Resolver o Simulado Pedagogo - FAPEC - Nível Superior

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Artes Visuais

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Ao usar a cor luz vermelha, tem-se como elemento contrastante a cor:

  • A Azul.
  • B Preta.
  • C Verde.
  • D Laranja.
  • E Amarela.

Pedagogia

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A Base Nacional Comum Curricular organiza a unidade temática relacionada aos esportes apresenta um modelo de classificação baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Baseado nesta lógica assinale a alternativa correta.

  • A Classificam-se como esportes de invasão aquelas modalidades que se caracterizam por comparar os resultados registrados em segundos, metros ou quilos.
  • B Classificam-se como esportes de taco são modalidades nas quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.
  • C Esportes de rede/parede são aqueles que reúnem as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.
  • D Esportes de invasão são aqueles que se destacam com modalidades caracterizadas como disputas nas quais o oponente deve ser subjugado, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço, por meio de combinações de ações de ataque e defesa.
  • E Esportes de taco são aqueles que caracterizam por rebater a bola lançada pelo adversário o mais longe possível, para tentar percorrer o maior número de vezes as bases ou a maior distância possível entre as bases, enquanto os defensores não recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos.
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O Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul é um instrumento orientativo com contribuições que permitem às instituições ofertantes de Educação Infantil revisarem um importante documento composto por três marcos: contextual, conceitual e operacional e que registra a identidade da escola, a sua organização e quais os caminhos serão percorridos para atingir os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para as crianças. Este documento é denominado:

  • A Parecer.
  • B Resolução.
  • C Regimento escolar.
  • D Projeto Político Pedagógico.
  • E Portaria da direção escolar.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os princípios:

  • A Étnicos, políticos e estéticos.
  • B Éticos, políticos e estéticos.
  • C Éticos, étnicos e estéticos.
  • D Éticos, sociais e estéticos.
  • E Éticos, políticos e sociais.
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Para um equilibrado processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é necessário:

  • A Estabelecer estratégias de defesa, pois os alunos nesta transição são extremamente agitados podendo causar lesões aos professores.
  • B Estabelecer estratégias de resistência para as crianças se adaptarem aos docentes, e que a nova etapa se construa no que a criança seja capaz de fazer, numa perspectiva de continuidade.
  • C Estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação especialmente aos professores que irão trabalhar no primeiro ano do ensino fundamental.
  • D Estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, para nivelar as crianças que estão neste processo.
  • E Estabelecer estratégias de acolhimento e adaptação tanto para as crianças quanto para os docentes, e que a nova etapa se construa no que a criança seja capaz de fazer, numa perspectiva de continuidade.
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Sobre o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul para o Sistema Estadual de Ensino nas etapas da educação infantil e do ensino fundamental, é correto afirmar que:

  • A O Estado de Mato Grosso do Sul elaborou para a Educação Infantil seus próprios campos de aprendizagem.
  • B Foi acrescido devido à BNCC uma nova etapa para a Educação Básica, a Educação Especial.
  • C Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial; Educação Básica do Campo; Educação Escolar Indígena e Educação Escolar Quilombola foram exclusas devido à Portaria n. 1570 que aprovou a BNCC.
  • D A parte diversificada do currículo da Educação Básica fica a critério das instituições de ensino público e privado, não havendo quaisquer orientações.
  • E Nas propostas pedagógicas devem ser estabelecidos contextos de vivências que podem ser ampliados nas instituições educacionais, com base em concepções de educação, criança, ensino, aprendizagem e avaliação.
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Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017) competências e habilidades são definidas respectivamente como:

  • A conhecimento e treinamento específico.
  • B treinamento e qualidade.
  • C conceitos e resultados quantitativos.
  • D conceitos e procedimentos; práticas cognitivas e socioemocionais.
  • E treinamento específico e resultados quantitativos.
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A documentação pedagógica é fundamental para organizar o trabalho do professor e clarificar a intencionalidade educativa. Nessa perspectiva, na Educação Infantil, essa documentação é composta por:

  • A Relatórios individuais apenas com a produção da aula-avaliativa para conceituar a pedido da coordenação.
  • B Relatórios apenas coletivos, pois individual é muito trabalhoso.
  • C Relatórios de coordenadores com decisões verticalizadas, sem levar em consideração as produções das crianças.
  • D Relatórios aleatórios sem registro das intencionalidades do planejado.
  • E Relatórios de professores, textos e desenhos infantis, acrescidos ao registro dos planejamentos e de projetos.
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A BNCC destaca a importância da avaliação na Educação Infantil como uma ação pertinente aos fazeres pedagógicos, incluindo a observação e o registro do processo de aprendizagem e desenvolvimento individual e coletivo das crianças enquanto participantes das experiências propostas, assim essa documentação pedagógica tem por finalidade:

  • A acompanhar o desenvolvimento das crianças e o trabalho pedagógico realizado.
  • B apenas justificar aos pais as atividades realizadas.
  • C satisfazer as necessidades burocráticas.
  • D estabelecer um ranqueamento entre os alunos.
  • E acompanhar o desenvolvimento das crianças, pois o trabalho pedagógico não necessita de avaliação.
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Uma professora da Educação Básica registrou em seu plano de aula, mais especificamente nos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, o seguinte código: (EI03EO01). Assinale a alternativa que corresponde ao código registrado.

