Resolver o Simulado Instituto Federal Farroupilha - Rio Grande do Sul (IFF-RS) - Professor - FUNDATEC

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Português

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Facilidades em tempo de internet


Por Candice Soldatelli


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(Disponível em: gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/colunistas/candice-soldatelli/noticia/2024/10/o-depois-daeleicao-cm1qup11x00ol014rfnc4h5l3.html – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classe gramatical das palavras sublinhadas no trecho a seguir, retirado do texto:

“Não precisa (1) do aluguel (2) de um estúdio, nem de equipamentos de gravação caríssimos (3)”.

  • A Substantivo – substantivo – adjetivo.
  • B Substantivo – adjetivo – verbo
  • C Substantivo – adjetivo – adjetivo.
  • D Verbo – substantivo – adjetivo.
  • E Verbo – substantivo – verbo.
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Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que NÃO poderia substituir o vocábulo “barreira” (l. 12) por causar alterações significativas ao sentido original do trecho em que ocorre. Desconsidere eventuais alterações de gênero das palavras.

  • A Travamento.
  • B Evolução.
  • C Obstáculo.
  • D Empecilho.
  • E Entrave.
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Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 09, 10 e 18.

  • A à – as – à
  • B à – às – à
  • C à – as – a
  • D a – às – a
  • E a – às – à
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Considerando a correta grafia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas nas linhas 07, 08 e 14.

  • A ss – z – x
  • B ss – s – ch
  • C ss – z – ch
  • D c – z – x
  • E c – s – ch
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Assinale a alternativa que apresenta a correta possibilidade de reescrita do trecho a seguir, retirado do texto, sem que sejam causadas alterações significativas ao seu sentido original.

“A ponto de pegarmos ranço de candidaturas extremamente vistosas”.

  • A A ponto de nos incomodarmos com candidaturas extremamente sóbrias.
  • B A ponto de nos afeiçoarmos a candidaturas extremamente ostensivas.
  • C A ponto de nos afeiçoarmos a candidaturas extremamente sóbrias.
  • D A ponto de nos afeiçoarmos a candidaturas extremamente discretas.
  • E A ponto de nos incomodarmos com candidaturas extremamente ostensivas.
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Com base no texto, assinale a alternativa que NÃO indica uma facilidade (positiva ou negativa) proporcionada pela internet.

  • A Aplicativos de apostas online.
  • B Empréstimos bancários disponíveis online.
  • C Poluição visual causada por material político impresso.
  • D Alcance de mensagens de candidatos via redes sociais.
  • E Possibilidade de realizar “comícios virtuais”.
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A era do diálogo com o cliente

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(Disponível em: exame.com/colunistas/relacionamento-antes-do-marketing/estamos-na-era-do-dialogo-comos-clientes-e-nao-do-monologo/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o emprego de recursos coesivos, analise as assertivas a seguir:

I. Na linha 02, o pronome pessoal “as” tem como referente a palavra “informações”, na mesma linha.
II. Na linha 06, o pronome demonstrativo “o” tem como referente o substantivo “processo”, na mesma linha.
III. Na linha 14, o pronome demonstrativo “disso” se refere a todo o período anterior, nas linhas 13-14.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
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A era do diálogo com o cliente

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Assinale a alternativa que indica quantas outras alterações seriam obrigatoriamente necessárias caso as palavras “muitas empresas” fossem substituídas por “a empresa” no trecho a seguir, retirado do texto:

“[...] porque muitas empresas ainda insistem no modelo antigo de publicidade, no qual elas apenas exaltam a si mesmas e aos seus produtos, como se elas fossem a única fonte de informação de si mesmas para os seus clientes”.

  • A 4.
  • B 5.
  • C 6.
  • D 7.
  • E 8.
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A era do diálogo com o cliente

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Assinale a alternativa que apresenta uma palavra que poderia substituir corretamente o vocábulo “reputação” (l. 25) sem causar alterações significativas ao sentido original do trecho em que ocorre.

  • A Peculiaridade.
  • B Particularidade.
  • C Fama.
  • D Culpa.
  • E Omissão.
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A era do diálogo com o cliente

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Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do trecho a seguir, retirado do texto.

