Os objetos de conhecimento – máquinas simples, formas de propagação do calor, equilíbrio e vida na Terra, história dos combustíveis e das máquinas térmicas pertencem à unidade temática Matéria e energia, em ciências no Ensino Fundamental – Anos Finais:
A habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas, compete à seguinte unidade temática e ano:
Keyliane, uma aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, ao estudar a unidade temática Vida e Evolução, espera adquirir a habilidade de:
O professor Fernandez lecionou uma aula da unidade temática Terra e Universo, de ciências do 3° ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – onde os objetos de conhecimento são:
“Diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública” são conteúdos ministrados pela professora Ramirez e que estão contemplados na unidade temática no Ensino Fundamental – Anos Finais:
Uma das competências específicas de Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental expressas na BNCC é:
De acordo com a BNCC de Arte, do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental, uma das competências específicas é:
A elaboração ou adequação do Plano Municipal de Educação exige um trabalho ágil e organizado, que deve ter como premissa a ideia de que o PME deve ser do município, e não apenas da rede ou do sistema municipal, isso significa que:
A Base Nacional Comum Curricular reconhece a existência de temas contemporâneos como ciência e tecnologia, saúde, educação ambiental, educação financeira e fiscal, entre outros, que afetam a vida humana em escala local, regional e global, e por isso:
Segundo Cipriano Luckesi (2005, p. 81), para que “a avaliação sirva à democratização do ensino”, a primeira coisa a ser feita é “modificar sua utilização de classificatória para diagnóstica”, isto é:
À luz da norma-padrão, a única frase grafada corretamente é:
A única alternativa que apresenta todas as palavras corretamente acentuadas, à luz da atual ortografia, é:
Na palavra SURGIMENTO, o elemento destacado é um sufixo. A única palavra que apresenta esse mesmo sufixo, com significado e função semelhantes, é:
“[...] podemos criar um futuro mais sustentável e possível a todos” (16º parágrafo). À luz da norma-padrão, sem alteração de sentido, na voz passiva, essa frase passaria a:
“[...] os jovens moradores da zona sul do Rio de Janeiro uniram tecnologia e design para criar uma mochila que pode armazenar e filtrar até 15 litros de água e ser transportada para diferentes lugares” (13º parágrafo). O elemento grifado introduz uma oração subordinada:
“Com a missão de garantir que a tecnologia não amplie desigualdades existentes, Isabel Opice e João Abreu decidiram aproveitar suas renomadas formações [...] para fundar o ImpulsoGov” (10º parágrafo). O significado mais próximo ao afirmado nesse trecho é que:
“Além disso, um estudo da McKinsey revela que iniciativas de diversidade e inclusão podem aumentar a probabilidade de desempenho acima da média em 35%” (9º parágrafo). Nesse trecho, a expressão destacada cumpre papel semântico:
“Essa onda vem se deslocando em alta velocidade e, junto com a tecnologia, irá nos carregar para um futuro mais justo, inclusivo e sustentável” (5º parágrafo). Nesse trecho, o verbo destacado estabelece concordância com o(s) termo(s):
Em “É, sem dúvida, um novo modelo social no qual o ser humano é colocado no centro, enquanto a tecnologia deve atender às suas necessidades, solucionar seus problemas e impulsionar seu bem-estar” (3º parágrafo), em termos sintáticos, o termo destacado é classificado como:
Em “De fato, estamos enfrentando enormes e complexos desafios, mas, em contrapartida, assistimos em tempo real ao surgimento de inúmeras soluções potencializadas pelo avanço tecnológico” (1º parágrafo), a palavra destacada é classificada como:
O telefone celular de Gilda mostra as suas estatísticas de uso. De acordo com elas, Gilda usou seu celular uma média de 2h30min por dia durante os últimos 30 dias.
Isso significa que, nesse período, Gilda usou seu celular pelo seguinte número de horas:
Um casal tem 14 álbuns de fotos, recordações de suas viagens. Certo dia, eles pegaram três desses álbuns. O número máximo de conjuntos distintos de três álbuns que podem ser escolhidos é:
Leonardo está reclamando com seu filho: “Você não tomou banho e deixou sua camisa suja em cima da cama”.
A negação lógica da afirmação de Leonardo é:
A sequência a seguir foi elaborada, a partir do segundo termo, seguindo um padrão envolvendo operações matemáticas.
Prosseguindo com o mesmo padrão, a soma dos algarismos do número X é igual a:
Um árbitro, em uma partida de futebol, disse para um jogador: “Se você fizer mais uma falta, então levará cartão vermelho”.
Dessa forma, afirma-se que:
Leandro e Mariana são muito amigos, porém Leandro gosta muito de carnaval e Mariana não gosta. No final de 2023, Leandro e Mariana afirmaram que as probabilidades de viajarem no próximo carnaval eram, respectivamente, de 5% e 80%. Logo, considerando corretas as probabilidades dadas, a probabilidade de que ambos viajem no próximo carnaval é de:
Certo dia, Jaime afirmou: “Todo técnico em desenvolvimento infantil incentiva as crianças a terem hábitos de higiene”. A negação da afirmação feita por Jaime é:
As seguintes proposições P e Q são verdadeiras:
P: Se Sueli pula, então Paulo também pula.
Q: Se Sueli não pula, então Priscila pula.
Ora, se Priscila não pulou, pode-se concluir necessariamente que:
Regina tem um jogo em que peças de madeira, representando algarismos, devem ser colocadas uma ao lado da outra para formar números. Certa vez, ela formou o número 12245 e, em seguida, pediu para que sua filha, usando essas mesmas cinco peças, formasse todos os números possíveis. Se a filha de Regina atingiu o objetivo proposto, então ela formou exatamente a seguinte quantidade de números:
Conceição vai assistir a uma partida do time de futebol pelo qual ela torce. Em meio à expectativa pela partida, ela afirmou: “Se meu time não vencer essa partida, então eu vou parar no hospital”.
A negação lógica da afirmação de Conceição é: