Resolver o Simulado Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) - Professor - Matemática - Nível Superior

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Matemática

1

Seja P um ponto no plano onde há dois sistemas cartesianos S1 e S2. O sistema S2 tem sua origem coincidindo com o ponto de coordenadas (2, – 3) do sistema S1. Os eixos coordenados em S2 são paralelos aos eixos correspondentes em S1 e possuem as mesmas orientações destes.


Se as coordenadas de P no sistema S2 são P (1,2), então suas coordenadas no sistema S1 são

  • A (3, 5).
  • B (3, – 1).
  • C (– 1, 5).
  • D (2, – 3).
  • E (– 3, 2).
2

Carlos comprou uma bicicleta por certo preço. Um mês após a compra, decidiu vendê-la por um preço 30% maior do que o preço de compra. Um mês após essa venda, Carlos recomprou a bicicleta por um valor 10% menor que o preço de venda. 


Se, na segunda compra, pagou R$ 595,00 a mais do que na primeira compra, então o preço de venda foi 

  • A R$ 3.500,00.
  • B R$ 3.650,00.
  • C R$ 4.095,00.
  • D R$ 4.225,00.
  • E R$ 4.550,00.
3

Uma empresa vendeu 250 unidades de um produto por R$ 300,00 cada. Após uma promoção, ela decidiu conceder um desconto de 20% no preço unitário do produto para aumentar as vendas. Se a empresa conseguiu vender 400 unidades a esse preço promocional, qual foi a variação percentual do faturamento total comparando as vendas antes e depois da promoção?

  • A 28% de aumento.
  • B 32% de aumento.
  • C 16% de redução.
  • D 20% de redução.
4

João Lucas fez um empréstimo de R$ 900,00 em uma financeira, que cobra uma taxa de juros simples de 10% ao mês, e comprometeu-se a saldar a dívida em dois meses. No fim do primeiro mês, João Lucas pagou à financeira uma parcela de R$ 500,00. Considerando esse pagamento, o valor que João ainda deve pagar ao final do segundo mês é

  • A R$ 549,00.
  • B R$ 590,00.
  • C R$ 539,00.
  • D R$ 490,00.
  • E R$ 480,00.
5

Um saco com balões do mesmo tamanho e material contém 7 balões brancos e 5 balões pretos. A probabilidade de retirar dois balões, consecutivamente, sem reposição, e ambos serem pretos é de

  • A 5/12.
  • B 5/33.
  • C 1/12.
  • D 2/35.
  • E 1/6.
6

As bactérias são organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera. Sua reprodução ocorre de maneira assexuada, em um processo em que a bactéria se divide e dá origem a duas idênticas a intervalos regulares. Assim, considere uma população inicial de 512 bactérias, que se duplica a cada 25 minutos. Após 5 horas, a potência de dois que representa a população de bactérias é igual a

  • A 212.
  • B 218.
  • C 221.
  • D 222.
  • E 224.
7

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de uma cidade planeja construir um escorregador gigante com o ponto de partida situado a 15 metros de altura. De acordo com as normas de segurança, o ângulo formado pelo escorregador com a horizontal não pode exceder 45 graus. Logo, o comprimento mínimo, em metros, do escorregador é

  • A 25√2.
  • B 15√2.
  • C 45.
  • D 25√2 /2
  • E 15.
8

Uma impressora 3D é capaz de produzir uma peça complexa em exatos 27 minutos. O tempo total necessário para imprimir 15 dessas peças é

  • A 8 horas e 5 minutos.
  • B 7 horas e 15 minutos.
  • C 6 horas e 15 minutos.
  • D 6 horas e 35 minutos.
  • E 6 horas e 45 minutos.
9

Uma empresa de auditoria foi contratada pelo proprietário de um evento regional e observou que, se cada pessoa pagasse R$ 18,00 pelo ingresso, poderia contar com 520 participantes, arrecadando um total de R$ 9.360,00. Além disso, estimou que, a cada aumento de R$ 2,00 no preço do ingresso, haveria uma redução de 8 participantes. Com base nessas estimativas, o preço unitário do ingresso que maximiza a arrecadação do evento deve ser igual a

  • A R$ 20,00.
  • B R$ 28,00.
  • C R$ 56,00.
  • D R$ 74,00.
  • E R$ 78,00.
10

A soma dos algarismos do maior número de quatro algarismos distintos que é múltiplo de 29 é igual a

  • A 34.
  • B 31.
  • C 29.
  • D 27.
  • E 23.
11

João encontrou seu álbum de família e separou algumas fotos para restauração. Ao chegar ao estúdio de fotografia MocPrint, o vendedor informou que o valor de restauração de cada foto é R$ 20,00. No entanto, caso ele optasse por restaurar entre 5 e 9 fotos, teria um desconto de 10% no valor total e, a partir de 10 fotos ou mais, o desconto seria de 40% no valor total. Inicialmente, João havia selecionado 7 fotos e estava prestes a pagar, mas repensou e decidiu selecionar mais 3 fotos, totalizando 10 fotos, e efetuou o pagamento. A diferença entre o valor que João pagaria e o valor que João pagou é de

  • A R$ 6,00.
  • B R$ 8,00.
  • C R$ 12,00
  • D R$ 22,00.
  • E R$ 60,00.
12

João Lucas fez um empréstimo de R$ 900,00 em uma financeira, que cobra uma taxa de juros simples de 10% ao mês, e comprometeu-se a saldar a dívida em dois meses. No fim do primeiro mês, João Lucas pagou à financeira uma parcela de R$ 500,00. Considerando esse pagamento, o valor que João ainda deve pagar ao final do segundo mês é

  • A R$ 549,00.
  • B R$ 590,00.
  • C R$ 539,00.
  • D R$ 490,00.
  • E R$ 480,00.
13

Durante uma reunião familiar, vovô Paulo registrou os salários mensais de seus 5 netos em uma tabela da seguinte forma:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Fonte: O autor, 2024.

Ao finalizar o registro, ele calculou a média dos salários e encontrou o valor de R$ 3.500,00. Vovó Telma, ao revisar a tabela, percebeu que o salário de um dos netos estava ilegível devido a uma mancha no papel. É CORRETO afirmar que o valor do salário ilegível, em relação aos dados registrados, é

  • A inferior à mediana.
  • B igual ao valor máximo dos salários.
  • C superior à média aritmética dos salários.
  • D igual à moda.
  • E superior ao desvio-padrão dos salários.
14

Um saco com balões do mesmo tamanho e material contém 7 balões brancos e 5 balões pretos. A probabilidade de retirar dois balões, consecutivamente, sem reposição, e ambos serem pretos é de

  • A 5/12.
  • B 5/33.
  • C 1/12.
  • D 2/35.
  • E 1/6.
15

As bactérias são organismos procariontes pertencentes ao Reino Monera. Sua reprodução ocorre de maneira assexuada, em um processo em que a bactéria se divide e dá origem a duas idênticas a intervalos regulares. Assim, considere uma população inicial de 512 bactérias, que se duplica a cada 25 minutos. Após 5 horas, a potência de dois que representa a população de bactérias é igual a

  • A 212.
  • B 218.
  • C 221.
  • D 222.
  • E 224.
16

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de uma cidade planeja construir um escorregador gigante com o ponto de partida situado a 15 metros de altura. De acordo com as normas de segurança, o ângulo formado pelo escorregador com a horizontal não pode exceder 45 graus. Logo, o comprimento mínimo, em metros, do escorregador

  • A 25√2.
  • B 15√2.
  • C 45.
  • D 25√2 /2
  • E 15.
17

Uma impressora 3D é capaz de produzir uma peça complexa em exatos 27 minutos. O tempo total necessário para imprimir 15 dessas peças é

  • A 8 horas e 5 minutos.
  • B 7 horas e 15 minutos.
  • C 6 horas e 15 minutos.
  • D 6 horas e 35 minutos.
  • E 6 horas e 45 minutos.
18