“A pesquisa Trust in Advertising, da Nielsen para a América Latina, mostrou, entre outras coisas, que 65% das pessoas confiam mais nas recomendações de produtos através de amigos e influenciadores do que através das propagandas. Nos Estados Unidos esse índice chega a 89%”.

  • A Na América Latina, mais da metade das pessoas acreditam menos em propagandas do que em influenciadores.
  • B O percentual de pessoas que acreditam mais em influenciadores do que em propagandas nos EUA é maior do que o da América Latina.
  • C Na América Latina, amigos são mais capazes de influenciar alguém do que uma propaganda.
  • D Nos EUA, a propaganda é mais eficiente do que a opinião de amigos, mas não mais do que a dos influenciadores.
  • E Nos EUA, o índice de pessoas que acreditam mais em amigos e influenciadores difere em mais de 20% do índice da América Latina.

Sociologia

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Analise os seguintes conceitos retirados da obra “Racismo Estrutural” (2019), deSilvio Luiz de Almeida:
• ______________ é uma espécie de “patologia” ou anormalidade. Seria um fenômeno ético oupsicológico de caráter individual ou coletivo, atribuído a grupos isolados. • ______________ é uma decorrência do modo “normal” com que se constituem as relações políticas,econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjoinstitucional. • ______________ é o repúdio ostensivo a indivíduos ou grupos, motivado pela condição racial. • ______________ é um processo em que a situação específica de grupos minoritários é ignorada ousobre a qual são impostas regras de “neutralidade racial” sem que se leve em conta a existência dediferenças sociais significativas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas nos trechos acima.

  • A Racismo na concepção estrutural – Racismo na concepção individualista – Discriminação direta – Discriminação indireta
  • B Racismo na concepção individualista – Racismo na concepção estrutural – Discriminação direta – Discriminação indireta
  • C Racismo na concepção individualista – Racismo na concepção estrutural – Discriminação indireta – Discriminação direta
  • D Discriminação indireta – Discriminação direta – Racismo na concepção individualista – Racismo na concepção estrutural
  • E Discriminação direta – Discriminação indireta – Racismo na concepção estrutural – Racismo na concepção individualista
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Considerando o conceito de racismo estrutural, segundo Silvio Luiz de Almeida, assinale a alternativa correta.

  • A O uso do termo “estrutural” significa dizer que o racismo é uma condição social incontornável e que ações e políticas institucionais antirracistas são inúteis.
  • B O racismo, por ser estrutural e não um ato isolado, defende que indivíduos que cometem atos discriminatórios individuais não devem ser pessoalmente responsabilizados.
  • C O Direito não é apenas incapaz de extinguir o racismo, como também é por meio da legalidade que se formam os sujeitos racializados.
  • D O racismo é parte da estrutura social e, por isso, necessita de intenção consciente dos indivíduos e das instituições para se manifestar.
  • E Em uma concepção estrutural, o racismo é visto como uma irracionalidade em contraposição à racionalidade do Estado, manifestada na impessoalidade do poder e na técnica jurídica.
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O artista macuxi Jaider Esbell faleceu em 2021, pouco tempo após a exposição de “Entidades” em Porto Alegre. O artista, considerado central no processo de consolidação da arte indígena contemporânea no Brasil, afirmou alguns anos antes, em entrevista concedida a Paulo Thadeu Franco das Neves, que “É de gente e agência que se fazem as trajetórias e a visibilidade planejada. Parece algo impensável quando não se está de todo cercado pelas artimanhas do grande capital, quando dele se precisa exatamente para mostrar-se ao contrário. É algo de que se tem vontade. Talvez a estratégia de reconhecer que a indústria cultural exista seja a porta de entrada para estar no mundo com a mesma força para outros alcances” (Jaider Esbell, 2017). A expressão “indústria cultural” citada por Eisbell remete ao conceito defendido originalmente por Adorno e Horkheimer. Sobre essa concepção, assinale a alternativa correta.

