Resolver o Simulado Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região - Mato Grosso do Sul - Assistente Social - FGV - Nível Superior

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Regimento Interno

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Jonatas, Vereador no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo, inconformado com determinada decisão tomada pelo Presidente da Casa Legislativa em questão de ordem, pretende apresentar recurso ao Plenário.
Nesse cenário, considerando as disposições do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, assinale a afirmativa correta.

  • A Emitido o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, independentemente de sua publicação, o recurso será, obrigatoriamente, incluído na pauta da ordem do dia da sessão ordinária seguinte, para deliberação do Plenário.
  • B Apresentado o recurso, o Presidente poderá se retratar da decisão anteriormente tomada na questão de ordem, encaminhando a sua manifestação para ratificação do Plenário.
  • C A Comissão de Constituição e Justiça terá o prazo de dois dias úteis, prorrogável, uma única vez, por igual período, para emitir parecer sobre o recurso.
  • D O recurso formulado por escrito deverá ser proposto dentro do prazo improrrogável de cinco dias úteis, contados da decisão do Presidente.
  • E até a deliberação do Plenário sobre o recurso, a decisão tomada pelo Presidente na questão de ordem ficará suspensa.
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Comissões são grupos parlamentares criados pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, constituídos por Vereadores com representação proporcional às bancadas partidárias.

Assinale a alternativa que apresenta uma Comissão Permanente de Caráter Técnico-Legislativo.

  • A Comissão do Idoso e da Assistência Social.
  • B Comissão de Educação, Cultura e Esportes.
  • C Comissão de Relações Internacionais.
  • D Comissão de Meio Ambiente.
  • E Comissão de Direito dos Animais.
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Caio, Prefeito do Município de São Paulo, apresentou um determinado projeto de lei, o qual foi distribuído à Comissão de Finanças e Orçamentos da Casa Legislativa, para que haja a designação de relatores ou de subcomissão e, na sequência, a emissão de parecer no tocante à matéria de sua competência regimental.

Nesse cenário, considerando as disposições do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, é correto afirmar que

  • A para emitir parecer sobre qualquer matéria, cada Comissão terá o prazo de quinze dias, prorrogável por mais oito dias pelo Presidente da Mesa, a requerimento devidamente fundamentado.
  • B nos projetos em que for solicitada urgência pelo Prefeito, o prazo para que cada Comissão emita parecer sobre a matéria fica reduzido a oito dias, vedada a prorrogação.
  • C os relatores ou a Subcomissão terá o prazo de quinze dias para manifestar-se por escrito, a partir da data da distribuição do projeto de lei.
  • D o Presidente da Comissão, dentro do prazo máximo de cinco dias úteis, designará os respectivos relatores ou a Subcomissão.
  • E o prazo para a apresentação do parecer começa a correr no dia em que o processo der entrada na Comissão.
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Com estrita observância da sistemática regimental, foi instituída determinada Comissão Mista do Congresso Nacional. Ao analisar o Regimento Interno do Congresso Nacional, João, sócio-gerente da sociedade empresária Alfa, que tinha interesse no resultado da deliberação dessa Comissão e iria acompanhar os respectivos trabalhos, concluiu que:

I. O calendário de tramitação da matéria sujeita ao exame da Comissão deve constar das Ordens do Dia do Congresso Nacional, do Senado e da Câmara dos Deputados;

II. Os trabalhos só serão iniciados com a presença mínima de um quarto de sua composição; e

III. No prazo de oito dias, a partir da instalação da Comissão, o Congressista poderá apresentar emendas, que deverão ser, em seguida, despachadas pelo Presidente.

Nesse caso, é correto afirmar, acerca dessas conclusões, que

  • A todas estão certas.
  • B todas estão erradas.
  • C apenas a observação III está certa.
  • D apenas as observações I e II estão certas.
  • E apenas as observações II e III estão certas.
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Após a atuação do Senado Federal como Casa Iniciadora na apreciação do Projeto de Lei Ordinária nº X, apresentado pelo Senador João, o projeto aprovado foi encaminhado à Câmara dos Deputados.