Uma empresa de auditoria foi contratada pelo proprietário de um evento regional e observou que, se cada pessoa pagasse R$ 18,00 pelo ingresso, poderia contar com 520 participantes, arrecadando um total de R$ 9.360,00. Além disso, estimou que, a cada aumento de R$ 2,00 no preço do ingresso, haveria uma redução de 8 participantes. Com base nessas estimativas, o preço unitário do ingresso que maximiza a arrecadação do evento deve ser igual a

  • A R$ 20,00.
  • B R$ 28,00.
  • C R$ 56,00.
  • D R$ 74,00.
  • E R$ 78,00.
19

A soma dos algarismos do maior número de quatro algarismos distintos que é múltiplo de 29 é igual a

  • A 34.
  • B 31.
  • C 29.
  • D 27.
  • E 23.
20

João encontrou seu álbum de família e separou algumas fotos para restauração. Ao chegar ao estúdio de fotografia MocPrint, o vendedor informou que o valor de restauração de cada foto é R$ 20,00. No entanto, caso ele optasse por restaurar entre 5 e 9 fotos, teria um desconto de 10% no valor total e, a partir de 10 fotos ou mais, o desconto seria de 40% no valor total. Inicialmente, João havia selecionado 7 fotos e estava prestes a pagar, mas repensou e decidiu selecionar mais 3 fotos, totalizando 10 fotos, e efetuou o pagamento. A diferença entre o valor que João pagaria e o valor que João pagou é de

  • A R$ 6,00.
  • B R$ 8,00.
  • C R$ 12,00
  • D R$ 22,00.
  • E R$ 60,00.

Português

21

Assinale a opção em que é possível identificar sujeito expresso no enunciado.

  • A Observa-se o uso excessivo de telas pelas crianças.
  • B Fala-se muito em defesa da democracia.
  • C Acredita-se que a inteligência artificial traz ameaça à criatividade.
  • D Disseram que as colheitas serão melhores.
  • E Houve muito tumulto na última sessão.
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Assinale a alternativa que apresenta um uso correto dos recursos de pontuação.

  • A Os candidatos, mais preparados, para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram a sua inscrição pela internet.
  • B Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • C Os candidatos mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
  • D Os candidatos mais preparados para participar, do concurso de ingresso ao magistério público fizeram sua inscrição pela internet.
  • E Os candidatos, mais preparados para participar do concurso de ingresso ao magistério público, fizeram sua inscrição pela internet.
23

A estratégia de coesão representada pelo elemento destacado está corretamente descrita em

  • A abriu-se nesse dia uma garrafa de vinho do Porto, e os dois beberam-na em honra ao grande acontecimento. / retomada por reiteração.
  • B era um pobre-diabo caminhando para os setenta anos, antipático, cabelo branco, curto e duro, como escova, barba e bigode do mesmo teor. / emprego de sinonímia.
  • C não podia ouvir disparar perto de si uma espingarda, entusiasmava-se, porém, com tudo que cheirasse à guerra. / uso de hiperônimo.
  • D um irmão do santíssimo entrara na estalagem, com a sua capa encarnada, a sua vara de prata em uma das mãos, na outra a salva do dinheiro. / antecipação por catáfora.
  • E censurou os trabalhadores da pedreira, nomeando o próprio Jerônimo, cuja força física aliás o intimidara sempre. / utilização de pronome demonstrativo.
24

Na frase “se para toda ação existe uma reação, é importante pensar nas consequências de cada ato”, a palavra destacada expressa uma ideia de

  • A condição.
  • B causa.
  • C consequência.
  • D tempo.
  • E complementariedade.
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A partir da leitura dos fragmentos a seguir, retirados do romance Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, assinale a opção em que o valor semântico expresso pela forma verbal destacada está corretamente justificado.