  • A Educação Infantil, grupo etário 03 (crianças bem pequenas), campo de experiência (Eu, o outro e o nós), 01 (posição sequencial da habilidade de acordo com o campo de experiência).
  • B Educação Indígena, grupo etário 03 (crianças pequenas), campo de experiência (Eu, o outro e o nós), 01 (posição sequencial da habilidade de acordo com o campo de experiência).
  • C Educação Infantil, grupo etário 03 (crianças pequenas), campo de experiência (Eu e o outro), 01 (posição sequencial da habilidade de acordo com o campo de experiência).
  • D Educação Infantil, grupo etário 03 (crianças pequenas), campo de experiência (Eu, o outro e o nós), 01 (posição sequencial da habilidade de acordo com o campo de experiência).
  • E Educação Infantil, grupo etário 03 (crianças pequenas), campo de experiência (Eu, o outro e o nós), 01 (posição sequencial sem importância).
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Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul são descritas características necessárias para o desenvolvimento da criança conforme as diferentes faixas etárias, porém, os documentos não inviabilizam outras formas de organização dos currículos nos municípios, desde que as propostas respeitem o tempo e o modo de aprender das crianças. Nos campos de experiência na Educação Infantil são propostos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos considerando três grupos etários, a saber:

  • A bebês (de 0 a 1 ano e seis meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
  • B bebês (de 0 a 2 anos), crianças bem pequenas (de 2 anos e um meses a 4 anos) e crianças pequenas (de 4 anos e um mês a 6 anos).
  • C bebês (de 0 a 1 ano), crianças bem pequenas (de 1 ano e um meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).
  • D bebês (de 0 a seis meses), crianças bem pequenas (sete meses a 4 anos) e crianças pequenas (de 4 anos e um mês a 6 anos).
  • E bebês (de 0 a 1 ano e seis meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 6 anos).

Português

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A questão refere-se ao seguinte texto: “O uso de biomassa como fonte de energia tem recebido muita atenção por se tratar de uma fonte de energia renovável, que reduz os danos ao ambiente quando produzida de forma sustentável. As fibras de biomassa mais utilizadas atualmente, no Brasil, para produção de biocombustíveis são a cana-de-açúcar e os óleos vegetais. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente mantém diversas linhas de pesquisa sobre aspectos da produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e de seu emprego nos veículos que circulam no país, contribuindo com os avanços científicos e tecnológicos necessários para tornar a `energia verde' cada vez mais competitiva e valorizada.”

(Fonte: GUARIEIRO, Lílian L. N.; TORRES, Ednildo A.; ANDRADE, Jailson B. de. Energia verde. Ciência hoje, n 285, v. 48, p. 37, set. 2011. Grifos nossos)

A alternativa que traz informações corretas sobre perífrases verbais e/ou emprego de tempos verbais no texto é:

  • A a forma verbal “reduz” está no presente do indicativo e pode ser substituída pela perífrase “deve reduzir”, sem provocar alterações no sentido do enunciado.
  • B a forma verbal “mantém” está no presente do indicativo, com valor de “agora”, representando um fato simultâneo ao momento da escrita do texto.
  • C as formas verbais “são” e “circulam” podem ser substituídas, respectiva e corretamente, pelas perífrases “vem sendo” e “tem circulado”.
  • D a perífrase “tem recebido” pode ser substituída pela forma simples – “recebeu” – sem provocar alterações no sentido do enunciado.
  • E a perífrase “tem recebido” expressa um processo que se iniciou no passado e se estende até o presente, com efeito de frequência.
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A questão refere-se ao seguinte texto: “O uso de biomassa como fonte de energia tem recebido muita atenção por se tratar de uma fonte de energia renovável, que reduz os danos ao ambiente quando produzida de forma sustentável. As fibras de biomassa mais utilizadas atualmente, no Brasil, para produção de biocombustíveis são a cana-de-açúcar e os óleos vegetais. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente mantém diversas linhas de pesquisa sobre aspectos da produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e de seu emprego nos veículos que circulam no país, contribuindo com os avanços científicos e tecnológicos necessários para tornar a `energia verde' cada vez mais competitiva e valorizada.”

