Resolver o Simulado Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região - Mato Grosso do Sul - Assistente Social - FGV - Nível Superior

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Administração Pública

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Na fase de avaliação das Políticas Públicas, os burocratas alimentam os sistemas de controle com dados relevantes, fornecem informações aos políticos sobre o progresso da implementação e recebem feedback, incluindo críticas e sugestões, dos beneficiários.
Assinale a opção que apresenta a categoria de burocrata que tem alto grau de discricionariedade.

  • A Alpinistas – burocratas pragmáticos.
  • B Devotos – burocratas fiéis a uma linha de política pública.
  • C Conservadores – burocratas resistentes a mudanças.
  • D Defensores – burocratas fiéis a uma organização.
  • E Nível da rua – burocratas em contato direto com o público.
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A participação ativa e transparente dos atores no processo de Políticas Públicas são essenciais para promover a qualidade das políticas e prevenir práticas de corrupção.
Assinale a opção que indica os atores responsáveis pela elaboração das “10 Medidas Contra a Corrupção”, uma proposta para tornar mais rigoroso o sistema punitivo para crimes contra a Administração Pública e a adoção do caixa dois nas campanhas eleitorais.

  • A Promotores Públicos.
  • B Prefeitos Municipais.
  • C Deputados Federais.
  • D Defensoria Pública.
  • E Meios de Comunicação.
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O processo de elaboração de Políticas Públicas, conhecido como policy-making process ou ciclo de políticas públicas, é um modelo que organiza e interpreta o desenvolvimento de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes, facilitando sua compreensão e gestão ao longo do tempo.
Assinale a opção que apresenta a diferença entre predições e conjecturas para prever os resultados de Políticas Públicas.

  • A As predições são sempre baseadas em métodos puramente intuitivos, enquanto as conjecturas se apoiam em teorias matemáticas, como a teoria dos jogos.
  • B Conjecturas são métodos formais que utilizam estimativas de eficiência econômica, enquanto predições são desenvolvidas a partir de juízos intuitivos.
  • C As predições são realizadas apenas quando há recursos financeiros e tempo disponíveis, enquanto as conjecturas podem ser elaboradas com base em fóruns e debates, independentemente de condições econômicas.
  • D As predições utilizam métodos teórico-dedutivos, como a análise de correlações e a programação linear, enquanto as conjecturas se baseiam em aspectos intuitivos ou emocionais, frequentemente oriundos da experiência dos policymakers.
  • E As conjecturas são mais precisas do que as predições, pois se baseiam no conhecimento empírico de policymakers.
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A gestão de processos, alinhada à Metodologia DOMP™, busca otimizar a eficiência organizacional, ao mapear, analisar e melhorar continuamente os fluxos de trabalho, garantindo maior agilidade e qualidade na entrega de resultados por meio de uma abordagem estruturada e orientada por dados.

Acerca da Metodologia DOMP™, assinale a afirmativa correta.

  • A É limitada a processos de manufatura e não pode ser aplicada em outros tipos de negócio.
  • B Foca exclusivamente no uso de softwares específicos para modelagem de processos.
  • C Não permite a integração de dados com softwares de Workflow ou Business Process Management System (BPMS).
  • D Baseia-se apenas em análises financeiras para a otimização dos processos de negócio.
  • E Inclui diretrizes, formulários eletrônicos e regras de negócio para mapear, analisar, modelar, implantar e gerenciar processos de qualquer tipo de negócio.
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A Metodologia DOMP™ é fundamental para a gestão de processos, pois apresenta um framework estruturado que se inicia com o mapeamento e a análise crítica dos processos, o que permite identificar as ineficiências.
Assinale a alternativa que apresenta o propósito da Metodologia DOMP™.

  • A Desenvolver softwares específicos para a gestão de processos de negócio.
  • B Criar padrões internacionais para certificação de processos de negócio.
  • C Realizar auditorias financeiras em processos de negócio de diferentes setores.
  • D Prover o treinamento e a capacitação exclusiva para usuários de software de BPM.
  • E Oferecer um conjunto de diretrizes, formulários e regras para mapear e gerenciar processos de negócio.
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O processo organizacional integra planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação, garantindo que os recursos e os esforços da organização sejam alinhados de forma eficiente para alcançar seus objetivos estratégicos.
Sobre os diferentes tipos de planejamento, analise as afirmativas a seguir.