  • A Todos temeram, por algum tempo, que Crispina tivesse uma recaída do seu acesso de loucura. /ação que exprime duratividade quanto ao fato relatado.
  • B Fui tomada por uma intensa ansiedade quando comecei a sentir tontura e enjoo quase diários./ ação que indica um evento que se prolonga até o momento atual.
  • C Encontrei Belonísia agachada no mesmo pé de buriti de onde eu havia retirado os frutos. / ação iniciada no passado tomada em relação a outra ação também no passado.
  • D Mas a surra repercutiu mais em seu íntimo do que o ardor e o machucado na pele. / ação que exprime dúvida do enunciador diante do enunciado.
  • E Ao chegarmos a casa, só estavam Zezé e Domingas, pequenos, acompanhados de Dona Tonha. / ação que indica um presente histórico, com objetivo de dar vivacidade a fatos do passado.
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Observe o trecho a seguir, retirado de uma redação de aluno do Ensino Médio: 


A democracia é um sistema que permite a cada cidadão expressar suas opiniões sem medo de represálias e escolher quem representará nossos ideais. Tornando-a um dos melhores meios de organização governamental.


O trecho destacado apresenta problemas em sua estrutura, que dizem respeito 

  • A à utilização de oração subordinada separada da oração principal por ponto final.
  • B à ausência de paralelismo sintático.
  • C ao uso de orações adjetivas explicativas com pontuação inadequada.
  • D à falta de fluidez das ideias pela reiteração dos mesmos conceitos.
  • E à pobreza vocabular, observada pela repetição de termos.

Legislação Federal

27

Sobre o sigilo das operações de instituições financeiras previsto na Lei Complementar nº 105/2001, é correto afirmar que

  • A constitui violação do dever de sigilo o fornecimento de dados financeiros e de pagamentos, relativos a operações de créditos a gestores de banco de dados, para a formação de histórico de crédito.
  • B dependem de prévia autorização do Poder Judiciário a prestação de informações e o fornecimento de documentos sigilosos solicitados por comissão de inquérito administrativo destinada a apurar responsabilidade de servidor público por infração praticada no exercício de suas atribuições.
  • C a quebra de sigilo não poderá ser decretada mesmo quando necessária para apuração de crime contra a ordem tributária e a previdência social.
  • D o servidor público que utilizar ou viabilizar a utilização de qualquer informação obtida em decorrência da quebra de sigilo não responde pelos danos decorrentes, em virtude da responsabilidade objetiva do ente público.
  • E dependem de prévia autorização do Poder Judiciário, a prestação de informações e o fornecimento de documentos sigilosos das instituições financeiras, solicitados por comissões parlamentares de inquérito, no exercício de sua competência constitucional e legal de ampla investigação.
28

A Lei nº 4.729/1965 define o crime de sonegação fiscal e dá outras providências. Sendo assim, nos termos expressos da Lei, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Quando pessoa física, a responsabilidade penal pelas infrações previstas nesta Lei será de todos os que, direta ou indiretamente ligados a esta, de modo permanente ou eventual, tenham praticado ou concorrido para a prática da sonegação fiscal.
  • B As autoridades administrativas que tiverem conhecimento de crime previsto nesta Lei, inclusive em autos e papéis que conhecerem, sob pena de responsabilidade, remeterão ao Ministério Público os elementos comprobatórios da infração, para instrução do procedimento criminal cabível.
  • C As autoridades administrativas que tiverem conhecimento de crime previsto nesta Lei, inclusive em autos e papéis que conhecerem, sob pena de responsabilidade, remeterão à AGU os elementos comprobatórios da infração, para instrução do procedimento criminal cabível.
  • D Quando pessoa física, a responsabilidade penal pelas infrações previstas nesta Lei será de todos os que, diretamente ligados a esta, de modo permanente, tenham praticado ou concorrido para a prática da sonegação fiscal.
29

Em relação ao Decreto nº 11.016/2022 – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, são objetivos do CadÚnico:

I. Reunir, armazenar e processar os registros administrativos dos indivíduos e das famílias de baixa renda.
II. Servir como base de dados para o acesso a programas sociais do Governo federal.
III. Ser utilizado como repositório de dados para a realização de estudos sobre seu público, com vistas à análise de alternativas de políticas públicas para a superação da situação de vulnerabilidade econômica e social.

Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item II.
  • B Apenas no item III.
  • C Apenas nos itens I e III.
  • D Em todos os itens.
30

De acordo com a Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, assinalar a alternativa que contém um objetivo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

  • A Formular políticas destinadas a aumentar os fatores de marginalização e a promover a desintegração social da população negra.
  • B Centralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais.
  • C Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da desigualdade étnica.
  • D Promover a igualdade ética e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas.
31

De acordo com a Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, assinalar a alternativa que contém um objetivo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

  • A Formular políticas destinadas a aumentar os fatores de marginalização e a promover a desintegração social da população negra.
  • B Centralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais.
  • C Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da desigualdade étnica.
  • D Promover a igualdade ética e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas.
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De acordo com a Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, assinalar a alternativa que contém um objetivo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

  • A Formular políticas destinadas a aumentar os fatores de marginalização e a promover a desintegração social da população negra.
  • B Centralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais.
  • C Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da desigualdade étnica.
  • D Promover a igualdade ética e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas.
33

De acordo com a Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, assinalar a alternativa que contém um objetivo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

  • A Formular políticas destinadas a aumentar os fatores de marginalização e a promover a desintegração social da população negra.
  • B Centralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais.
  • C Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da desigualdade étnica.
  • D Promover a igualdade ética e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas.
34

De acordo com a Lei nº 12.288/2010 – Estatuto da Igualdade Racial, assinalar a alternativa que contém um objetivo do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

  • A Formular políticas destinadas a aumentar os fatores de marginalização e a promover a desintegração social da população negra.
  • B Centralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos estaduais.
  • C Articular planos, ações e mecanismos voltados à promoção da desigualdade étnica.
  • D Promover a igualdade ética e o combate às desigualdades sociais resultantes do racismo, inclusive mediante adoção de ações afirmativas.

Pedagogia

35

Qual é a principal diretriz estabelecida pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) em relação à educação de pessoas com deficiência?

  • A A Lei Brasileira de Inclusão exige que todas as adaptações sejam feitas apenas no ensino superior, sem contemplar a educação básica porque a aprovação automática para esses estudantes é garantida.
  • B A Lei Brasileira de Inclusão estabelece que o ensino de estudantes com deficiência deve ocorrer apenas em espaços de atendimento educacional especializado (AEE), sem integração com a turma regular.
  • C A Lei Brasileira de Inclusão permite que as escolas excluam estudantes com deficiência se não puderem atender às suas necessidades sensoriais, intelectuais e emocionais no ambiente escolar.
  • D A Lei Brasileira de Inclusão garante o direito das pessoas com deficiência a uma educação inclusiva em todos os níveis de ensino, com acesso ao currículo comum, adaptações necessárias e recursos de acessibilidade, promovendo a plena participação dos estudantes no ambiente escolar.
  • E A Lei Brasileira de Inclusão determina que as pessoas com deficiência devem ser educadas em instituições especializadas, separadas das escolas regulares, ajustando as adaptações necessárias e recursos de acessibilidade para promover a plena participação dos estudantes no ambiente escolar.
36

Assinale a alternativa que reflete corretamente as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

  • A As competências gerais da BNCC focam exclusivamente no desenvolvimento acadêmico, sem considerar habilidades emocionais.
  • B As competências gerais da BNCC são baseadas apenas em habilidades técnicas para preparar os alunos para o mercado de trabalho.
  • C A BNCC define apenas competências acadêmicas, deixando de lado aspectos como ética e cidadania porque isso não importa.
  • D A BNCC prioriza a preparação para exames e avaliações de desempenho nas competências gerais, preparando os estudantes para o mercado de trabalho.
  • E A BNCC estabelece dez competências gerais que visam promover o desenvolvimento integral, incluindo competências cognitivas, emocionais, sociais e culturais, como a responsabilidade e a cidadania.
37

Como a educação ambiental é tratada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

  • A A BNCC dedica uma disciplina exclusiva para a educação ambiental, com currículo rígido e avaliações específicas que podem até reprovar os estudantes que não entenderem de sustentabilidade.
  • B A BNCC aborda a educação ambiental apenas como uma questão secundária nas ciências naturais porque isso não importa muito para as decisões educacionais e pessoais dos estudantes.
  • C A educação ambiental não é mencionada na BNCC porque essa área está destinada aos ensinos médio e superior que apresentam mais consciência sobre sustentabilidade econômica.
  • D A educação ambiental é tratada como tema transversal na BNCC, sendo incorporada em diferentes áreas do conhecimento para promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental.
  • E A BNCC trata a educação ambiental como um tema a ser discutido apenas em momentos extracurriculares porque esse tema não faz parte das avaliações específicas internacionais da educação.
38

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é o principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos?