No âmbito da Casa revisora, foi observado o seguinte:

I. A aprovação de retificação de incorreções de linguagem no âmbito do Art. 1º do projeto, sem alteração de sentido.

II. A aprovação de emenda supressiva do Art. 2º do projeto.

III. A aprovação de emenda aditiva, acrescendo-se um novo Art. 3º ao projeto, com a renumeração do Art. 3º existente e dos demais artigos subsequentes; e

IV. O fato de o Projeto de Lei Ordinária nº Y, apresentado pela Deputada Federal Maria, tramitar há mais tempo na Câmara dos Deputados, foi dada prioridade, nesta Casa Legislativa, à discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº X.

À luz da sistemática estabelecida na Resolução nº 1/1970, do Congresso Nacional, assinale a afirmativa correta.

  • A As deliberações I, II e III exigem que o Projeto de Lei Ordinária nº X retorne à Casa Iniciadora.
  • B A situação descrita em IV reflete inversão da ordem de prioridade estabelecida regimentalmente. A situação descrita em IV reflete inversão da ordem de prioridade estabelecida regimentalmente.
  • C As deliberações I e II, por si sós, dispensariam o retorno do Projeto de Lei Ordinária nº X à Casa iniciadora.
  • D A situação IV descumpre a exigência regimental de tramitação simultânea dos Projetos de Lei Ordinária X e Y, em razão da conexão existente entre eles.
  • E As deliberações II e III, não a I, por si sós, exigem que o Projeto de Lei Ordinária nº X retorne à Casa iniciadora, não havendo irregularidade na situação descrita em IV.
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Ao fim do segundo período legislativo da segunda sessão legislativa ordinária da legislatura nº YY, o Presidente da República editou o Decreto nº X, o qual, consoante a opinião generalizada dos especialistas na área, exorbitou dos limites do poder regulamentar. Esse fato levou um Deputado Federal a requerer a sustação do referido Decreto pelo Congresso Nacional.

Sobre a hipótese, considerando a sistemática regimental, assinale a afirmativa correta.

  • A A apreciação da matéria deve necessariamente aguardar o fim do recesso parlamentar, considerando que a atuação da Comissão Representativa do Congresso Nacional está adstrita às medidas previstas em numerus clausus no Regimento.
  • B A apreciação da matéria ficará a cargo da Comissão Representativa do Congresso Nacional, que exercerá a plenitude das competências do Poder Legislativo no período de recesso.
  • C A apreciação da matéria ficará a cargo da Comissão Mista Temporária do Congresso Nacional, que exercerá a plenitude das competências do Poder Legislativo no período de recesso.
  • D A sustação do Decreto nº X exige maioria qualificada dos membros do Congresso Nacional, o que configura exceção à possibilidade de atuação da Comissão Representativa.
  • E A Comissão Representativa do Congresso Nacional pode sustar o Decreto nº X, desde que se caracterize a necessidade de medida cautelar de caráter urgente.
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O Presidente da República editou a Medida Provisória nº XX, na qual foi aberto crédito extraordinário à lei orçamentária anual. Ao tomar conhecimento desse fato, Ana, estagiária no âmbito do Congresso Nacional (CN), questionada por uma colega de estágio em relação a aspectos da tramitação desse ato normativo no âmbito do Poder Legislativo, afirmou que:

I. a Comissão Mista, cujas designação, instalação e funcionamento são disciplinadas pela Resolução nº 1/2002 do CN, deve emitir parecer sobre a Medida Provisória nº XX;

II. essa Comissão, designados os seus integrantes, terá o prazo de 48 horas para a sua instalação, quando, entre outras medidas, será designado relator para a matéria; e

III. ao relator revisor é vedado exercer as funções de relatoria na Casa diversa da do relator da Medida Provisória nº XX.

À luz das normas regimentais aplicáveis à matéria, é correto afirmar, em relação às observações de Ana, que

  • A todas estão certas.
  • B todas estão erradas.
  • C apenas I está certa.
  • D apenas II e III estão certas.
  • E apenas I e III estão certas.
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Sobre o papel do Corregedor da Câmara dos Deputados nos processos administrativos disciplinares de competência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, assinale a afirmativa correta.

