Resolver o Simulado Professor - Geografia - FGV - Nível Superior

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Português

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Leia a frase abaixo com atenção:

Ninguém fica velho apenas por viver, mas por perder o interesse em viver.

Assinale a afirmativa correta o significado ou a estruturação dessa frase.

  • A A relação entre os segmentos da frase não é de oposição, mas de diferença.
  • B O adjetivo “velho”, no contexto da frase, tem alto valor pejorativo.
  • C O segundo segmento da frase retifica algo dito erradamente no primeiro segmento.
  • D O termo “fica velho” pode ser adequadamente substituído por “envelheceu”.
  • E O emprego de “apenas” mostra uma visão negativa do ato de viver.
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Assinale a oração adversativa que estabelece entre os segmentos indicados uma relação de real oposição.

  • A A palavra é dom de todos, mas a sabedoria cabe a poucos.
  • B Há muito o que saber, mas pouco que viver.
  • C O que os homens realmente querem não é conhecimento, mas certezas.
  • D Esteja pronto para escutar, mas lento para dar a resposta.
  • E Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.
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Observe o pequeno texto narrativo a seguir:

Passeava despreocupadamente pelas ruas do meu bairro e passei diante de uma loja da loteria esportiva e me lembrei de que havia um alto prêmio acumulado. Fiquei tentado em jogar, mas não podia gastar aquele dinheiro no momento e desisti. Um pouco mais adiante, porém, arrependi-me e voltei para a loja.

Sobre a estruturação desse texto narrativo, assinale a afirmação inadequada. 

  • A Há uma situação inicial que mostra o passeio despreocupado do narrador.
  • B Ocorre um fato motivador de uma modificação na situação inicial, que é o fato de passar pela loja de loteria e lembrar-se do prêmio acumulado.
  • C Há uma discussão interior do personagem que corresponde à trama narrativa e a um problema a ser resolvido.
  • D Desistir de jogar corresponde a uma solução temporária do conflito interior do narrador.
  • E Arrepender-se equivale ao final da narrativa, em que o conflito do texto é resolvido.
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Observe o trecho descritivo abaixo, que tem por objeto um personagem de uma cidade interiorana:


’Seu Paulo’ era um mineiro já de alguma idade, que já havia trabalhado em São Paulo como motorista, mas agora era um faztudo em Lavras. Tinha bom humor, gostava muito de conversar e, na minha pequena propriedade, fazia as pequenas tarefas agrícolas diárias, como limpar o terreno, botar água nas plantas e tirar pragas que surgissem na grama.

Essa pequena descrição

  • A procura identificar o personagem por meio de seus traços físicos.
  • B destaca sobretudo os traços psíquicos do personagem.
  • C mostra traços físicos e psíquicos do personagem.
  • D descreve o personagem em diversas épocas, procurando valorizá-lo.
  • E indica somente características sociais do personagem descrito, mostrando-o como símbolo do interiorano.
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Assinale a opção que apresenta o texto que deve ser classificado como descritivo.

  • A A escola de samba entrou na avenida, passou diante dos jurados e, quando saiu na zona de dispersão, dava a impressão de ter certeza da vitória.
  • B Os jurados estavam sentados numa espécie de plataforma que se debruçava sobre a passarela do desfile, mostrando sempre muita atenção ao que se desenrolava à sua frente.
  • C As escolas de samba continuam sendo uma grande atração do carnaval carioca e é a razão principal da presença de turistas na cidade do Rio.
  • D O mestre-sala exibiu toda a sua categoria de sambista, fez os cumprimentos necessários aos jurados, agradeceu os aplausos do público e continuou sua caminhada.
  • E A bateria de uma escola de samba é uma atração à parte, atraindo o interesse do público em geral, já que ela se encarrega de dar o ritmo necessário ao samba.
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Assinale a frase em que o termo sublinhado mostra valor interrogativo.

  • A Não sei como é a alma de um criminoso, mas a alma do homem bom, honesto, é um inferno.
  • B Se quem ama o vinho e o amor vai para o inferno, o paraíso deve estar vazio.
  • C Onde há humanos há moscas e deuses.
  • D Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola.
  • E Não é lícito confiar quando os deuses são contrários.
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Assinale a opção em que a frase inicial, introduzida pela conjunção “se”, não apresenta valor de condição.

