.
  • D Uma trilha de aprendizagem é qualificada como positiva se possibilitar que o indivíduo se aproprie de conhecimentos úteis e os aplique em sua atividade profissional.
  • E As trilhas são oferecidas pela corporação que gerencia o processo formativo visando programas de qualificação de seus profissionais, para que estejam atualizados em relação à complexidade do mundo contemporâneo.
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Com relação às principais metodologias ativas de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A rapidez na produção do conhecimento e a facilidade de acesso à informação contribuíram para a crise do modelo de ensino baseado na transmissão de informações por parte do professor, cuja atuação perdeu importância, sendo substituído no processo educacional por métodos ativos.


( ) As metodologias ativas fundam-se na ideia de que o processo de aprendizagem torna-se efetivo apenas quando o objeto do conhecimento é incorporado às estruturas cognitivas do aprendiz, podendo ser aplicado na prática.


( ) Métodos ativos já eram defendidos por Piaget, Freire e Dewey, para os quais os métodos de ensino tradicionais eram ineficientes uma vez que não eram orientados pela perspectiva do processo de aprendizagem.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.
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A questão do ensino não se limita à habilidade de dar aulas, também envolve a efetivação de levar ao aprender. O vínculo entre aprendizagem e ensino não é causal, ou seja, o ensino não causa a aprendizagem nem desenvolve novas capacidades que podem levar à aprendizagem. Ensinar e aprender estão vinculados: a significação do ensino depende do sentido que se dá à aprendizagem e a significação da aprendizagem depende das atividades geradas pelo ensino.
Adaptado de Marlla Paiva, José Reginaldo Parente, Israel Brandão, Ana Helena Queiroz. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. In SANARE, Sobral, 2016, v.15 n. 02, p.147.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido do processo de ensino-aprendizagem apresentado pelos autores.
  • A Os procedimentos de ensino são tão importantes quanto os próprios conteúdos de aprendizagem, uma vez que ambos servem para informam os educandos.
  • B O ensino e a aprendizagem têm caráter dialético e resultam de um processo de construção em que ensinar está diretamente relacionado a aprender.
  • C Educador e educando são sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o primeiro promove a aprendizagem transmitindo seus conhecimentos ao segundo.
  • D A operacionalização do ensino baseia-se em uma concepção bancária da educação, pois desenvolve a compreensão do mundo em sua relação com a realidade em transformação.
  • E A aprendizagem é uma atividade espontânea, potencializada pelas capacidades cognitivas dos educandos, quando propensos ao aprimoramento da abstração.
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O círculo de cultura foi visto, durante muitos anos, muito mais como uma ideia a respeito da educação do que uma metodologia de ensino. Sua aplicação inicial estava restrita aos processos de alfabetização – em especial de adultos – e ganhou maior visibilidade com a divulgação dos trabalhos de Paulo Freire. O nome deve-se à ideia de que todos estão inseridos no debate e possuem o mesmo valor para participação. A ideia é que todos possam se olhar sob as mesmas condições e com a mesma possibilidade de participação. O professor, em um primeiro momento, deve atuar como um animador, auxiliando na identificação de um tema comum e estimulando que todos se manifestem.

Adaptado de Bruno Taranto Malheiros. Didática Geral. São Paulo: LTC/Gen, 2019, p. 165.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente a premissa que embasa o processo de ensino-aprendizagem círculo de cultura.
  • A A construção do conhecimento se dá de maneira coletiva.
  • B A leitura e a escrita são os meios privilegiados para absorção do conteúdo curricular.
  • C O aprimoramento da sintaxe e das capacidades expressivas embasa a cognição.
  • D O processo de aprendizagem realiza-se mediante percursos individuais e personalizados.
  • E O uso de desafios progressivos desenvolve a aprendizagem e a atitude empreendedora.
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A tecnologia da informação e a digitalização mudaram o modo como as pessoas estudam e se comunicam. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem passou a contar cada vez mais com metodologias ativas de aprendizagem, como a descrita a seguir:

É um procedimento de ensino no qual o docente apresenta um tema que deverá ser investigado pelos alunos, normalmente em pequenos grupos, responsáveis pelo levantamento do material e pela apresentação dos resultados para os demais colegas.

O trecho se refere à metodologia ativa conhecida como

  • A seminário.
  • B gamificação.
  • C sala de aula invertida.
  • D aprendizagem baseada em projetos.
  • E aprendizagem baseada em problemas.
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Donald Kirkpatrick idealizou um processo de avaliação de programas educacionais em quatro níveis hierarquizados por complexidade, custo e tempo de avaliação.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


As opções a seguir caracterizam corretamente os níveis de avaliação de programas educacionais segundo à pirâmide de Kirkpatrick, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A O primeiro nível corresponde ao grau de satisfação do indivíduo com o processo de aprendizado.
  • B O segundo nível diz respeito ao aumento de conhecimento e ao aprimoramento de habilidades adquiridas.
  • C O terceiro nível avalia se o novo aprendizado produz mudanças de comportamento ou capacidades, permitindo sua aplicação na vida prática.
  • D O quarto nível foca no impacto do treino oferecido pelo programa educacional, mensurável por meio de mudanças organizacionais, de produto ou fluxos, por exemplo.
  • E Os primeiros dois níveis medem as mudanças antes e depois do treinamento, ao passo que os últimos dois identificam a motivação resultante do aprendizado mediante questionários e entrevistas, por exemplo.