(Fonte: GUARIEIRO, Lílian L. N.; TORRES, Ednildo A.; ANDRADE, Jailson B. de. Energia verde. Ciência hoje, n 285, v. 48, p. 37, set. 2011. Grifos nossos)

Dentre as figuras de linguagem indicadas nas alternativas, qual delas pode aplicar-se à expressão “energia verde”?

  • A Comparação.
  • B Personificação
  • C Eufemismo.
  • D Pleonasmo.
  • E Metonímia.
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A questão refere-se ao seguinte texto: “O uso de biomassa como fonte de energia tem recebido muita atenção por se tratar de uma fonte de energia renovável, que reduz os danos ao ambiente quando produzida de forma sustentável. As fibras de biomassa mais utilizadas atualmente, no Brasil, para produção de biocombustíveis são a cana-de-açúcar e os óleos vegetais. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente mantém diversas linhas de pesquisa sobre aspectos da produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e de seu emprego nos veículos que circulam no país, contribuindo com os avanços científicos e tecnológicos necessários para tornar a `energia verde' cada vez mais competitiva e valorizada.”

(Fonte: GUARIEIRO, Lílian L. N.; TORRES, Ednildo A.; ANDRADE, Jailson B. de. Energia verde. Ciência hoje, n 285, v. 48, p. 37, set. 2011. Grifos nossos)

Esta questão avalia conhecimentos sobre diferentes itens do conteúdo previsto para a prova. Assinale a alternativa correta.

  • A O pronome “seu” (3º período) retoma “materiais vegetais e animais”.
  • B Na palavra “cana-de-açúcar” (2º período), usou-se indevidamente o hífen.
  • C A palavra “biocombustíveis é formada por derivação parassintética.
  • D Os substantivos “emprego” e “avanço” são formados por derivação regressiva.
  • E As palavras “mais” (nas duas ocorrências) e “uso” foram empregadas, respectivamente, como pronome indefinido e verbo.
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A questão refere-se ao seguinte texto: “O uso de biomassa como fonte de energia tem recebido muita atenção por se tratar de uma fonte de energia renovável, que reduz os danos ao ambiente quando produzida de forma sustentável. As fibras de biomassa mais utilizadas atualmente, no Brasil, para produção de biocombustíveis são a cana-de-açúcar e os óleos vegetais. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente mantém diversas linhas de pesquisa sobre aspectos da produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e de seu emprego nos veículos que circulam no país, contribuindo com os avanços científicos e tecnológicos necessários para tornar a `energia verde' cada vez mais competitiva e valorizada.”

(Fonte: GUARIEIRO, Lílian L. N.; TORRES, Ednildo A.; ANDRADE, Jailson B. de. Energia verde. Ciência hoje, n 285, v. 48, p. 37, set. 2011. Grifos nossos)

A compreensão de um texto depende, dentre outros fatores, da identificação de relações sintático-semânticas entre as orações. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre significações ou sentidos produzidos no texto.

  • A A oração “quando produzida de forma sustentável” indica uma condição para que uma fonte de energia seja tratada como renovável.
  • B A oração “contribuindo com os avanços científicos e tecnológicos necessários” indica a consequência do fato expresso na oração anterior.
  • C A oração “para tornar a `energia verde' cada vez mais competitiva e valorizada” indica a finalidade de “contribuindo”.
  • D A oração “por se tratar de uma fonte de energia renovável” indica a causa do processo expresso na oração seguinte.
  • E A oração “que circulam no país” tem sentido explicativo e generalizante.
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A questão refere-se ao seguinte texto: “O uso de biomassa como fonte de energia tem recebido muita atenção por se tratar de uma fonte de energia renovável, que reduz os danos ao ambiente quando produzida de forma sustentável. As fibras de biomassa mais utilizadas atualmente, no Brasil, para produção de biocombustíveis são a cana-de-açúcar e os óleos vegetais. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente mantém diversas linhas de pesquisa sobre aspectos da produção de combustíveis a partir de materiais vegetais e animais e de seu emprego nos veículos que circulam no país, contribuindo com os avanços científicos e tecnológicos necessários para tornar a `energia verde' cada vez mais competitiva e valorizada.”

(Fonte: GUARIEIRO, Lílian L. N.; TORRES, Ednildo A.; ANDRADE, Jailson B. de. Energia verde. Ciência hoje, n 285, v. 48, p. 37, set. 2011. Grifos nossos)

Sobre o emprego dos sinais de pontuação e suas funções no texto, é CORRETO afirmar que:

  • A o uso da vírgula antes de “que” (1º período) produz o pressuposto de que o conteúdo da oração “que reduz os danos ao ambiente” não se aplica a todas as fontes de energia renováveis.
  • B o uso da vírgula antes de “que” (1º período) produz o pressuposto de que a única fonte de energia renovável que reduz os danos ao ambiente é a biomassa.
  • C se, no 1º período, suprimirmos a vírgula antes de “que”, garantiremos o sentido de restrição que percorre o enunciado.
  • D o uso de aspas simples, em `energia verde' (último período), indica que a expressão é um neologismo.
  • E o uso de aspas simples, em `energia verde' (último período), indica o uso irônico da expressão.
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A alternativa correta quanto à concordância (verbal e nominal) é:

  • A “Quanto mais obscuro e sem detalhes forem as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terá.”
  • B “Quanto mais obscuro e sem detalhes for as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terá.”
  • C “Quanto mais obscuras e sem detalhes forem as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terão.”
  • D “Quanto mais obscuras e sem detalhes forem as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terá.”
  • E “Quanto mais obscuro e sem detalhes for as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terão.”
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Assinale a alternativa em que NÃO HÁ ERRO de regência, incluindo casos de uso (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase.

  • A Em conformidade com orientações de especialistas, submetemos a Vossas Senhorias uma proposta que corrobora a proposta de estabelecimento de um número mínimo de pontos característicos no processo de identificação papiloscópica.
  • B Em conformidade à orientações de especialistas, submetemos à Vossas Senhorias uma proposta que corrobora com a proposta de estabelecimento de um número mínimo de pontos característicos no processo de identificação papiloscópica.
  • C Em conformidade a orientações de especialistas, submetemos a Vossas Senhorias uma proposta que corrobora com a proposta de estabelecimento de um número mínimo de pontos característicos no processo de identificação papiloscópica.
  • D Nossa proposta apresenta-se como uma refutação à sugestões recentes na literatura e em treinamentos de perícia papiloscópica que tendem ou tentam estabelecer um número mínimo de pontos característicos.
  • E Nossa proposta apresenta-se como uma refutação a sugestões recentes na literatura e em treinamentos de perícia papiloscópica que tendem ou tentam estabelecer um número mínimo de pontos característicos.
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Analisando o conteúdo temático do fragmento de texto a seguir – de autoria de Carlos Heitor Cony –, você identificará o gênero em que o texto se enquadra e, portanto, poderá preencher as lacunas do último período: “Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo: ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: ________estava ______ ”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A o – conto – feito.
  • B o – artigo – feito.
  • C a – notícia – feita.
  • D a – crônica – feita.
  • E a – resenha – feita.
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O fragmento de texto a seguir é a referência para a questão. 

A voz em Congonhas anunciou: "Clientes com necessidades especiais, crianças de colo, melhor idade, gestantes e portadores do cartão tal terão preferência etc.". Num rápido exercício intelectual, concluí que, não tendo necessidades especiais, nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão, só me restava a "melhor idade" – algo entre os 60 anos e a proximidade da morte.
(Fonte: CASTRO, Ruy. Prazeres da “melhor idade”. Folha de S.Paulo, 28 jan. 2012. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/4621682 Acesso em: 10 nov. 2021)

Esta questão avalia conhecimentos sobre colocação pronominal, emprego de sinais de pontuação, fonemas e encontros vocálicos. Em qual alternativa está a informação correta?

  • A Nas palavras “voz”, “necessidades”, “crianças” e “proximidade”, identificamos um mesmo fonema, com seis representações gráficas diferentes.
  • B Nas sequências destacadas nas palavras “concl”, “especiais” e “criança”, há hiato, tritongo e ditongo, respectivamente.
  • C Em “só me restava”, não se justifica o uso da próclise, pois não há presença de palavra atrativa.
  • D Assim como o uso de aspas, o emprego do travessão representa mudança de interlocutor.
  • E Em “exercício” e “proximidade”, um mesmo fonema é representado pelo grafema “x”.
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O fragmento de texto a seguir é a referência para a questão. 

A voz em Congonhas anunciou: "Clientes com necessidades especiais, crianças de colo, melhor idade, gestantes e portadores do cartão tal terão preferência etc.". Num rápido exercício intelectual, concluí que, não tendo necessidades especiais, nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão, só me restava a "melhor idade" – algo entre os 60 anos e a proximidade da morte.
(Fonte: CASTRO, Ruy. Prazeres da “melhor idade”. Folha de S.Paulo, 28 jan. 2012. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos/4621682 Acesso em: 10 nov. 2021)

Sobre as relações sintático-semânticas estabelecidas no segundo período do texto, a única alternativa que NÃO traz informações verdadeiras é:

  • A as orações “não tendo necessidades especiais” e “nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão” são coordenadas entre si e há entre elas relação de oposição.
  • B as orações “não tendo necessidades especiais” e “nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão” são coordenadas entre si e há entre elas relação de adição.
  • C as orações “não tendo necessidades especiais” e “nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão” correspondem a causas do fato expresso na última oração do período.
  • D a última oração exerce função de objeto direto da primeira, que é a oração principal do período.
  • E o período é composto e misto: nele se articulam orações coordenadas e subordinadas.