I. O planejamento conservador está voltado para a estabilidade e para a manutenção da situação existente.
II. O planejamento otimizante está voltado para a adaptabilidade e a inovação da organização.
III. O planejamento adaptativo está voltado para as contingências e para o futuro da organização.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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O Município de Cidade Jardim implementou uma iniciativa de governo aberto com o objetivo de promover a transparência, a participação cidadã e a responsabilidade na gestão pública.
Assim, a administração municipal decidiu lançar um portal de transparência, realizar audiências públicas regulares e publicar relatórios de desempenho para garantir que os cidadãos tivessem acesso à informação e pudessem influenciar as decisões governamentais.
Relacione os termos a seguir aos seus respectivos objetivos.

I. Audiências Públicas.
II. Portal da Transparência.
III. Relatórios de Desempenho.

( ) Facilitar o acesso à informação e permitir que os cidadãos monitorem como os recursos públicos estão sendo utilizados.
( ) Promover a participação cidadã na tomada de decisões e garantir que as vozes da comunidade sejam ouvidas.
( ) Aumentar a accountability, permitindo que a população avalie a performance da Administração Pública.

Assinale a opção que indica, segundo a ordem apresentada, a correspondência correta.

  • A II – III – I.
  • B II – I – III.
  • C I – II – III.
  • D I – III – II.
  • E III – I – II.
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Um município realizou uma licitação para a construção de uma nova escola. Durante a execução do contrato, surgiram denúncias de superfaturamento e má qualidade na obra. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou uma auditoria e pediu esclarecimentos ao gestor responsável.
Com base na situação apresentada, assinale a opção que melhor exemplifica a aplicação do conceito de accountability na Administração Pública.

  • A O TCE ignora as denúncias, considerando-as sem fundamento.
  • B O gestor decide não responder ao TCE, alegando que a obra está dentro dos padrões de qualidade.
  • C A empresa responsável pela construção da escola recusa-se a prestar contas sobre os materiais usados na obra.
  • D O Prefeito decide suspender o contrato da obra sem consultar o TCE e sem fornecer explicações à população.
  • E O gestor publica o relatório de execução da obra, apresenta razões de defesa quanto às irregularidades ao TCE (que as aceita) e corrige os erros identificados.
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A criação e o fortalecimento dos Conselhos de Usuários são fundamentais para a construção de uma Administração Pública mais democrática e responsiva às demandas da sociedade.
Sobre a ação desses Conselhos, assinale a afirmativa correta.

  • A Dificultam a inovação.
  • B Promovem a accountability.
  • C Criam burocracias desnecessárias.
  • D Diminuem a legitimidade das decisões.
  • E Criam dificuldades para a melhoria contínua.
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Sobre os objetivos das avaliações de políticas públicas, previstos na NBASP 9020, assinale a afirmativa correta.

  • A A accountability busca demonstrar em que medida uma política alcançou seus objetivos, se os recursos foram bem aplicados e quais os seus impactos.
  • B O fortalecimento institucional busca entender o que funciona e o porquê.
  • C A produção de conhecimento busca garantir que há uma justificativa para a política pública e que os recursos foram aplicados adequadamente.
  • D A implementação busca desenvolver a capacidade entre os participantes da política pública.
  • E O monitoramento busca analisar o desenho da política pública para atuar em período anterior à sua execução.

Serviço Social

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João, pessoa com deficiência física de natureza motora, vive com o pai, a mãe e três irmãos solteiros, sendo todos maiores de 21 anos. Apesar de receber uma pensão especial de natureza indenizatória, no valor de um salário mínimo, tendo a família a renda mensal total de três salários mínimos, requereu a fruição do benefício de prestação continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, sob o argumento de não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. O requerimento, no entanto, foi denegado, sob o argumento de não terem sido preenchidos os requisitos legais. João, no entanto, ficou irresignado com o indeferimento, pois o benefício deveria ser concedido em razão:

I. do grau de sua deficiência;
II. de sua dependência de terceiros; e
III. do comprometimento de parte do orçamento familiar com gastos médicos não supridos pelo SUS.

À luz da sistemática estabelecida pela Lei nº 8.742/1993, é correto afirmar que João:

  • A não é elegível para o recebimento do benefício, por receber uma pensão especial de natureza indenizatória;
  • B não é elegível para o recebimento do benefício, considerando que a renda familiar mensal per capita é superior a um quarto do salário mínimo;
  • C é elegível para o recebimento do benefício, sendo que apenas o argumento apresentado em II pode ser utilizado para contornar o óbice apresentado pelo valor da renda familiar per capita;
  • D é elegível para o recebimento do benefício, sendo que apenas os argumentos apresentados em I e II podem ser utilizados para contornar o óbice apresentado pelo valor da renda familiar per capita; 
  • E é elegível para o recebimento do benefício, pois os argumentos apresentados em I, II e III podem ser utilizados para contornar o óbice apresentado pelo valor da renda familiar per capita.
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Em 2008 foi promulgada a Lei nº 11.698/2008, que instituiu a obrigatoriedade da guarda compartilhada “sempre que possível” e mais adiante, a Lei nº 13.058/2014 instituiu a guarda compartilhada como “regra”, retirando a expressão “sempre que possível” da lei anterior. Embora seja considerada um avanço para as mulheres, liberando-as do encargo de cuidarem sozinhas dos filhos após o divórcio, há divergências quanto a esses avanços.
Segundo os estudiosos das relações de gênero, a guarda compartilhada não pode ser associada automaticamente à igualdade de gênero porque a guarda compartilhada

  • A é um regime que desequilibra as relações entre os pais das crianças.
  • B prejudica o desenvolvimento das crianças e as mães serão responsabilizadas.
  • C impôs às mulheres vítimas de violência a manutenção do contato contínuo com o seu agressor.
  • D só funciona quando há bom entendimento entre os pais.
  • E não se aplica à realidade brasileira, onde a desigualdade entre os gêneros é muito grande.
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As iniciativas reformadoras em psiquiatria atravessam a história, mas a novidade deste processo que chamamos de reforma psiquiátrica e vai culminar com a promulgação da Lei 10.216, no ano de 2010, tem uma marca distintiva, em que a noção de reforma ganha uma inflexão diferente.
Essa marca distintiva, segundo os pesquisadores da reforma psiquiátrica brasileira, reside no fato de que a crítica ao asilo

  • A visa ao seu aperfeiçoamento e à humanização dos serviços ambulatoriais.
  • B é feita em tom moderado, para evitar uma reação dos setores mais conservadores.
  • C foi assumida pelos médicos, que não demonstraram resistência aos novos parâmetros propostos pela reforma.
  • D questiona a eficácia dos psicofármacos, provocando um retrocesso nas pesquisas sobre os seus efeitos.
  • E deixa de visar seu aperfeiçoamento ou humanização, vindo a incidir sobre os próprios pressupostos da psiquiatria.
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Desde a entrada em vigor do Estatuto da Criança e do Adolescente, as ações voltadas a esta população, no âmbito do Poder Judiciário brasileiro, são norteadas pelo princípio do melhor interesse da criança. Apesar dos avanços nos marcos legais, materializados pela legislação em vigor, as contradições se mostram persistentes.
Entre as afirmativas abaixo, assinale a que expressa a mais evidente das contradições existentes na adesão ao princípio do super interesse.

  • A A adesão ao princípio do melhor interesse não se aplica às crianças e adolescentes das famílias das classes afluentes, pois estas são capazes de suprir suas necessidades materiais e afetivas.
  • B A adesão ao princípio do melhor interesse da criança conflita com o interesse dos educadores, limitando a autonomia das instituições de ensino em aplicar medidas para disciplinar os estudantes.
  • C A adesão ao princípio do melhor interesse da criança aumentou a dependência das famílias pobres em relação ao Estado.
  • D A adesão ao “princípio do superior interesse” não resultou, necessariamente, em avanços nas condições de vida das crianças e adolescentes, sobretudo, diante da consolidação do sistema neoliberal e seus impactos nas políticas sociais.
  • E A adesão ao princípio do melhor interesse da criança impôs limites ao poder familiar que comprometem o equilíbrio das famílias.
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O debate sobre a Lei da Alienação Parental, no âmbito do serviço social adquire maior visibilidade com a emissão de uma nota técnica sobre o assunto, pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), no ano de 2022.
A nota recupera o percurso realizado pelos assistentes social sobre o assunto, para recomendar que os profissionais de serviço social, em seus relatórios, que

  • A utilizem o termo alienação parental apenas em situação de grave ameaça ao rompimento do vínculo entre a criança e família.
  • B não utilizem o termo síndrome para se referir à ocorrência de alienação parental.
  • C utilizem os argumentos da lei, abstendo-se de usar o termo alienação parental.
  • D não utilizem o termo “alienação parental.
  • E identifiquem, de acordo com a doutrina da alienação parental, quem pratica os atos.
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A produção de documentos e a emissão de opinião técnica por profissionais de Serviço Social, por meio de diversos tipos de registros, como informes, relatórios, laudos e pareceres, faz parte das atribuições e competências profissionais de assistentes sociais. Embora não exista um modelo ideal de relatórios, laudos e pareceres, pois os profissionais gozam de autonomia, existem parâmetros que devem ser considerados na elaboração de um laudo social em uma ação judicial. Um desses parâmetros estabelece que o laudo deve

  • A reunir o maior número de dados possíveis para alcançar a verdade dos fatos.
  • B juntar documentos para comprovar as informações contidas, pois é isto que confere legitimidade ao parecer.
  • C ser descritivo, para não deixar dúvidas quanto à veracidade dos dados nele contidos.
  • D reproduzir de modo literal as falas dos usuários, para embasar o posicionamento profissional.
  • E articular os dados com a totalidade que explica a situação em análise, de modo a evitar interpretações com viés punitivista.
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Pesquisadores do serviço social na área sociojurídica identificam tensões na interface entre o Poder Judiciário e a política de assistência social mas vislumbram, nesse mesmo entrecruzamento, a possibilidade de outra forma de proteção para as crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias.
Para que essas novas formas de proteção se concretizem, é necessário que

  • A as equipes técnicas do Poder Judiciário estabeleçam os parâmetros técnicos das políticas de proteção para as crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias.
  • B as políticas de proteção para as crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias sejam subordinadas ao Poder Judiciário.
  • C as políticas de proteção para as crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias sejam subordinadas ao Ministério Público.
  • D as atenções ofertadas na política de proteção para as crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias sejam um contraponto e não uma subserviência ao judiciário
  • E os magistrados e suas equipes técnicas realizem visitas periódicas, de surpresa, às instituições de acolhimento de crianças e adolescentes, para identificar irregularidades.
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O Estatuto da Mulher Casada (Lei nº 4.121/1962) eliminou a incapacidade relativa da mulher casada, que passou a praticar todos os atos que o marido também podia praticar.
Entretanto, deixou de avançar no seguinte aspecto, conforme destacam os estudiosos das posições doutrinárias do direito de família:

  • A estabelecer a cooperação diferenciada dos cônjuges no interesse comum do casal e dos filhos, mantendo o homem como chefe da sociedade conjugal.
  • B manter o direito do homem em definir a residência do casal.
  • C manter o privilégio do ramo paterno em detrimento do materno em definir a religião dos filhos.
  • D Manter a necessidade de autorização do marido para a mulher viajar ao exterior.
  • E Manter a necessidade de autorização do marido para a mulher assumir cargo público.
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Historicamente, construiu-se a ideia de que as famílias, independentemente de suas condições objetivas de vida e das próprias vicissitudes da convivência familiar, devem ser capazes de proteger e cuidar de seus integrantes. Esta ideia, amplamente disseminada, faz surgir uma distinção entre as famílias, classificando-as em capazes e incapazes.
Segundo os estudos críticos das políticas sociais, as famílias capazes são as famílias

  • A que planejam o nascimento dos filhos, evitando a explosão demográfica.
  • B que não precisam acessar os serviços públicos.
  • C que, via mercado, trabalho e organização interna, conseguem desempenhar com êxito as funções que lhes são atribuídas pela sociedade.
  • D intactas, com pais de alta renda e escolaridade.
  • E cujos integrantes gozam de saúde mental.
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A realização do estudo social requer a utilização de diferentes instrumentos, dentre os quais a entrevista social. Segundo os estudiosos dos fundamentos da profissão, a entrevista social não deixa de ser um diálogo, um processo de comunicação direta entre o assistente social e um usuário dos serviços. O que diferencia a entrevista de um diálogo comum é o fato de o Assistente Social ocupar um papel diferente do papel do usuário.
Qual o papel do assistente social frente ao usuário, ao realizar uma entrevista social?

  • A O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é a de conduzir o diálogo, de direcionar para os objetivos que se pretendem alcançar.
  • B O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é deixar o usuário à vontade para revelar a verdade dos fatos que se pretende alcançar.
  • C O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é impedir que o usuário expresse seus sentimentos de maneira destrutiva.
  • D O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é traçar o perfil do usuário a partir de critérios de elegibilidade.
  • E O papel do assistente social, ao realizar a entrevista social, é limitar a duração da entrevista, considerando a grande demanda.

Regimento Interno

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Jonatas, Vereador no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo, inconformado com determinada decisão tomada pelo Presidente da Casa Legislativa em questão de ordem, pretende apresentar recurso ao Plenário.
Nesse cenário, considerando as disposições do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, assinale a afirmativa correta.

  • A Emitido o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, independentemente de sua publicação, o recurso será, obrigatoriamente, incluído na pauta da ordem do dia da sessão ordinária seguinte, para deliberação do Plenário.
  • B Apresentado o recurso, o Presidente poderá se retratar da decisão anteriormente tomada na questão de ordem, encaminhando a sua manifestação para ratificação do Plenário.
  • C A Comissão de Constituição e Justiça terá o prazo de dois dias úteis, prorrogável, uma única vez, por igual período, para emitir parecer sobre o recurso.
  • D O recurso formulado por escrito deverá ser proposto dentro do prazo improrrogável de cinco dias úteis, contados da decisão do Presidente.
  • E até a deliberação do Plenário sobre o recurso, a decisão tomada pelo Presidente na questão de ordem ficará suspensa.
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Comissões são grupos parlamentares criados pelo Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, constituídos por Vereadores com representação proporcional às bancadas partidárias.

Assinale a alternativa que apresenta uma Comissão Permanente de Caráter Técnico-Legislativo.

  • A Comissão do Idoso e da Assistência Social.
  • B Comissão de Educação, Cultura e Esportes.
  • C Comissão de Relações Internacionais.
  • D Comissão de Meio Ambiente.
  • E Comissão de Direito dos Animais.
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Caio, Prefeito do Município de São Paulo, apresentou um determinado projeto de lei, o qual foi distribuído à Comissão de Finanças e Orçamentos da Casa Legislativa, para que haja a designação de relatores ou de subcomissão e, na sequência, a emissão de parecer no tocante à matéria de sua competência regimental.

