Considere os aspectos teóricos de Harold Bloom sobre a influência e a tradição literária e de Mikhail Bakhtin sobre a recepção e a historicidade dos textos e responda à questão:
Bloom (1994) discute como os autores e suas obras dialogam com as tradições literárias e com o público ao longo do tempo, enquanto Bakhtin (1997) enfatiza a importância da historicidade e da recepção dos textos na compreensão de sua relevância cultural e estética.
BLOOM, Harold. O Cânone Ocidental: Os Livros e o Legado da Literatura. Rio de Janeiro: Editora Record, 1994.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
No exemplo do trecho abaixo, qual alternativa melhor elucida a importância e o impacto da historicidade dos textos e o diálogo entre obras e contextos históricos para a prática da leitura literária?
Os romances de Machado de Assis, produzidos no final do século XIX, refletiam as tensões sociais e políticas do Brasil Imperial. A circulação dessas obras nas livrarias e a recepção crítica da época mostram um diálogo constante entre a literatura e o contexto histórico, revelando a habilidade do autor em manter elementos da tradição literária enquanto rompe com convenções estéticas estabelecidas.
Leia os versos a seguir, escritos por Calderón de la Barca, poeta e dramaturgo do período barroco espanhol.
Talvez nossos olhos Se enganem, e representem Objetos tão diferentes Do que olham, que deixam A alma iludida. Que maior Razão, verdade, ou prova Do que o céu azul que vemos? Haverá alguém que não acredite Comumente que é safira Que ostenta belos raios? Pois nem é céu nem é azul.
Adaptado de: MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Análisis de una estructura histórica, Barcelona: Editorial Ariel, 1975, p. 355.
Com base na leitura dos versos, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre a cultura barroca e a experiência.
Analise as assertivas abaixo acerca do Barroco literário brasileiro:
I. Focou exclusivamente temas religiosos. II. Explorou a economia açucareira. III. Apresentou estilos literários como o cultismo e o conceptismo. IV. Ignorou a diversidade cultural do Brasil.
Quais estão corretas?
Sobre determinado período literário no Brasil, analise as características abaixo:
• Rompimento com a tradição clássica europeia e greco-romana.
• Maior liberdade formal.
• Valorização da cultura nacional, especialmente a cultura indígena.
• Subjetivismo e egocentrismo.
As características acima definem qual período literário brasileiro?
Em termos de gêneros literários, qual alternativa lista corretamente os gêneros da Antiguidade?
Assinale a alternativa que caracteriza corretamente a especificidade da linguagem literária:
A respeito do conhecimento prévio e compreensão da leitura, assinale a assertiva que não apresenta umas das características de bom leitor.
Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.
Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.
A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em
Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de
A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.
Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio:
A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.
O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito
Leonardo da Vinci, certa vez, definiu arte como aquilo que “diz o indizível, exprime o inexprimível e traduz o intraduzível”.
Sobre o processo de formação das palavras destacadas, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa em que o elemento destacado possui classificação morfológica diferente dos demais.
Assinale a opção em que o uso da próclise é obrigatório.
Leia o fragmento a seguir, do livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus:
As oito e meia da noite eu já estava na favela respirando o odor dos excrementos que mescla com o barro podre. Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de viludos, almofadas de sitim. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo.
Sobre o trecho, é correto afirmar que