  • A Adorno e Horkheimer defendem que a indústria cultural é uma estratégia positiva que a arte e a cultura assumem ao serem assimiladas para não só sobreviver dentro do capitalismo industrial, como para germinar dentro dele ideias para superá-lo.
  • B O termo foi inicialmente concebido em oposição à Escola de Frankfurt, pois Adorno e Horkheimer se opunham frontalmente ao ideário marxista propagado por outros autores alemães.
  • C Adorno e Horkheimer utilizam o termo para referirem-se ao conjunto de indústrias interessadas na produção em massa de bens culturais, não a empresas produtoras específicas ou a técnicas de difusão, mas a todo um movimento histórico de transfiguração da cultura em mercadoria.
  • D Para Adorno e Horkheimer, a imprensa de Gutenberg é o marco inicial da chamada indústria cultural, termo que costuma ser aplicado ao mercado das artes desde o Renascimento.
  • E Para Adorno e Horkheimer, o estágio final da transformação da cultura em mercadoria é a separação definitiva entre cultura e vida prática, e a garantia de que a sociedade descubra sua própria autonomia para validar o que deve e o que não deve ser considerado cultura através do livre mercado.
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Sobre o conceito de contracultura, assinale a alternativa correta.

  • A Trata-se de um termo utilizado para definir práticas radicais de governos autoritários para cercear liberdade de expressão e liberdade artística, por exemplo, o ato de censurar ou queimar livros.
  • B Refere-se exclusivamente a um movimento literário estadunidense dos anos 1960, também conhecido como “beatnik”, do qual os maiores expoentes são Allen Ginsberg e Jack Kerouac.
  • C Nome da filosofia religiosa baseada no pensamento do mago Aleister Crowley, cujo principal lema é “fazes o que tu queres, pois é tudo da lei, o amor é a lei, amor sob vontade”.
  • D O termo costuma referir-se à uma postura de oposição que se espalhou na cultura jovem do pós-guerra e pode contemplar ampla gama de manifestações culturais, como o movimento hippie, a geração beat, o rock’n roll e o cinema underground.
  • E É um movimento estadunidense de contestação dos valores europeus e de afirmação do chamado “american way of life”, uma postura de valores progressistas e libertadores, defendida por líderes políticos estadunidenses como Ronald Reagan.
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Sobre a chamada Teoria Queer, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Entre as principais influências da Teoria Queer, está o trabalho do filósofo pós-estruturalista Michel Foucault, que enxergava a sexualidade como identidade socialmente construída.
  • B A Teoria Queer também se autoidentifica como “ideologia de gênero” e trata-se de um movimento unificado e coordenado, concentrado apenas em países de língua inglesa.
  • C Um dos marcos da Teoria Queer é o livro “Problema de gênero: feminismo e a subversão da identidade”, de Judith Butler, que elabora o conceito de “performatividade de gênero”.
  • D A popularização da Teoria Queer nos anos 80 e 90 coincide com o movimento estadunidense conhecido como “New Queer Cinema”, que surgiu no cinema independente trazendo questões de gênero e sexualidade também para a linguagem, subvertendo o molde clássico hollywoodiano.
  • E No campo da estética, um dos temas debatidos por teóricos queer é a apropriação do conceito de “Camp”, originalmente debatido por Susan Sontag em um famoso ensaio dos anos 1960.
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Sobre a história do movimento e do pensamento feminista, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( )  O conceito de “ondas” do feminismo refere-se a diferentes correntes simultâneas do pensamento feminista, que se desenvolveram na segunda metade do século XX.
( )  As origens do pensamento feminista moderno podem ser diretamente relacionadas às contradições que emergiram após a Revolução Francesa, latentes em obras consideradas “protofeministas”, como “Uma Reinvindicação pelos Direitos da Mulher”, de Mary Wollstonecraft.
( )   A terceira onda do feminismo, procurando desafiar definições essencialistas de feminilidade ou evitar a ênfase na experiência da mulher branca de classe média, buscou uma maior intersecção com temas de classe, raça e sexualidade, como percebemos em autoras como Rebecca Walker e bell hooks.
( ) Enquanto a primeira onda do feminismo era focada numa ampla gama de questões, como direitos reprodutivos e desigualdades legais e econômicas, a segunda onda focou-se principalmente no tema do sufrágio universal.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – F – V.
  • B V – V – F – V.
  • C V – F – F – F.
  • D F – V – V – F.
  • E F – F – V – V.
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“Para Vazquéz (2011), a práxis é entendida a partir da ______________, ou seja, um ato ou um conjunto de atos dos quais um agente (físico, biológico ou humano) modifica a matéria-prima dada (corpo físico, ser vivo, vivência psíquica, grupo, relação ou instituição social), resultando num processo de transformação da atividade em um produto que pode ser um __________, um instrumento, uma obra artística ou um novo ___________. O autor aponta que a distinção entre a atividade humana e a atividade em geral se dá pela ação dos sujeitos frente à realidade, transformando um objeto e o resultando em um produto efetivo e real. Com isso, a práxis se baseia na construção da ___________ a partir do fazer humano, por meio de instrumentos e conhecimentos que resultam num produto final, na materialização de um projeto” (GALHEIGO, 2012).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A vida cotidiana – fenômeno – sistema político – vida
  • B vida cotidiana – fenômeno – sistema político – realidade
  • C vida cotidiana – conceito – sistema social – vida
  • D atividade – fenômeno – sistema econômico – realidade
  • E atividade – conceito – sistema social – realidade
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Montero (2004) define comunidade como um grupo social histórico em constante transformação e evolução, interligado pelo sentido de pertencimento e identidade social, com interesses, necessidades e organização em comum. Segundo a psicóloga venezuelana Maritza Montero (2004), o modo de vida comunitário pressupõe a presença de alguns processos que são possibilitados pela vida coletiva, como:

