Resolver o Simulado Papiloscopista - Edital nº 1 - RBO - Nível Médio

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Português

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Leia o texto a seguir.
Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.
Caro editor,

Gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem sobre a região Centro-Oeste, especialmente o destaque feito a Goiânia, capital onde nasci e vivo até hoje. Os aspectos sociais e culturais presentes na cidade foram brilhantemente descritos no texto e muito bem representados por meio das imagens que representam tão bem o nosso povo.

Atenciosamente,
J.S.
Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/carta-leitor.htm>. Acesso em: 27 set. 2024.

Na carta do leitor, a palavra “Goiânia” está acentuada de acordo com a norma padrão. Qual é a justificativa para o uso do acento circunflexo na palavra “Goiânia”?

  • A Porque é uma palavra paroxítona terminada em ‘a’.
  • B Porque é uma palavra oxítona terminada em ‘a’.
  • C Porque é uma palavra proparoxítona.
  • D Porque é uma palavra paroxítona terminada em ditongo.
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Insônia infeliz e feliz



De repente os olhos bem abertos. E a escuridão toda escura. Deve ser noite alta. Acendo a luz da cabeceira e para o meu desespero são duas horas da noite. E a cabeça clara e lúcida. Ainda arranjarei alguém igual a quem eu possa telefonar às duas da noite e que não me maldiga. Quem? Quem sofre de insônia? E as horas não passam. Saio da cama, tomo café. E ainda por cima com um desses horríveis substitutos do açúcar porque Dr. José Carlos Cabral de Almeida, dietista, acha que preciso perder os quatro quilos que aumentei com a superalimentação depois do incêndio. E o que se passa na luz acesa da sala? Pensa-se uma escuridão clara. Não, não se pensa. Sente-se. Sente-se uma coisa que só tem um nome: solidão. Ler? Jamais. Escrever? Jamais. Passa-se um tempo, olha-se o relógio, quem sabe são cinco horas. Nem quatro chegaram. Quem estará acordado agora? E nem posso pedir que me telefonem no meio da noite pois posso estar dormindo e não perdoar. Tomar uma pílula para dormir? Mas e o vício que nos espreita? Ninguém me perdoaria o vício. Então fico sentada na sala, sentindo. Sentindo o quê? O nada. E o telefone à mão.

Mas quantas vezes a insônia é um dom. De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão. Quase nenhum ruído. Só o das ondas do mar batendo na praia. E tomo café com gosto, toda sozinha no mundo. Ninguém me interrompe o nada. É um nada a um tempo vazio e rico. E o telefone mudo, sem aquele toque súbito que sobressalta. Depois vai amanhecendo.

As nuvens se clareando sob um sol às vezes pálido como uma lua, às vezes de fogo puro. Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar. O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo. Até que, como o sol subindo, a casa vai acordando e há o reencontro com meus filhos sonolentos.


LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Na frase “E as horas não passam.”, o verbo “passar” está no

  • A singular e concorda com a palavra “horas”.
  • B plural e concorda com a palavra “não”.
  • C plural e concorda com a palavra “horas”.
  • D singular e concorda com a palavra “não”.
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A um ausente 


Tenho razão de sentir saudade,

tenho razão de te acusar.

Houve um pacto implícito que rompeste

e sem te despedires foste embora.

Detonaste o pacto.

Detonaste a vida geral, a comum aquiescência

de viver e explorar os rumos de obscuridade

sem prazo sem consulta sem provocação

até o limite das folhas caídas na hora de cair.


Antecipaste a hora.

Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.

Que poderias ter feito de mais grave

do que o ato sem continuação, o ato em si,

o ato que não ousamos nem sabemos ousar,

porque depois dele não há nada?


Tenho razão para sentir saudade de ti,

de nossa convivência em falas camaradas,

simples apertar de mãos, nem isso, voz

modulando sílabas conhecidas e banais

que eram sempre certeza e segurança.


Sim, tenho saudades.

Sim, acuso-te porque fizeste

o não previsto nas leis da amizade e da natureza,

nem nos deixaste sequer o direito de indagar

por que o fizeste, por que te foste.


ANDRADE, Carlos Drummond. Farewell. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 

A conjunção utilizada para introduzir uma explicação ou justificativa é

  • A “e” em “Houve um pacto implícito que rompeste e sem te despedires foste embora”.
  • B “porque” em “o ato que não ousamos nem sabemos ousar, porque depois dele não há nada”.
  • C “e” em “simples apertar de mãos, nem isso, voz modulando sílabas conhecidas e banais”.
  • D “até” em “sem prazo sem consulta sem provocação até o limite das folhas caídas na hora de cair.”.
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A um ausente 


Tenho razão de sentir saudade,

tenho razão de te acusar.

Houve um pacto implícito que rompeste

e sem te despedires foste embora.

Detonaste o pacto.

Detonaste a vida geral, a comum aquiescência

de viver e explorar os rumos de obscuridade

sem prazo sem consulta sem provocação

até o limite das folhas caídas na hora de cair.