  • A O Corregedor participa das deliberações do Conselho, com direito a voz e voto.
  • B O Corregedor pode ser ouvido, perante o Conselho, como amicus curiae, nos processos cuja instrução tenha realizado.
  • C O Corregedor deve presidir o Conselho quando forem objeto de apuração condutas que podem acarretar a perda do mandato.
  • D O Corregedor é organicamente autônomo em relação ao Conselho, de modo que não há influência ou participação recíproca na atuação de ambos.
  • E O Corregedor, embora não participe das deliberações do Conselho, deve promover as diligências de sua alçada necessárias ao esclarecimento dos fatos investigados.
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Maria, Deputada Federal, foi informada pelo partido político ao qual estava filiada de que ela teria celebrado acordo cujo objeto era a posse de suplente, o que afrontaria o Código de Ética e Decoro Parlamentar.

Sobre a conduta que é atribuída a Maria, à luz do arcabouço normativo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, assinale a afirmativa correta.

  • A Somente será apreciada mediante provas.
  • B Somente será apreciada após a autorização da Mesa.
  • C Somente será apreciada após a apreciação do Presidente da Câmara.
  • D Será apreciada mesmo que não sejam apresentadas provas nesse sentido.
  • E Somente será apreciada mediante autorização preliminar da maioria simples dos membros do Conselho.
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Pedro, Deputado Federal, tomou conhecimento, de modo informal, da existência, no âmbito do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, de representação na qual era apontado como autor de condutas que, alegadamente, eram incompatíveis com o decoro parlamentar.

As condutas descritas na representação eram as seguintes:

I. praticar ofensas físicas contra outro parlamentar nas dependências da Câmara;

II. perceber, em proveito próprio, no exercício de atividade parlamentar, vantagem econômica indevida; e

III. fraudar o andamento dos trabalhos legislativos para alterar o resultado da deliberação.

Segundo o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, na perspectiva da classificação dos atos incompatíveis com o decoro parlamentar, é correto afirmar que

  • A todas as condutas descritas enquadram-se nessa espécie de ilícito.
  • B apenas as condutas I e II enquadram-se nessa espécie de ilícito.
  • C apenas as condutas II e III enquadram-se nessa espécie de ilícito.
  • D apenas a conduta I enquadra-se nessa espécie de ilícito.
  • E apenas a conduta III enquadra-se nessa espécie de ilícito.

Serviço Social

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João, pessoa com deficiência física de natureza motora, vive com o pai, a mãe e três irmãos solteiros, sendo todos maiores de 21 anos. Apesar de receber uma pensão especial de natureza indenizatória, no valor de um salário mínimo, tendo a família a renda mensal total de três salários mínimos, requereu a fruição do benefício de prestação continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, sob o argumento de não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. O requerimento, no entanto, foi denegado, sob o argumento de não terem sido preenchidos os requisitos legais. João, no entanto, ficou irresignado com o indeferimento, pois o benefício deveria ser concedido em razão:

I. do grau de sua deficiência;
II. de sua dependência de terceiros; e
III. do comprometimento de parte do orçamento familiar com gastos médicos não supridos pelo SUS.

À luz da sistemática estabelecida pela Lei nº 8.742/1993, é correto afirmar que João:

  • A não é elegível para o recebimento do benefício, por receber uma pensão especial de natureza indenizatória;
  • B não é elegível para o recebimento do benefício, considerando que a renda familiar mensal per capita é superior a um quarto do salário mínimo;
  • C é elegível para o recebimento do benefício, sendo que apenas o argumento apresentado em II pode ser utilizado para contornar o óbice apresentado pelo valor da renda familiar per capita;
  • D é elegível para o recebimento do benefício, sendo que apenas os argumentos apresentados em I e II podem ser utilizados para contornar o óbice apresentado pelo valor da renda familiar per capita; 
  • E é elegível para o recebimento do benefício, pois os argumentos apresentados em I, II e III podem ser utilizados para contornar o óbice apresentado pelo valor da renda familiar per capita.
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O atual código de ética profissional dos assistentes sociais estabelece o sigilo profissional como um direito do assistente social que protegerá o usuário em tudo aquilo de que tome conhecimento como decorrência do exercício profissional.

A quebra do sigilo é admissível apenas

  • A quando o assistente social testemunhar em juízo, em ação referente a um usuário por ele atendido.
  • B quando o assistente social atua como perito judicial.
  • C quando o assistente social atua em situações que envolvem crianças e adolescentes.
  • D em situações cuja gravidade possa trazer prejuízo financeiros ao usuário, a terceiros e à coletividade.
  • E em situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade.
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Um dos grandes desafios que se coloca aos assistentes sociais, na atualidade, é tornar o projeto ético-político um guia efetivo para o exercício profissional, consolidando-o por meio de sua efetiva implementação.

Para se alcançar esse objetivo é necessário

  • A descredenciar os cursos de graduação em serviço social na modalidade EAD - Ensino à Distância.
  • B articular as dimensões organizativas, acadêmicas e legais que sustentam esse projeto com a realidade do trabalho cotidiano.
  • C estabelecer um exame nacional promovido pelo CFESS para a obtenção do registro profissional em serviço social.
  • D aumentar o número de cursos de serviço social nas universidades públicas para garantir o acesso universal à formação em serviço social
  • E incrementar o diálogo com a categoria através das redes sociais.
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É verdade que muitas das requisições feitas ao profissional de serviço social são de ordem instrumental, exigindo respostas no mesmo nível.

Segundo estudiosos, reconhecer e atender às requisições técnico-instrumentais da profissão não significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês, mas isso pode vir a ocorrer quando o assistente social

  • A reduz a intervenção profissional à sua dimensão técnico-instrumental.
  • B não domina os instrumentos com a devida habilidade.
  • C desconhece os objetivos institucionais.
  • D desconhece a legislação relativa aos direitos sociais.
  • E desconhece os princípios éticos que regem a profissão.
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O tema instrumentalidade no serviço social remete, à primeira vista, ao uso dos instrumentos e técnicas no cotidiano profissional do assistente social.

A instrumentalidade, entretanto, segundo os estudiosos dos fundamentos do serviço social, se refere

  • A à justa articulação entre a teoria e a prática.
  • B à importância da formação continuada para assegurar as boas práticas profissionais.
  • C ao projeto ético político da profissão.
  • D aos fundamentos teórico-metodológicos da profissão.
  • E a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico.
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No processo de ruptura com o conservadorismo, o Serviço Social deixou de tratar as políticas sociais como uma questão de demanda da população carente a ser ofertada no marco do sistema capitalista, para concebê-la como meio de acesso aos direitos sociais e à defesa da democracia.

Nesse contexto, mais do que operacionalizar as políticas sociais, faz-se necessário

  • A buscar formas mais eficazes de gestão das políticas sociais, para reduzir os gastos públicos.
  • B conhecer as contradições colocadas pelas expressões da questão social para pensar as políticas sociais como respostas a situações indignas de vida da população pobre.
  • C desenvolver políticas sociais com foco nas famílias com crianças em tenra idade, em atenção ao princípio do melhor interesse das crianças e dos adolescentes.
  • D mobilizar ações voluntárias para suprir as políticas sociais, em tempos de crise econômica.
  • E promover a orientação das famílias pobres, para evitar que se tornem dependentes das políticas sociais.
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A atuação profissional dos assistentes sociais com relação às demandas das populações LGBT tem sido reconhecida como uma prática que rompe com os preconceitos, direcionando-se ao reconhecimento da condição de sujeitos detentores de direitos civis, sociais e políticos.

Nessa direção, estudiosos recomendam que o assistente social que atua no processo relacionado ao preconceito e discriminação contra LGBT deve, em primeiro lugar, atender as demandas urgentes e, em segundo lugar,

  • A romper com as ordens morais socialmente impostas, possibilitando a emancipação, construção da cidadania e fuga da subalternidade.
  • B obter mais informações sobre o psiquismo das pessoas LGBT para realizar intervenções em nível terapêutico.
  • C romper com a perspectiva imediatista para promover ações voltadas ao ajustamento das famílias à realidade das pessoas LGBT.
  • D realizar o acompanhamento das pessoas LGBT para promover ajustes eficazes ao ambiente, evitando maiores conflitos.
  • E orientar as pessoas LGBT para lidar melhor com seus próprios conflitos, evitando se expor ainda mais a situações de violência.
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O Conjunto CFESS-CRESS, tem pautado o debate sobre a homofobia na perspectiva da viabilização dos direitos humanos, desafiando algumas resistências em reconhecer o direito à livre expressão da afetividade e da sexualidade humana. A categoria tem avançado na busca pela defesa dos direitos da população LGBT, tratando a homofobia como uma expressão da questão social que deve ser combatida.