Nesse cenário, considerando as disposições do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, é correto afirmar que

  • A para emitir parecer sobre qualquer matéria, cada Comissão terá o prazo de quinze dias, prorrogável por mais oito dias pelo Presidente da Mesa, a requerimento devidamente fundamentado.
  • B nos projetos em que for solicitada urgência pelo Prefeito, o prazo para que cada Comissão emita parecer sobre a matéria fica reduzido a oito dias, vedada a prorrogação.
  • C os relatores ou a Subcomissão terá o prazo de quinze dias para manifestar-se por escrito, a partir da data da distribuição do projeto de lei.
  • D o Presidente da Comissão, dentro do prazo máximo de cinco dias úteis, designará os respectivos relatores ou a Subcomissão.
  • E o prazo para a apresentação do parecer começa a correr no dia em que o processo der entrada na Comissão.
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Com estrita observância da sistemática regimental, foi instituída determinada Comissão Mista do Congresso Nacional. Ao analisar o Regimento Interno do Congresso Nacional, João, sócio-gerente da sociedade empresária Alfa, que tinha interesse no resultado da deliberação dessa Comissão e iria acompanhar os respectivos trabalhos, concluiu que:

I. O calendário de tramitação da matéria sujeita ao exame da Comissão deve constar das Ordens do Dia do Congresso Nacional, do Senado e da Câmara dos Deputados;

II. Os trabalhos só serão iniciados com a presença mínima de um quarto de sua composição; e

III. No prazo de oito dias, a partir da instalação da Comissão, o Congressista poderá apresentar emendas, que deverão ser, em seguida, despachadas pelo Presidente.

Nesse caso, é correto afirmar, acerca dessas conclusões, que

  • A todas estão certas.
  • B todas estão erradas.
  • C apenas a observação III está certa.
  • D apenas as observações I e II estão certas.
  • E apenas as observações II e III estão certas.
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Após a atuação do Senado Federal como Casa Iniciadora na apreciação do Projeto de Lei Ordinária nº X, apresentado pelo Senador João, o projeto aprovado foi encaminhado à Câmara dos Deputados.

No âmbito da Casa revisora, foi observado o seguinte:

I. A aprovação de retificação de incorreções de linguagem no âmbito do Art. 1º do projeto, sem alteração de sentido.

II. A aprovação de emenda supressiva do Art. 2º do projeto.

III. A aprovação de emenda aditiva, acrescendo-se um novo Art. 3º ao projeto, com a renumeração do Art. 3º existente e dos demais artigos subsequentes; e

IV. O fato de o Projeto de Lei Ordinária nº Y, apresentado pela Deputada Federal Maria, tramitar há mais tempo na Câmara dos Deputados, foi dada prioridade, nesta Casa Legislativa, à discussão e votação do Projeto de Lei Ordinária nº X.

À luz da sistemática estabelecida na Resolução nº 1/1970, do Congresso Nacional, assinale a afirmativa correta.

  • A As deliberações I, II e III exigem que o Projeto de Lei Ordinária nº X retorne à Casa Iniciadora.
  • B A situação descrita em IV reflete inversão da ordem de prioridade estabelecida regimentalmente. A situação descrita em IV reflete inversão da ordem de prioridade estabelecida regimentalmente.
  • C As deliberações I e II, por si sós, dispensariam o retorno do Projeto de Lei Ordinária nº X à Casa iniciadora.
  • D A situação IV descumpre a exigência regimental de tramitação simultânea dos Projetos de Lei Ordinária X e Y, em razão da conexão existente entre eles.
  • E As deliberações II e III, não a I, por si sós, exigem que o Projeto de Lei Ordinária nº X retorne à Casa iniciadora, não havendo irregularidade na situação descrita em IV.
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Ao fim do segundo período legislativo da segunda sessão legislativa ordinária da legislatura nº YY, o Presidente da República editou o Decreto nº X, o qual, consoante a opinião generalizada dos especialistas na área, exorbitou dos limites do poder regulamentar. Esse fato levou um Deputado Federal a requerer a sustação do referido Decreto pelo Congresso Nacional.

Sobre a hipótese, considerando a sistemática regimental, assinale a afirmativa correta.