Antecipaste a hora.

Teu ponteiro enlouqueceu, enlouquecendo nossas horas.

Que poderias ter feito de mais grave

do que o ato sem continuação, o ato em si,

o ato que não ousamos nem sabemos ousar,

porque depois dele não há nada?


Tenho razão para sentir saudade de ti,

de nossa convivência em falas camaradas,

simples apertar de mãos, nem isso, voz

modulando sílabas conhecidas e banais

que eram sempre certeza e segurança.


Sim, tenho saudades.

Sim, acuso-te porque fizeste

o não previsto nas leis da amizade e da natureza,

nem nos deixaste sequer o direito de indagar

por que o fizeste, por que te foste.


ANDRADE, Carlos Drummond. Farewell. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Record, 1998. 

Como as pessoas do discurso são articuladas na produção de efeitos de sentido?

  • A A primeira pessoa do singular é utilizada para expressar os sentimentos do eu lírico, enquanto a segunda pessoa do singular se refere diretamente à pessoa ausente.
  • B A primeira pessoa do plural é utilizada para incluir o leitor nos sentimentos do eu lírico, enquanto a terceira pessoa do singular descreve ações de terceiros.
  • C A segunda pessoa do singular é utilizada para expressar uma acusação direta, enquanto a terceira pessoa do plural é usada para generalizar ações.
  • D A terceira pessoa do singular é utilizada para descrever os sentimentos do eu lírico, enquanto a primeira pessoa do singular é usada para se referir a si mesmo.
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A propaganda de um novo produto utiliza a frase: “Este lançamento revolucionário vai transformar sua vida!”. No contexto da propaganda, é possível utilizar como sinônimo de revolucionário a palavra

  • A tradicional.
  • B único.
  • C diferente.
  • D inovador.
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A Amazônia registrou, em agosto de 2024, o maior número de queimadas dos últimos dez anos.



A Amazônia está em chamas. A floresta registrou 63 mil focos de fogo desde janeiro até agora. O número é o maior desde 2014 e pode aumentar, já que o levantamento é feito mês a mês e agosto ainda não terminou. Toda essa fumaça que cobre a floresta está viajando milhares de quilômetros.

Esse volume ainda se soma ao que vem do Pantanal, de Rondônia com a queimada no Parque Guajará-Mirim há um mês, e da Bolívia, formando uma densa camada cinza na atmosfera que é arrastada para o restante do mapa formando um "corredor de fumaça".



Disponível em: <https://g1.globo.com/meioambiente/noticia/2024/08/21/amazonia-tem-pior-temporada-de-queimadas-em17-anos-corredor-de-fumaca-se-espalha-e-afeta-10-estados.ghtml>. Acesso

em: 27 set. 2024..

A principal consequência das queimadas na Amazônia mencionada no texto é

  • A a redução da biodiversidade na região.
  • B a formação de uma densa camada cinza na atmosfera.
  • C a redução da área de floresta disponível para agricultura.
  • D a fumaça estar viajando por milhares de quilômetros.
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Outro empurrão desequilibrou-o. Voltou-se e viu ali perto o soldado amarelo que o desafiava, a cara enferrujada, uma ruga na testa. (...)
– Vossemecê não tem direito de provocar os que estão quietos.
– Desafasta bradou a polícia.
E insultou Fabiano, porque ele tinha deixado a bodega sem se despedir.
– Lorota, gaguejou o matuto. Eu não tenho culpa de vossemecê esbagaçar os seus possuídos no jogo?
Engasgou-se. A autoridade rondou por ali um instante desejosa de puxar questão. Não achando pretexto, avizinhou-se e plantou o salto da reiúna em cima da alpergata do vaqueiro.
- Isso não se faz moço, protestou Fabiano. (...)

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 41ª ed. São Paulo: Record, 1978, p. 29 e 30.

Quais são as atitudes da autoridade em relação a Fabiano?

  • A A autoridade agride e prende Fabiano.
  • B A autoridade ignora e deixa de lado Fabiano.
  • C A autoridade provoca e insulta Fabiano.
  • D A autoridade corrige e orienta Fabiano.
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Outro empurrão desequilibrou-o. Voltou-se e viu ali perto o soldado amarelo que o desafiava, a cara enferrujada, uma ruga na testa. (...)
– Vossemecê não tem direito de provocar os que estão quietos.
– Desafasta bradou a polícia.
E insultou Fabiano, porque ele tinha deixado a bodega sem se despedir.
– Lorota, gaguejou o matuto. Eu não tenho culpa de vossemecê esbagaçar os seus possuídos no jogo?
Engasgou-se. A autoridade rondou por ali um instante desejosa de puxar questão. Não achando pretexto, avizinhou-se e plantou o salto da reiúna em cima da alpergata do vaqueiro.
- Isso não se faz moço, protestou Fabiano. (...)

RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 41ª ed. São Paulo: Record, 1978, p. 29 e 30.