O evento em que o debate sobre sexualidades foi promovido pela primeira vez no Serviço Social, conferindo visibilidade a um tema que, até o momento, transitava nos interstícios da profissão, de maneira informal, foi o

  • A X CBAS - Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2001.
  • B Encontro Nacional de Pesquisadores de Serviço Social (ENPESS) realizado em Brasília, DF, no ano de 1990.
  • C Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESS) realizado na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1986.
  • D III CBAS, também conhecido como “Congresso da Virada”, realizado em São Paulo, no ano de 1979.
  • E Seminário Alto da Boa Vista, promovido pelo CBCISS – Centro Brasileiro de Cooperação Internacional de Serviço Social, no Rio de Janeiro, no ano de 1984.
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A exploração das mulheres na divisão do trabalho, numa perspectiva de gênero, impõe a discussão de como a questão social se expressa na inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Segundo os estudiosos do tema, o crescimento da contratação de mulheres nas redes produtivas globalizadas está relacionado ao fato de esta forma de exploração do trabalho aproveitar-se das construções sociais de gênero para contratar mulheres por suporem que as mulheres

  • A não tem tempo para mobilizações por direitos trabalhistas.
  • B são mais capazes de realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo.
  • C são mais minuciosas e mais dedicadas ao trabalho.
  • D suportam mais as condições adversas e são uma mão-de-obra mais barata.
  • E são mais fáceis de ser controladas, devidos às responsabilidades com os filhos.
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É consenso, na literatura do Serviço Social, a convergência entre o ideário da Reforma Psiquiátrica brasileira com os fundamentos do projeto ético-político do Serviço Social.

Entre os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, assinale aquele que converge com o princípio basilar da Reforma Psiquiátrica de contribuir para a construção de outra relação entre a sociedade, o louco e a loucura, mudando o imaginário social.

  • A Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código.
  • B A luta pela eliminação de todas as formas de preconceito.
  • C Autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
  • D Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária.
  • E Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática.

Estatuto da Pessoa Idosa - Lei nº 10.741 de 2003

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Se a pessoa idosa ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento:

  • A na esfera do Poder Judiciário;
  • B no âmbito da assistência social;
  • C na esfera do Ministério Público;
  • D no âmbito da Defensoria Pública;
  • E na esfera dos núcleos de práticas jurídicas.
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De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, referente à pessoa idosa, é de atribuição:

  • A do Instituto Nacional de Seguridade Social;
  • B do Poder Judiciário, no âmbito federal;
  • C da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia;
  • D da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público;
  • E do Poder Judiciário, no âmbito estadual.
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Na legislação brasileira, em um concurso público, o primeiro critério de desempate é:

  • A cota racial, dando-se primazia ao candidato preto ou pardo;
  • B idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada;
  • C juventude, dando-se vantagem ao candidato de idade menos elevada;
  • D deficiência física, tendo prioridade o candidato portador de necessidades especiais;
  • E hipossuficiência, com predileção o candidato que pertença a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais.
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De acordo com o Estatuto do Idoso, a prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de:

I. vacinação em domicílio.
II. atendimento domiciliar, incluindo a internação, para quem dele necessitar e esteja impossibilitado de se locomover.
III. cadastramento da população idosa em base territorial.

Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III.
  • E I, II e III.
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Antônio e Edith são  professores do ensino fundamental I e tiveram a ideia de desenvolver uma  semana  de  atividades sobre a velhice. Diante de sua proposta, alguns pais de alunos se mobilizaram de forma contrária, alegando que as  crianças  são muito pequenas  para ter acesso  a informações  sobre  isso.

De acordo  com o Estatuto da  Pessoa Idosa:

  • A esse e outros temas sensíveis só podem ser abordados no ensino médio;
  • B os pais devem autorizar que esses conteúdos sejam ministrados aos seus filhos em tão tenra idade;
  • C as crianças não  devem ser expostas a informações sobre velhice e decrepitude, segundo  pesquisas sobre a primeira infância;
  • D as atividades podem acontecer como parte de estratégias para eliminação do preconceito e produção de conhecimentos sobre a matéria;
  • E as discussões sobre o tema de envelhecimento só devem ser ofertadas a partir do ensino fundamental II, pois remetem à finitude da vida, o que demanda maturidade dos discentes.
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O idoso José Maurício de 81 anos é acolhido em instituição filantrópica e está impossibilitado de se locomover, em função de um AVC que aconteceu há 15  anos. 