  • A Se a voz do povo é a voz de Deus, começo a pressupor que Deus é um sujeito muito calado.
  • B Se os homens são tão maus com o auxílio da religião, como seriam sem ela?
  • C Se os homens tivessem verdadeiramente convicção de sua fé, seriam todos santos.
  • D Se quiserdes saber o que Deus pensa do dinheiro, é só olhar a quem Ele o dá.
  • E Se existe Deus, por que há coisas como a fome e os horários políticos na televisão?
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As frases abaixo são construídas contando com a duplicidade de sentido de um termo, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Livro raro é aquele devolvido depois de emprestado.
  • B Eu, quando tenho de enviar uma mensagem, não escrevo um livro: vou aos Correios
  • C Como dizia o esquartejador, vamos por partes.
  • D Os homens de poucas palavras são os melhores.
  • E A única pessoa que escuta os dois lados de uma discussão é o sujeito do apartamento vizinho.
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As frases abaixo mostram uma comparação. Assinale a opção em que a comparação não é explicada.

  • A Ideias são como crianças. As nossas são sempre maravilhosas.
  • B As bibliotecas são como as farmácias: muitos venenos e poucos remédios.
  • C A leitura, como a comida, não alimenta se não digerida.
  • D Os discursos são como as orações copiadas dos textos religiosos.
  • E Os talheres são como o papel higiênico: só ficam limpos se não forem usados.
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Assinale a opção em que os termos estão em paralelismo sintático, ou seja, apresentam segmentos estruturalmente idênticos.

  • A Viajarei pela Europa, conhecerei Paris e voltarei feliz da vida.
  • B Pelas notícias de ontem, o jornal de hoje faz temer as de amanhã.
  • C A imprensa mente, deturpa os fatos e agride o vernáculo.
  • D A conversação não é apenas dizer a coisa certa no momento certo, mas não dizer o que está errado no momento preciso.
  • E O amor é mais precioso que a vida, e a honra é mais preciosa que o dinheiro. 

Geografia

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Uma forma de customizar as interações do usuário com um serviço Web Map Service (WMS) é aplicar filtros baseados em parâmetros informados pelo usuário às feições posicionadas no interior da extensão espacial.

Assinale a opção que indica a linguagem que codifica os filtros citados em servidores Geoserver.

  • A CSS.
  • B ECQL.
  • C HTML.
  • D SQL.
  • E XML.
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A disponibilização de dados geoespaciais por meio de requisições Web demanda uma sistemática de organização de metadados a fim de assegurar que os usuários disponham de funcionalidades capazes de identificar, localizar e acessar aqueles dados.

Assinale a opção que indica a ferramenta de código aberto adotada por diversos produtores de dados geográficos ao redor do mundo para armazenar e gerenciar conjuntos de metadados geoespaciais.

  • A Aplicação Geonetwork.
  • B Biblioteca Python Geopandas.
  • C Biblioteca Python Geonetwork.
  • D Complemento Meta Search, do QGIS.
  • E Servidor Mapserver.
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Geoserver é um servidor de código aberto para compartilhamento de dados geoespaciais.

A opção de instalação padrão, sem a instalação de extensões opcionais, permite a implementação de instâncias de serviços especificados pelo Consórcio Geoespacial Aberto (Open Geospatial Consortium – OGC), como o
  • A Catalog Services for the Web (CSW).
  • B Web Coverage Processing Service (WCPS).
  • C Web Map Service (WMS).
  • D Web Map Tile Service (WMTS).
  • E Web Processing Service (WPS).
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As principais plataformas online de disseminação de imagens produzidas por sensores orbitais permitem a consulta do rol de imagens disponíveis que atendam aos parâmetros definidos pelo usuário.

O usuário pode, então, selecionar e descarregar o arquivo referente à imagem de interesse. Caso ele deseje carregar a imagem em um software de geoprocessamento sem a necessidade de georreferenciamento, o arquivo deve estar em

  • A ASCII.
  • B BMP.
  • C GeoJSON.
  • D GeoTIFF.
  • E PRJ.
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Após a classificação supervisionada de uma imagem CBERS 4A, foi gerado um conjunto de polígonos de diferentes formas, sem sobreposição entre si, e cobrindo toda a extensão espacial coberta pela imagem.

Neste contexto, assinale a opção que indica a estrutura de dados mais aderente ao produto obtido.

  • A Isolinhas.
  • B Matriz temática.
  • C Subdivisão planar.
  • D Tesselação.
  • E TIN.
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O SpatioTemporal Asset Catalog (STAC) é um padrão que especifica como metadados de recursos geoespaciais (por exemplo, imagens de satélite, arquivos de feições, dados de efemérides, thumbnail) são organizados, consultados e disponibilizados na web. Seu principal foco é a catalogação de metadados de imagens provenientes de observações da Terra por sensores orbitais.