O tempo e o modo verbal do verbo destacado na frase “A autoridade rondou por ali um instante desejosa de puxar questão” é

  • A o pretérito perfeito do indicativo.
  • B o pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • C o futuro do presente do indicativo.
  • D o presente do subjuntivo.
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Leia o Texto 3 para responder a questão.

Texto 3

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar com um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. Embora a prevalência seja maior no sexo masculino, há casos também em mulheres.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro
Autista-TEA>. Acesso em: 24 set. 2024. [Adaptado].

No segundo parágrafo, há a oração “Embora a prevalência seja maior no sexo masculino, há casos também em mulheres”. O termo “embora” exerce função de

  • A concessão entre a primeira e segunda oração.
  • B adição entre a segunda e a primeira oração.
  • C conclusiva entre a primeira e segunda oração.
  • D explicativa entre a segunda e primeira oração.
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Leia o Texto 3 para responder a questão.

Texto 3

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar com um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. Embora a prevalência seja maior no sexo masculino, há casos também em mulheres.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Ressalta-se que o tratamento oportuno com estimulação precoce deve ser preconizado em qualquer caso de suspeita de TEA ou desenvolvimento atípico da criança, independentemente de confirmação diagnóstica.

Disponível em: <https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Transtorno-do-Espectro
Autista-TEA>. Acesso em: 24 set. 2024. [Adaptado].

Considere o excerto: “O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar com um repertório restrito de interesses e atividades”. Há desvio da norma padrão no uso da regência verbal em:

  • A “é um distúrbio do neurodesenvolvimento”.
  • B “caracterizado por desenvolvimento”.
  • C “padrões de comportamentos repetitivos”
  • D “apresentar com um repertório”.

Matemática

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O logotipo de uma empresa é uma figura geométrica de quatro vértices: A, B, C e D. Os lados AB e CD são paralelos e de mesma medida x. Os lados AC e BD são paralelos e de mesma medida y, com y diferente de x. Além disso, todos os ângulos internos dessa figura são retos. Que figura é essa?

  • A Retângulo.
  • B Quadrado.
  • C Losango.
  • D Trapézio.
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A soma das duas raízes da equação 3x2+2x-1=0 vale

  • A 0.
  • B 1/3.
  • C -2/3.
  • D -4/3.
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Uma família de seis pessoas precisa adquirir uma caixa d’água que suporte seu consumo diário de água. Se uma pessoa gasta 200 litros de água por dia, qual deve ser no mínimo, em metros cúbicos, a capacidade da caixa d’água que atenda a essa família? Lembre-se de que 1 metro cúbico equivale a 1.000 litros.

  • A 1.200,0 metros cúbicos.
  • B 120,0 metros cúbicos.
  • C 12,0 metros cúbicos.
  • D 1,2 metros cúbicos.
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Dois dos números mais importantes da Matemática são o número π, que representa o resultado da divisão do comprimento de um círculo pelo seu diâmetro, e o número e, que é a base dos logaritmos naturais. O número π e o número e pertencem, respectivamente, a quais conjuntos numéricos?

  • A Ambos aos irracionais.
  • B Irracionais e racionais.
  • C Ambos aos racionais.
  • D Racionais e irracionais.
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Quanto vale um terço do dobro da quarta parte de 100?

  • A 10/3.
  • B 20/3.
  • C 40/3.
  • D 50/3.
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Se o número 21.389 for multiplicado por 10, o valor posicional do 9 será

  • A 9.
  • B 90.
  • C 900.
  • D 9.000.
17

Um salgado e um refrigerante custam juntos R$ 15,00. Dois salgados e um refrigerante custam juntos R$ 24,00. Quanto custa dois refrigerantes?

  • A R$ 12,00.
  • B R$ 13,00.
  • C R$ 14,00.
  • D R$ 15,00.
18

Em uma loja, uma camisa estava sendo vendida por R$ 120,00. Durante uma promoção, a loja concedeu um desconto de 25% no valor da camisa. Qual foi o valor pago pelo cliente após o desconto?

  • A R$ 70,00.
  • B R$ 80,00.
  • C R$ 90,00.
  • D R$ 100,00.
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Considere três inteiros consecutivos. Sabendo que a soma desses três inteiros é 72, podemos afirmar que o produto entre eles é

  • A 10.900.
  • B 13.800.
  • C 14.500.
  • D 16.200.
20

Uma criança está construindo uma caixa decorativa para sua sala que consiste em um prisma regular com base hexagonal, feita de madeira. A base do prisma é um hexágono regular com lados medindo 6 cm, e a altura da caixa é de 20 cm. Ele também decide cobrir todas as faces da caixa com uma tinta especial. Para saber a quantidade de tinta necessária, ela precisa calcular a área total da superfície da caixa (considerando a área das bases e das faces laterais). Considerando √3 = 1,73, a área a ser pintada é de

  • A 907 cm2 .
  • B 943 cm2 .
  • C 960 cm2 .
  • D 972 cm2 .