  • A A apreciação da matéria deve necessariamente aguardar o fim do recesso parlamentar, considerando que a atuação da Comissão Representativa do Congresso Nacional está adstrita às medidas previstas em numerus clausus no Regimento.
  • B A apreciação da matéria ficará a cargo da Comissão Representativa do Congresso Nacional, que exercerá a plenitude das competências do Poder Legislativo no período de recesso.
  • C A apreciação da matéria ficará a cargo da Comissão Mista Temporária do Congresso Nacional, que exercerá a plenitude das competências do Poder Legislativo no período de recesso.
  • D A sustação do Decreto nº X exige maioria qualificada dos membros do Congresso Nacional, o que configura exceção à possibilidade de atuação da Comissão Representativa.
  • E A Comissão Representativa do Congresso Nacional pode sustar o Decreto nº X, desde que se caracterize a necessidade de medida cautelar de caráter urgente.
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O Presidente da República editou a Medida Provisória nº XX, na qual foi aberto crédito extraordinário à lei orçamentária anual. Ao tomar conhecimento desse fato, Ana, estagiária no âmbito do Congresso Nacional (CN), questionada por uma colega de estágio em relação a aspectos da tramitação desse ato normativo no âmbito do Poder Legislativo, afirmou que:

I. a Comissão Mista, cujas designação, instalação e funcionamento são disciplinadas pela Resolução nº 1/2002 do CN, deve emitir parecer sobre a Medida Provisória nº XX;

II. essa Comissão, designados os seus integrantes, terá o prazo de 48 horas para a sua instalação, quando, entre outras medidas, será designado relator para a matéria; e

III. ao relator revisor é vedado exercer as funções de relatoria na Casa diversa da do relator da Medida Provisória nº XX.

À luz das normas regimentais aplicáveis à matéria, é correto afirmar, em relação às observações de Ana, que

  • A todas estão certas.
  • B todas estão erradas.
  • C apenas I está certa.
  • D apenas II e III estão certas.
  • E apenas I e III estão certas.
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Sobre o papel do Corregedor da Câmara dos Deputados nos processos administrativos disciplinares de competência do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, assinale a afirmativa correta.

  • A O Corregedor participa das deliberações do Conselho, com direito a voz e voto.
  • B O Corregedor pode ser ouvido, perante o Conselho, como amicus curiae, nos processos cuja instrução tenha realizado.
  • C O Corregedor deve presidir o Conselho quando forem objeto de apuração condutas que podem acarretar a perda do mandato.
  • D O Corregedor é organicamente autônomo em relação ao Conselho, de modo que não há influência ou participação recíproca na atuação de ambos.
  • E O Corregedor, embora não participe das deliberações do Conselho, deve promover as diligências de sua alçada necessárias ao esclarecimento dos fatos investigados.
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Maria, Deputada Federal, foi informada pelo partido político ao qual estava filiada de que ela teria celebrado acordo cujo objeto era a posse de suplente, o que afrontaria o Código de Ética e Decoro Parlamentar.

Sobre a conduta que é atribuída a Maria, à luz do arcabouço normativo do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, assinale a afirmativa correta.

  • A Somente será apreciada mediante provas.
  • B Somente será apreciada após a autorização da Mesa.
  • C Somente será apreciada após a apreciação do Presidente da Câmara.
  • D Será apreciada mesmo que não sejam apresentadas provas nesse sentido.
  • E Somente será apreciada mediante autorização preliminar da maioria simples dos membros do Conselho.
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Pedro, Deputado Federal, tomou conhecimento, de modo informal, da existência, no âmbito do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, de representação na qual era apontado como autor de condutas que, alegadamente, eram incompatíveis com o decoro parlamentar.

As condutas descritas na representação eram as seguintes:

I. praticar ofensas físicas contra outro parlamentar nas dependências da Câmara;

II. perceber, em proveito próprio, no exercício de atividade parlamentar, vantagem econômica indevida; e

III. fraudar o andamento dos trabalhos legislativos para alterar o resultado da deliberação.

Segundo o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, na perspectiva da classificação dos atos incompatíveis com o decoro parlamentar, é correto afirmar que

  • A todas as condutas descritas enquadram-se nessa espécie de ilícito.
  • B apenas as condutas I e II enquadram-se nessa espécie de ilícito.
  • C apenas as condutas II e III enquadram-se nessa espécie de ilícito.
  • D apenas a conduta I enquadra-se nessa espécie de ilícito.
  • E apenas a conduta III enquadra-se nessa espécie de ilícito.