Assinale a opção que indica o formato adotado para a representação dos metadados pelo STAC.

  • A JSON.
  • B XML.
  • C CSV.
  • D  Geopackage.
  • E GML.
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O Perfil de Metadados Geoespaciais do Brasil (Perfil MGB 2.0), lançado pelo IBGE em parceria com o Exército Brasileiro em 2021, é o documento que padroniza os metadados geoespaciais brasileiros conforme a norma internacional de referência ISO 19115-1:2014.

Nesse contexto, assinale a opção que melhor retrata os Metadados Geoespaciais.

  • A Os Metadados Geoespaciais são utilizados apenas em Sistemas de Informação Geográfica (SIG).
  • B Os Metadados Geoespaciais descrevem as características, as possibilidades e as limitações dos dados geoespaciais.
  • C Os Metadados Geoespaciais são capazes de produzir, armazenar, processar, analisar e representar informações sobre o espaço geográfico.
  • D Os Metadados Geoespaciais fornecem uma estrutura para descrever e catalogar ativos espaço temporais.
  • E Os Metadados Geoespaciais são responsáveis por gerenciar o acesso, o armazenamento, a organização e a manipulação de dados em um banco de dados.
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A respeito da correção atmosférica, analise as afirmativas a seguir.

I. A correção atmosférica em imagens de sensores orbitais tem por finalidade minimizar a influência dos gases e aerossóis sobre a radiação refletida por um determinado alvo e captada pelos sensores.
II. A radiância recebida por um sensor remoto orbital é composta pela radiância transmitida, que resulta da radiância refletida pelo alvo, normalmente atenuada pela atmosfera, e pela radiância do caminho atmosférico (Atmospheric Path Radiance).
III. Uma das técnicas mais complexas de correção dos efeitos atmosféricos nas imagens de sensoriamento remoto é conhecida como “subtração de objetos escuros”, pois depende de parâmetros que compõem modelos de transferência radiativa.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e II, apenas.
  • E I e III, apenas.
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Considere hipoteticamente um projeto de análise espacial que visa identificar áreas adequadas para construção de casas numa dada região.

Um analista tem à disposição diversos tipos de imagens de satélite com características diferentes, que permitem a identificação adequada dos tipos de cobertura da região, seja de forma visual ou com aplicação de técnicas digitais. Estão, também, à disposição, informações de elevação do terreno, com qualidade compatível com a realização do projeto.

De acordo com a análise correta que o analista pode fazer dessa situação, assinale a opção que apresenta fatores mais cruciais para definir restrições relacionadas com a proximidade de rios e terrenos com grande inclinação.

  • A Resolução espectral das imagens de satélite e elevação média do terreno.
  • B Análise de declividade topográfica e distâncias às linhas de drenagem.
  • C Resolução temporal de dados de sensoriamento remoto e proximidades com centros urbanos.
  • D Precisão espacial das medições GPS e proximidade com serviços essenciais.
  • E Informações de elevação do terreno e resolução radiométrica das imagens de satélite.
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O Consórcio Geoespacial Aberto (Open Geospatial Consortium – OGC) especificou um conjunto de serviços Web para descoberta e recuperação de dados geográficos. Cada serviço é capaz de realizar um conjunto de operações, cujos parâmetros são remetidos por meio de requisições Web.

Ao realizar uma requisição para um Web Map Service (WMS) com a finalidade de identificar as camadas disponibilizadas pelo serviço, o usuário emprega a operação

  • A GetCapabilities.
  • B GetFeature.
  • C GetFeatureInfo.
  • D GetLayerInfo.
  • E GetMap.

Pedagogia

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Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a transversalidade possibilita que as disciplinas de área curriculares e os temas transversais sejam trabalhados de forma integrada.

A respeito dessa dimensão transversal, são apresentados a seguir, critérios para definição dos temas transversais dos PCNs, à exceção um. Assinale-o.

  • A Urgência social.
  • B Diversidade cultural.
  • C Abrangência nacional.
  • D Favorecimento da compreensão da realidade e participação social.
  • E Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
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Na Lei nº 13.005/2014, a execução do Plano Nacional de Educação e o cumprimento de suas metas devem ser objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizadas por diversas instâncias, entre as quais se incluem

  • A o Ministério da Educação (MEC) e as Secretarias Estaduais de Educação.
  • B o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Fórum Nacional de Educação.
  • C o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Fórum Nacional de Educação.
  • D as Comissões de Educação da Câmara dos Deputados e o Instituto Nacional de pesquisas Educacionais (Inep).
  • E Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
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Com relação às metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2014-2024, assinale a opção que caracteriza corretamente o conteúdo da meta assinalada.