  • A A EJA visa garantir o direito à educação para jovens e adultos que não completaram a educação básica na idade apropriada, respeitando suas especificidades e experiências de vida.
  • B A EJA se limita a oferecer cursos preparatórios para o mercado de trabalho que aceita somente crianças que não conseguiram se alfabetizar na idade certa e precisam de reforço.
  • C A EJA tem como objetivo central formar cidadãos para competir diretamente no mercado nacional e que possam exercer suas funções sem questionamentos ou indagações apropriadas.
  • D A BNCC estabelece que a EJA deve seguir o mesmo currículo da educação regular, sem adaptações, porque o público atendido merece as mesmas oportunidades que todos tiveram.
  • E A EJA foca apenas na alfabetização, desconsiderando outros níveis de formação e conhecimento, porque o que importa é que esse público tem que aprender uma função social e econômica.
39

De acordo com os princípios da adaptação curricular, qual é o principal objetivo dessa prática no contexto da educação inclusiva?

  • A A adaptação curricular busca reduzir a carga de conteúdos para os estudantes com deficiência, sem foco em seu desenvolvimento integral.
  • B A adaptação curricular visa garantir que todos os estudantes tenham acesso aos conteúdos de forma que possam se desenvolver.
  • C A adaptação curricular se aplica exclusivamente aos estudantes com deficiência intelectual, sem contemplar outros tipos comprometimentos.
  • D A adaptação curricular visa acelerar o aprendizado dos estudantes com deficiência para que eles acompanhem o ritmo da turma regular.
  • E O objetivo da adaptação curricular é criar conteúdos completamente novos para os estudantes deficientes, sem relação com o currículo geral.
40

Em relação ao processo de alfabetização de crianças, especialmente aquelas com transtorno de desenvolvimento intelectual, é correto afirmar que:

  • A O método tradicional de alfabetização é o mais eficiente para todas essas crianças, pois segue um padrão universal.
  • B Crianças com o transtorno do desenvolvimento intelectual aprendem melhor quando expostas a materiais abstratos e conceitos complexos, estimulando o raciocínio desde cedo.
  • C O uso de recursos multissensoriais pode ser eficaz para crianças que têm dificuldades de aprendizagem, pois envolve diferentes sentidos no processo de assimilação do conteúdo.
  • D A adaptação curricular prejudica o desenvolvimento dessas crianças, uma vez que elas não são expostas ao conteúdo completo exigido dos outros estudantes que não possuem o transtorno.
  • E O reforço positivo deve ser evitado durante o processo de alfabetização, pois pode criar dependência e prejudicar a autonomia dessas crianças, exigindo um apoio constante na sala de aula.
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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), qual é a principal orientação para a Educação Infantil?

  • A A Educação Infantil deve garantir o desenvolvimento integral da criança, respeitando seus direitos de aprendizagem e promovendo interações e brincadeiras como eixos estruturantes.
  • B A Educação Infantil deve focar exclusivamente na alfabetização precoce e no ensino formal de disciplinas que envolvam brincadeiras e interações padronizadas para todas as crianças pequenas.
  • C A Educação Infantil deve priorizar o ensino de habilidades tecnológicas desde os primeiros anos de vida e que envolva brincadeiras e interações padronizadas para todas as crianças pequenas.
  • D A BNCC estabelece que a Educação Infantil deve seguir um currículo rígido, padrão em todo o território brasileiro, com horários fixos para todas as atividades para garantir a rotina para todos.
  • E A BNCC não apresenta diretrizes claras para a Educação Infantil, deixando a cargo das escolas decidirem o conteúdo e propondo de forma autônoma e decisiva as melhores intervenções.
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Qual é o principal papel da teoria do currículo na educação contemporânea?

