Resolver o Simulado Professor (40H) - Nosso Rumo - Nível Superior

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Pedagogia

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Sobre o termo Etnomatemática, assinale a afirmativa correta.

  • A É uma tendência em Educação Matemática que reconhece práticas matemáticas em diversos contextos sociais, econômicos e culturais.
  • B É uma estratégia de ensino da Matemática por meio da identificação de métodos sistemáticos nos processos de resolução de problemas.
  • C Refere-se ao uso de livros de literatura que apresentam contextos de povos originários e africanos no ensino de matemática.
  • D Refere-se ao estudo de simulações de sistemas reais, modelando-os matematicamente.
  • E Refere-se às pesquisas etnográficas existentes na área de Educação Matemática.
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“Matemática Financeira é um conjunto de conhecimentos, conceitos e algoritmos que os professores problematizam em suas aulas buscando resolver problemas de Matemática com foco em finanças, juros, capitalização, etc. É uma ferramenta que pode compor a Educação Financeira de um indivíduo-consumidor [...]” 

VAZ, R. F. N.; KISTEMANN JR., M. A. Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Cascavel, v. 3, n. 2, pp. 317. 2019.


Sobre Matemática Financeira, de acordo com o trecho acima, é correto afirmar que

  • A não deve tratar de endividamento e inadimplência.
  • B não se trata de conteúdo da Educação Básica.
  • C é um sinônimo de Educação Financeira.
  • D faz parte do tema de Educação Financeira.
  • E deve estimular o consumo.
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“Mais interessante é saber por que razões essa matemática e não outra, essa forma de organizá-la [...] e não outra, essa forma de ensiná-la e não outra acabaram sendo vistas como válidas e legítimas.”


SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e educação. Tradução: Attílio Brunetta. Petrópolis, RJ: Vozes, pp. 8, 1995.


A discussão indicada pelo autor relaciona-se, mais especificamente, com

  • A novas perspectivas teóricas no campo da educação.
  • B movimentos de reformas curriculares.
  • C o pensamento matemático avançado.
  • D mudanças na formação docente.
  • E a racionalidade.
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Sobre os objetivos da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Deve-se levar em conta as experiências e os conhecimentos matemáticos já vivenciados pelos alunos.
( ) Deve-se estimular a memorização de fórmulas, resultados e algoritmos necessários para solucionar problemas de maneira mais rápida.
( ) Nessa fase precisa ser destacada a importância da comunicação em linguagem matemática com o uso da linguagem simbólica, da representação e da argumentação.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – F – V.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E V – F – V.
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“A visão convencional da matemática como ciência da lógica, da exatidão e da certeza pode descrever a ordem da estrutura, isto é, a organização do conhecimento matemático científico e seus critérios de legitimação aceitos hoje –porém, não corresponde às ordens de invenção, ou seja, às formas de produção de conhecimento que estiveram e estão presentes nas diversas práticas hoje chamadas de matemáticas.” 


GIRALDO, V.; ROQUE, T. Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção. Perspectivas da Educação Matemática: INMA/UFMS – v. 14, n. 35, 2021. 

No trecho acima, os autores defendem que o conhecimento matemático científico

  • A não deve ser entendido como o conhecimento da certeza, da lógica e da exatidão.
  • B é estruturado de forma arbitrária, sem considerar critérios e aspectos lógicos.
  • C não está, em geral, organizado conforme a ordem com que foi produzido.
  • D está organizado conforme às ordens de invenção.
  • E não possui critérios de legitimação coerentes.
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Em Macaé, o primeiro registro legal sobre a gestão democrática para a rede pública municipal de ensino foi a publicação da Lei n.º 2.550, de 2004.
Com base nessa lei, analise os fundamentos da gestão democrática listados a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Autonomia administrativa, pedagógica e financeira das unidades de ensino.

( ) Garantia de padrão de qualidade, assegurando às escolas recursos compatíveis aos insumos básicos.
( ) Transparência e eficácia da gestão e dos recursos e acompanhamento e apoio aos gestores escolares.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D F – F – V.
  • E V – V – V.
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As afirmativas a seguir caracterizam corretamente o disposto no Regimento Escolar de Macaé a respeito das competências do orientador educacional, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Participa da construção coletiva e da efetivação da Proposta Político-Pedagógica da Unidade Escolar.
  • B Acompanha os aspectos de sociabilização e aprendizagem dos alunos, realizando contatos com a família.
  • C Orienta e acompanha o desenvolvimento escolar dos alunos com dificuldades de adaptação e/ou que apresentam problemas de relacionamento com professores e alunos.
  • D Zela pela segurança individual e coletiva, orientando os alunos sobre as normas disciplinares para manter a ordem e prevenir acidentes na Unidade Escolar.
  • E Organiza registros a fim de facilitar o acompanhamento de procedimentos adotados na solução de possíveis necessidades educacionais.
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Em 2016 foi aprovada a Lei n.º 4.271, a qual dispõe sobre a implantação dos Conselhos Escolares (CE) como parte integrante da estrutura das unidades de ensino da rede municipal de Macaé.
A referida lei dispõe que o CE:

I. possui função financeira e elabora o Plano de Aplicação de Recursos, estabelecendo prioridades que serão discutidas e aprovadas em assembleia.