  • A Quanto à educação profissional técnica de nível médio, a meta é transferir essa modalidade educativa para o ensino à distância, garantindo a expansão da oferta de matrículas.
  • B Quanto à erradicação do analfabetismo absoluto, a meta prevê reduzir o analfabetismo de jovens e adultos em cinquenta por cento e eliminar o analfabetismo funcional.
  • C Quanto à formação, em nível de pós-graduação, dos professores da educação básica, a meta é formar a totalidade dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE.
  • D Quanto ao investimento público em educação pública, a meta é ampliar o investimento para atingir, no mínimo, o patamar de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no quinto ano de vigência da lei e, no mínimo, o equivalente a 10% do PIB ao final do decênio.
  • E Quanto à gestão democrática da educação, a meta é assegurar condições, no prazo de dez anos, para a efetivação da cogestão, pautada em experiências de cooperativas educacionais, com forte participação da comunidade.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) foi recentemente modificada para incluir a educação digital.

Em relação ao texto atualizado da LDB, é correto afirmar que

  • A estabelece o dever do Estado de garantir condições para que a educação digital ocorra nas escolas públicas de todo o país, na forma de componente curricular do ensino básico.
  • B prevê o ensino profissionalizante dos recursos tecnológicos para aquisição de competências digitais relativas a privacidade de dados, inteligência artificial e bigdata.
  • C assegura condições para a pesquisa digital, para viabilizar a participação ativa de pesquisadores brasileiros em redes e programas internacionais de pesquisa e desenvolvimento.
  • D inclui o estímulo e o reforço ao letramento digital a partir do ensino médio, como parte dos itinerários formativos oferecidos obrigatoriamente pelas unidades escolares.
  • E garante o ensino de programação, computação e robótica para a população brasileira economicamente ativa, fornecendo-lhes a capacitação para competir no mercado de trabalho.
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As trilhas são caminhos alternativos e flexíveis de desenvolvimento profissional, focadas em competências específicas para o trabalho e, também, para a vida. Nas trilhas de aprendizagem as pessoas aprendem trabalhando e trabalham treinando, permitindo conexão entre teoria e prática, entre conhecimento e ação.

Adaptado de CARBONE, P. P. “Trilhas de aprendizagem”. Texto baseado no fascículo “Trilhas de Aprendizagem” do Banco do Brasil, ano V, nº 24, 2001.


As opções a seguir interpretam corretamente a noção de trilhas de aprendizagem apresentada pelo autor, à exceção de uma. Assinale-a.
  • A Esta noção está de acordo com a ideia de que a educação ocorre durante a vida inteira, no decorrer da qual a formação dos indivíduos é dinâmica e conta com várias oportunidades.
  • B As trilhas pressupõem o uso de diferentes recursos para a aprendizagem: de livros a filmes, de documentos a treinos de procedimentos operacionais, por exemplo.
  • C Esta concepção aponta para uma curadoria do conhecimento que habilita o indivíduo a atuar com desenvoltura no trabalho diante dos desafios.
  • D Uma trilha de aprendizagem é qualificada como positiva se possibilitar que o indivíduo se aproprie de conhecimentos úteis e os aplique em sua atividade profissional.
  • E As trilhas são oferecidas pela corporação que gerencia o processo formativo visando programas de qualificação de seus profissionais, para que estejam atualizados em relação à complexidade do mundo contemporâneo.
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Com relação às principais metodologias ativas de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A rapidez na produção do conhecimento e a facilidade de acesso à informação contribuíram para a crise do modelo de ensino baseado na transmissão de informações por parte do professor, cuja atuação perdeu importância, sendo substituído no processo educacional por métodos ativos.


( ) As metodologias ativas fundam-se na ideia de que o processo de aprendizagem torna-se efetivo apenas quando o objeto do conhecimento é incorporado às estruturas cognitivas do aprendiz, podendo ser aplicado na prática.