  • A A teoria do currículo se preocupa exclusivamente em analisar as grades horárias e roteiros de exames para manter a ordem em sala de aula e todos os documentos organizados.
  • B A teoria do currículo deve unir os papéis crítico e normativo, ajudando a desenvolver currículos que ampliem as oportunidades de aprendizagem e não apenas as reproduzam.
  • C A função da teoria do currículo é garantir que os conteúdos ensinados sejam sempre baseados em competências e habilidades técnicas com aprimoramento da criatividade.
  • D A principal função da teoria do currículo é garantir que as escolas sigam padrões internacionais de ensino para que as avaliações sejam padronizadas e os investimentos garantidos.
  • E A teoria do currículo busca apenas a padronização do ensino em todas as instituições de ensino para garantir que todos tenham acesso aos mesmos conteúdos em equidade.

História e Geografia de Estados e Municípios

43

Analise as afirmativas abaixo acerca da cidade de Balneário Camboriú.

1. Localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul.
2. Ao longo da alta temporada, a cidade é visitada por mais de um milhão de pessoas.
3. O processo de desenvolvimento local teve início no fim da década de 1920, quando surgiram as primeiras casas de veraneio, pertencentes a moradores de Blumenau. Mas a atividade turística foi impulsionada na década de 1940 e Balneário Camboriú passou a ser município em 1954.
4. Além das 10 praias, a cidade conta com outros atrativos turísticos como o Pontal Norte, Molhe da Barra Sul, Parque Natural Municipal Raimundo Gonzalez Malta, Cristo Luz, Morro do Careca e Parque Unipraias.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
44

O casarão construído com tijolos maciços, madeira trabalhada manualmente e janelas coloniais abriga o espaço de memória e cultura do sítio histórico da Barra em Balneário Camboriú, congregando espaço de exposições, biblioteca, oficinas de cultura popular e aos finais de semana venda de artesanato com identidade cultural.

Assinale a alternativa que destaca corretamente o nome do espaço cultural que é ponto turístico da cidade.

  • A Casa Linhares
  • B Teatro Municipal
  • C Space Adventure
  • D Museu do Automóvel
  • E Galeria Municipal de Arte
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Atualmente, o Estado do Pará é o maior produtor nacional de

  • A arroz, soja e milho.
  • B laranja, feijão e amendoim.
  • C abacaxi, cacau e dendê.
  • D pimenta do reino, abacate e melão.
46

Conforme a recorrência nos noticiários regionais, um crime ambiental comumente detectado em Capanema (PA) é a

  • A exploração de garimpos com utilização de mercúrio, que polui rios e igarapés.
  • B criação doméstica e comercialização de aves, como curiós, espécie que já esteve ameaçada de extinção, sem a devida autorização do Ibama.
  • C extração de madeira, com comercialização em sua forma aparelhada.
  • D permissividade para execução de obras, sem a necessidade de autorização das autoridades municipais.
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Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) varia de 0 até 1, sendo dividido em cinco categorias: IDH muito alto (0,800 a 1,000), IDH alto (0,700 a 0,799), IDH médio (0,600 a 0,699), IDH baixo (0,500 a 0,599) e IDH muito baixo (0,000 a 0,499). Essa classificação é adotada no Brasil e, conforme pode ser constatado nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é correto afirmar que o IDH de Capanema