No acompanhamento  de seu  quadro  de saúde:

  • A os filhos do idoso têm que peticionar  à Vara do Idoso para ele ser atendido em  domicílio;
  • B José Maurício tem o direito de ser  atendido em domicílio segundo o disposto na lei;
  • C os netos de  José Maurício devem ser responsáveis  por leválo  para todos os tratamentos  necessários.
  • D o gerente da instituição  de longa permanência  de idosos deve  custear o translado  para  os tratamentos do Sr. José Maurício;
  • E o Ministério Público deve estabelecer parceria com a prefeitura para atendimento domiciliar do idoso.
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Dona Lúcia, 80 anos, viúva, tem como renda a pensão de 1 salário mínimo que seu marido lhe deixou. Dona Lúcia tem dois filhos: Cristiane, auxiliar de serviços gerais, e Sérgio, dono de uma loja de materiais de construção. Dona Lúcia tem dificuldades para se manter com sua pensão. 

De acordo com o Estatuto da Pessoa Idosa:

  • A dona Lúcia tem direito ao Benefício de Prestação Continuada porque é idosa;
  • B Cristiane não tem obrigações com relação à mãe porque ganha pouco;
  • C dona Lúcia pode escolher pedir alimentos só para Sérgio;
  • D dona Lúcia não tem direito a alimentos porque tem renda de aposentadoria;
  • E os deveres de alimentos entre pais e filhos não são recíprocos.
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Célia, 69 anos, foi surpreendida dentro de um supermercado furtando produtos de beleza e higiene pessoal e proferiu impropérios racistas contra o funcionário que a abordou. Considerando o disposto na legislação, é correto afirmar que:

  • A pessoas idosas infratoras são inimputáveis;
  • B a pessoa idosa pode responder civil e criminalmente pelos seus atos;
  • C Célia deverá ser tutelada por algum parente, que se responsabilizará por seus atos;
  • D a acusação contra a idosa é uma clara manifestação de etarismo e misoginia;
  • E o quadro de transtorno de personalidade de Célia pode levar à sua interdição civil.
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A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) é uma região integrada de desenvolvimento econômico para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e do Distrito Federal. Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal, aos Estados de Goiás e Minas Gerais e aos Municípios que a integram, relacionados com as diversas áreas, entre elas o transporte de passageiros. 

Idosos residentes em uma das cidades goianas que integram a região da RIDE, buscaram o Ministério Público para relatar múltiplas violações de seus direitos no transporte de passageiros. Considerando o Estatuto do Idoso, no contexto do direito ao transporte, assinale a afirmativa correta.

  • A Para que o idoso tenha acesso à gratuidade no transporte semi-urbano deverá apresentar contracheque ou carteira de trabalho para comprovar a renda de até 2 (dois) salários mínimos.
  • B O Estatuto do Idoso assegura aos maiores de 60 (sessenta) anos a gratuidade dos transportes coletivos públicos urbanos e semi-urbanos, exceto nos serviços seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
  • C Conforme preceitua o Estatuto do Idoso, os veículos de transporte coletivo, deverão manter 10% (dez por cento) dos assentos reservados para pessoas idosas, devidamente identificados com a placa “reservado preferencialmente para pessoas idosas".
  • D No caso das pessoas compreendidas na faixa etária acima de 65 (sessenta e cinco) anos, ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte.
  • E No transporte semi-urbano a gratuidade está vinculada a reserva de 2 (duas) vagas por veículo para pessoas idosas com renda igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.
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De acordo com o Estatuto do Idoso, a prevenção e a manutenção da saúde da pessoa idosa serão efetivadas por meio de

  • A cadastramento da população idosa em base territorial.
  • B atendimento especializado, se portador de deficiência física.
  • C vacinação em domicílio para aqueles acima de 65 anos.
  • D capacitação e treinamento a cuidadores familiares.
  • E visita domiciliar pela perícia médica do INSS.