( ) Métodos ativos já eram defendidos por Piaget, Freire e Dewey, para os quais os métodos de ensino tradicionais eram ineficientes uma vez que não eram orientados pela perspectiva do processo de aprendizagem.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.
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A questão do ensino não se limita à habilidade de dar aulas, também envolve a efetivação de levar ao aprender. O vínculo entre aprendizagem e ensino não é causal, ou seja, o ensino não causa a aprendizagem nem desenvolve novas capacidades que podem levar à aprendizagem. Ensinar e aprender estão vinculados: a significação do ensino depende do sentido que se dá à aprendizagem e a significação da aprendizagem depende das atividades geradas pelo ensino.
Adaptado de Marlla Paiva, José Reginaldo Parente, Israel Brandão, Ana Helena Queiroz. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. In SANARE, Sobral, 2016, v.15 n. 02, p.147.

Com base no trecho, assinale a afirmativa que interpreta corretamente o sentido do processo de ensino-aprendizagem apresentado pelos autores.
  • A Os procedimentos de ensino são tão importantes quanto os próprios conteúdos de aprendizagem, uma vez que ambos servem para informam os educandos.
  • B O ensino e a aprendizagem têm caráter dialético e resultam de um processo de construção em que ensinar está diretamente relacionado a aprender.
  • C Educador e educando são sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, uma vez que o primeiro promove a aprendizagem transmitindo seus conhecimentos ao segundo.
  • D A operacionalização do ensino baseia-se em uma concepção bancária da educação, pois desenvolve a compreensão do mundo em sua relação com a realidade em transformação.
  • E A aprendizagem é uma atividade espontânea, potencializada pelas capacidades cognitivas dos educandos, quando propensos ao aprimoramento da abstração.
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O círculo de cultura foi visto, durante muitos anos, muito mais como uma ideia a respeito da educação do que uma metodologia de ensino. Sua aplicação inicial estava restrita aos processos de alfabetização – em especial de adultos – e ganhou maior visibilidade com a divulgação dos trabalhos de Paulo Freire. O nome deve-se à ideia de que todos estão inseridos no debate e possuem o mesmo valor para participação. A ideia é que todos possam se olhar sob as mesmas condições e com a mesma possibilidade de participação. O professor, em um primeiro momento, deve atuar como um animador, auxiliando na identificação de um tema comum e estimulando que todos se manifestem.

Adaptado de Bruno Taranto Malheiros. Didática Geral. São Paulo: LTC/Gen, 2019, p. 165.


Com base no trecho, assinale a afirmativa que indica corretamente a premissa que embasa o processo de ensino-aprendizagem círculo de cultura.
  • A A construção do conhecimento se dá de maneira coletiva.
  • B A leitura e a escrita são os meios privilegiados para absorção do conteúdo curricular.
  • C O aprimoramento da sintaxe e das capacidades expressivas embasa a cognição.
  • D O processo de aprendizagem realiza-se mediante percursos individuais e personalizados.
  • E O uso de desafios progressivos desenvolve a aprendizagem e a atitude empreendedora.
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A tecnologia da informação e a digitalização mudaram o modo como as pessoas estudam e se comunicam. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem passou a contar cada vez mais com metodologias ativas de aprendizagem, como a descrita a seguir:

É um procedimento de ensino no qual o docente apresenta um tema que deverá ser investigado pelos alunos, normalmente em pequenos grupos, responsáveis pelo levantamento do material e pela apresentação dos resultados para os demais colegas.

O trecho se refere à metodologia ativa conhecida como

  • A seminário.
  • B gamificação.
  • C sala de aula invertida.
  • D aprendizagem baseada em projetos.
  • E aprendizagem baseada em problemas.
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Donald Kirkpatrick idealizou um processo de avaliação de programas educacionais em quatro níveis hierarquizados por complexidade, custo e tempo de avaliação.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


As opções a seguir caracterizam corretamente os níveis de avaliação de programas educacionais segundo à pirâmide de Kirkpatrick, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A O primeiro nível corresponde ao grau de satisfação do indivíduo com o processo de aprendizado.
  • B O segundo nível diz respeito ao aumento de conhecimento e ao aprimoramento de habilidades adquiridas.
  • C O terceiro nível avalia se o novo aprendizado produz mudanças de comportamento ou capacidades, permitindo sua aplicação na vida prática.
  • D O quarto nível foca no impacto do treino oferecido pelo programa educacional, mensurável por meio de mudanças organizacionais, de produto ou fluxos, por exemplo.
  • E Os primeiros dois níveis medem as mudanças antes e depois do treinamento, ao passo que os últimos dois identificam a motivação resultante do aprendizado mediante questionários e entrevistas, por exemplo.