II. é constituído por pais, representantes da Secretaria Municipal de Educação, representantes de alunos, professores, funcionários e membros da comunidade

III. objetiva promover a melhoria da qualidade de ensino e estabelecer relações de compromisso, parceria e responsabilidade entre escola e comunidade.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III.
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A respeito da autonomia financeira das unidades escolares da rede municipal, a Lei nº 2.550/2004 prevê que a Unidade Executora disponha de recursos financeiros

  • A decorrentes de repasses estaduais.
  • B advindos de doações de pessoas físicas e/ou jurídicas.
  • C alocados no orçamento trimestral da Secretaria Municipal de Educação.
  • D recebidos como quotas do Fundeb, para uso exclusivo de merenda escolar.
  • E próprios, resultantes de parcela das atividades realizadas pelas famílias e repassadas à título de matrícula adicional.
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A Associação de Apoio à Escola (AAE), prevista na Lei nº 2.550/2004, é um órgão colegiado com função

  • A consultiva, quando compreende a discussão e a emissão de parecer, ao ser consultada pela Direção da escola.
  • B fiscalizadora, por ser uma entidade jurídica de direito privado, com fins lucrativos.
  • C deliberativa, visto que na escola representa o comitê executivo de decisões e encaminhamento das demandas educacionais.
  • D pedagógica, pois elabora as propostas para que as ações pedagógicas proporcionem melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
  • E diretiva, ao intervir na unidade escolar para aprimorar a integração escola-família-mercado de trabalho.

Português

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Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.

  • A Observa-se o uso excessivo de telas pelas crianças.
  • B Fala-se muito em defesa da democracia.
  • C Acredita-se que a inteligência artificial traz ameaça à criatividade.
  • D Disseram que as colheitas serão melhores.
  • E Houve muito tumulto na última sessão.
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Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.

  • A Os candidatos, mais preparados, para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram a sua inscrição pela internet.
  • B Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • C Os candidatos mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
  • D Os candidatos mais preparados para participar, do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • E Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
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A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em

  • A abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. / retomada por reiteração.
  • B era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor. / emprego de sinonímia.
  • C não podia ouvir disparar perto de si uma espingarda, entusiasmava-se, porém, com tudo que cheirasse à guerra. / uso de hiperônimo.
  • D um irmão do santíssimo entrara na estalagem, com a sua capa encarnada, a sua vara de prata em uma das mãos, na outra a salva do dinheiro. / antecipação por catáfora.
  • E censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. / utilização de pronome demonstrativo.
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Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.
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A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.

  • A Todos temeram, por algum tempo, que Crispina tivesse uma recaída do seu acesso de loucura. /ação que exprime duratividade quanto ao fato relatado.
  • B Fui tomada por uma intensa ansiedade quando comecei a sentir tontura e enjoo quase diários./ ação que indica um evento que se prolonga até o momento atual.
  • C Encontrei Belonísia agachada no mesmo pé de buriti de onde eu havia retirado os frutos. / ação iniciada no passado tomada em relação a outra ação também no passado.
  • D Mas a surra repercutiu mais em seu íntimo do que o ardor e o machucado na pele. / ação que exprime dúvida do enunciador diante do enunciado.
  • E Ao chegarmos a casa, só estavam Zezé e Domingas, pequenos, acompanhados de Dona Tonha. / ação que indica um presente histórico, com objetivo de dar vivacidade a fatos do passado.
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Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio: 


A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.


O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito 

  • A à utilização de oração subordinada separada da oração principal por ponto final.
  • B à ausência de paralelismo sintático.
  • C ao uso de orações adjetivas explicativas com pontuação inadequada.
  • D à falta de fluidez das ideias pela reiteração dos mesmos conceitos.
  • E à pobreza vocabular, observada pela repetição de termos.
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Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.


Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os prefixos atribuem ao radical um sentido de negação.
  • B Os prefixos ligam-se ao radical por meio da vogal temática -i.
  • C São adjetivos formados a partir de verbos.
  • D São palavras formadas por derivação parassintética.
  • E Todas podem ser transformadas em orações adjetivas.
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Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.

  • A À festa do doutor Campos, seguiram-se outras a que  Ricardo deu a honra de sua presença e alegria da sua voz.
  • B O major até mandara buscar o sulfato de cobre para a solução em que ia lavar a batata inglesa a plantar nos intervalos dos pés.
  • C Repinicou o violão e continuou a cantar os lábios de Carola, onde encontrava a ilusão que adoça a vida.
  • D Tinha, entretanto, pertencido a uma modesta roda de boêmios literatos e poetas, na qual, a par da poesia e de coisas de literatura, se discutia muita política.
  • E Sentindo que a alcunha lhe era dirigida, não perdeu a dignidade, não prorrompeu em doestos e insultos.
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Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.

  • A Os convidados que não dançavam se haviam espalhado por várias partes da casa.
  • B Não lhe posso contar o que aconteceu depois desse dia.
  • C E ele se pôs a caminho, mas a pé, para poupar o tostão do bonde.
  • D Em se tratando de música, ele era o especialista.
  • E Depois deste feito, Clara se sentiu completamente só no mundo.
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Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus: 


As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo. 


Sobre o trecho, é correto afirmar que 

  • A as metáforas usadas em referência à cidade e à favela evidenciam uma consciência crítica sobre os espaços públicos.
  • B o uso do registro não padrão prejudica o desenvolvimento da narrativa e o entendimento do sentido global do texto.
  • C as imagens que fazem referência ao espaço da favela demonstram uma visão realista e que traduzem afeto em relação a este ambiente.
  • D o uso do registro não padrão revela a identidade linguística da periferia.
  • E a expressão da fala popular se manifesta, exclusivamente, por meio de usos em desacordo com a norma padrão.