  • A é médio e o do Brasil é alto.
  • B é alto e o do Brasil é médio.
  • C e o do Brasil são médios.
  • D e o do Brasil são baixos.
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A vegetação predominante no município de Divinópolis pertence ao bioma Cerrado. Sobre esse tipo vegetacional e os aspectos envolvidos em estudos para sua restauração, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O gradiente fisionômico da vegetação de Cerrado apresenta cinco variações influenciadas por fatores naturais e antrópicos. A disponibilidade de água e nutrientes, por exemplo, faz o cerrado variar de campo limpo (tipo predominantemente herbáceo, com raros arbustos e ausência completa de árvores) até cerradão (árvores formando um dossel contínuo, semelhante a uma floresta seca), passando por estágios intermediários como campo sujo, campo cerrado e cerrado stricto sensu. 
  • B As plantas de espécies de Cerrado precisam de muita água nas fases finais de crescimento, estágio no qual suas raízes axiais atinjam as reservas de água nas camadas mais superficiais do solo antes da estação úmida. Por isso, a época ideal de plantio de mudas é logo após o fim da estação chuvosa, ocasião que não é necessária a irrigação, uma vez que os solos básico-argilosos característicos desse bioma apresentam baixos teores de alumínio, o que pode dificultar a lixiviação reversa de nutrientes.
  • C As plantas de Cerrado geralmente apresentam estruturas subterrâneas muito desenvolvidas (raízes, tubérculos, xilopódios), que possibilitam a rebrota rápida e vigorosa após impactos como o corte, o fogo ou a geada, dependendo muito menos da dispersão e germinação de sementes do que as espécies de floresta. Dessa forma, pode-se dizer que o Cerrado tem uma enorme capacidade de resistir às perturbações e recuperar rapidamente sua estrutura e riqueza de espécies, sem que seja necessária intervenção humana.
  • D Áreas de Cerrado onde o solo tenha sido revolvido muitas vezes e alterado quimicamente por corretivos e fertilizantes geralmente não apresentam potencial de regeneração natural. Essas práticas de uso do solo tendem a eliminar as estruturas subterrâneas que poderiam rebrotar e, além disso, há raros registros de recuperação da vegetação de Cerrado a partir de banco de sementes do solo ou trazidas por vento ou por animais, colonizando áreas totalmente desmatadas e cultivadas intensamente por anos a fio. Nessas áreas, a técnica mais recomendada é o plantio de espécies de cerrado, seguindo as práticas silviculturais convencionais, com pequenas adaptações.
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Leia o trecho a seguir.

Quando falamos na organização espacial do setor de óleo e gás fluminense, trabalhamos com um enfeixamento territorial específico com impactos em diversas escalas espaciais, mas que tem no território do estado do Rio de Janeiro um exemplo claro das influências que ele tem para a configuração espacial atual de diversas localidades e regiões.
BORGES, Rodrigo dos Santos e RIBEIRO, Miguel Ângelo Campos. A atividade petrolífera no território fluminense: contextos e perspectivas histórico-geográficas. MARAFON, Glaucio José; et all. (Org..).

Sobre o processo acima, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A ampliação da capacidade orçamentária do Norte Fluminense, pelo recebimento das rendas petrolíferas, diversificou as atividades econômicas, garantindo sua autonomia em relação aos repasses governamentais.

( ) O transbordamento territorial para além das áreas de produção, capaz de gerar desenvolvimento econômico, e áreas de influência ligadas às instalações e à infraestrutura, que servem à extração desse recurso.

( ) A reversão da tendência histórica de decréscimo populacional de alguns municípios, levando a uma maior pressão por infraestrutura urbana, ao agravamento dos processos de segregação socioespacial e aos impactos ambientais.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – V.
  • D F – V – F.
  • E V – V – F.
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“Em 2021, o PIB per capita era de R$ 22.746,12. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 189 de 246 entre os municípios do estado e na 2865 de 5570 entre todos os municípios.” “Em 2010, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade era de 98,6%. Na comparação com outros municípios do estado, ficava na posição 62 de 246. Em relação ao IDEB, no ano de 2021, o IDEB para os anos iniciais do ensino fundamental na rede pública era 6 e para os anos finais, de 4,8.”
(Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/baliza/panorama)

Os trechos apresentados anteriormente foram extraídos de pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre os aspectos econômicos e educacionais do município de Baliza (GO). Neles, são mencionadas duas siglas importantes para a compreensão do panorama socioeconômico: PIB e IDEB, que correspondem, respectivamente, a:

  • A Percentual Interno Brasileiro e Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro
  • B Produto Interno Bruto e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
  • C Produto Interno Brasileiro e Índice de Desenvoltura Educacional Brasileiro
  • D Produto Interino Bruto e Índice de Desenvoltura da Educação Brasileira