  • A Alienação.
  • B Consciência.
  • C Exclusão.
  • D Gestão centralizada.
  • E Ideologização.
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Sabe-se que as possibilidades de atuação profissional não podem ser desvinculadas das condições e processos em que se realiza o trabalho. É nesse sentido que as competências e atribuições profissionais devem se inserir na perspectiva da gestão do trabalho em seu sentido mais amplo que contempla três dimensões indissociáveis, são elas:

  • A Autonomia do trabalho, instalações físicas seguras, utilização da teoria social crítica nos encaminhamentos realizados.
  • B As atividades exercidas pelos/as trabalhadores/as, as condições materiais, institucionais, físicas e financeiras, e os meios e instrumentos necessários ao seu exercício.
  • C Controle social arbitrário, educação permanente e carga horária de trabalho que assegure tempo e condições para o/a profissional responder com qualidade às demandas de seu trabalho.
  • D Implementação do plano de cargos, carreiras e salários (pccs), processo de trabalho assistencialista e direcionado aos mais pobres, condições objetivas de estruturação do espaço institucional que assegure aos/às profissionais o direito de realizar suas escolhas técnicas no circuito da decisão democrática.
  • E Mobilização da defesa da assistência social como dever, contribuir para a fragilização do protagonismo dos/as usuários/as e compromisso político e profissional com a classe trabalhadora e com transformações radicais que tenham como projeto a socialização da riqueza socialmente construída.
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No que se refere à flexibilização do mundo do trabalho, mediada pelos avanços da revolução tecnológica na direção do capital, ela trouxe: 
I. A regulamentação das relações de trabalho. II. A intensificação da substituição do trabalho vivo pelo trabalho morto. III. O aumento exponencial do exército industrial de reserva. IV. A precarização do mundo do trabalho.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas II e IV.
  • C Apenas I, III e IV.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.
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O projeto ético-político do Serviço Social tem como núcleo o reconhecimento da:

  • A Equidade.
  • B Respeito.
  • C Liberdade.
  • D Dignidade.
  • E Participação.
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Para Silva (2020), a regulamentação da Supervisão Direta de Estágio objetivou resguardar todo o processo de estágio supervisionado na articulação entre supervisoras/es acadêmicas/os, supervisoras/es campos e estagiárias/os, bem como, na abertura de campos através da interlocução de Unidade de Formação, Espaço Sócio-Ocupacional e Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Sobre a temática, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A regulamentação da Supervisão Direta de Estágio objetivou resguardar todo o processo de estágio supervisionado na articulação entre supervisoras/es acadêmicas/os, supervisoras/es campos e estagiárias/os, bem como, na abertura de campos através da interlocução de Unidade de Formação, Espaço Sócio-Ocupacional e CRESS.
  • B A PNE (Plano Nacional de Educação) aglutinou reflexões importantes vinculadas a dinâmica da realidade contemporânea, e como as mudanças que ocorrem incidem no cotidiano profissional, requisitando a permanente ação da categoria na manutenção de seu legado crítico frente a um cenário de restrição de direitos sociais, perdas democráticas e notório avanço do conservadorismo reacionário.
  • C A proposta do Estágio bem como da Supervisão elucida o empenho do Serviço Social em qualificar uma formação crítica, que possibilita apreender as contradições imposta pela sociedade classes, tais contradições devem identificadas e escancaradas no processo de formação e no exercício profissional.
  • D O empenho coletivo da categoria em qualificar o Estágio no âmbito da formação e do exercício profissional tem como objetivo fortalecer o nosso Projeto ético-político que tem como horizonte estratégico a manutenção das bases fundantes que sustentam a sociedade capitalista.
  • E O conservadorismo perpetrou historicamente o desenvolvimento da profissão no contexto brasileiro que em mais de 80 anos de Serviço Social é notória a abrangência de diversas matizes teóricas que recompõem tal conservadorismo no interior da profissão com exceção da intenção de ruptura que acerca de 40 anos é hegemônica na profissão.
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Para Bezerra e Medeiros (2022), o Serviço Social depara-se com variadas demandas provenientes das acirradas contradições da relação entre capital e trabalho, que se reatualizam em suas competências e atribuições se, a depender dos interesses e lutas dos projetos em disputa, estabelecem as respostas profissionais. A produção destrutiva aliada à crise sanitária impulsionada pela covid-19 tem alterado as condições em que se expressam a questão social e as respostas políticas e econômicas do Estado na atual calamidade pública. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

  • A Os fundamentos do pauperismo do século XV que ilustraram a chamada questão social evidenciam-se no atual momento de crise sanitária, na ampliação sem precedentes das expressões da questão social evidenciadas no desemprego, na pobreza e em seus desdobramentos na fome e na precarização do trabalho, que disseminamos mecanismos próprios do sistema do capital.
  • B É fundamental que as pesquisas no campo do Serviço Social brasileiro acompanhem a dinâmica da realidade pós-pandemia, sinalizando que tendências têm se revelado e quais os dilemas a serem enfrentados pelo conjunto dos/as trabalhadores/as e da profissão, na luta pela formação e pelo trabalho de qualidade, decifrando assim as expressões da questão social postas pelo capitalismo avançado, com propostas criativas e interventivas no campo do trabalho e dos direitos sociais.
  • C A comunicação de óbito foi uma das demandas e competências colocadas ao Serviço Social na pandemia da covid-19 que gerou muitos debates e resistências no campo profissional, e que deve ser realizado, visto que é uma competência profissional.
  • D A prática profissional deve estar situada no campo da formação e legitimação de práticas e conteúdo na direção conservadora, em suas expressões reformistas e reatualizadoras.
  • E Há uma disputa no seio profissional pelo conceito de instrumentalidade que tenta materializar os manuais de política social, formulados à base de uma racionalidade pragmática e imediatista que aprofunda a discussão das expressões da questão social para além da aparência, apregoando uma prática profissional e um receituário com um arcabouço teórico relativo à teoria social crítica.
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De acordo com Abramides (2021) a questão _____________ é essencial em nossas análises históricas e teóricas, posto que a sociedade de classes se apresenta em seu antagonismo, na apropriação privada dos meios de produção pelos capitalistas e na produção do trabalho socialmente combinado pela classe trabalhadora.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A da burguesia
  • B do capitalismo
  • C do socialismo
  • D da classe social
  • E do Projeto Ético-Político (PEP)
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Para Oliveira e Santos (2020), a pesquisa é a ferramenta que possibilita o desvendamento da realidade efetiva, isto é, da ordem de funcionamento da relação dos objetos reais existentes no mundo factual. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

  • A O capitalismo se constituiu, historicamente, como uma mediação ontologicamente vinculada às problemáticas de ordem universal.
  • B O Serviço Social, ao longo de sua trajetória histórica, esteve orientado, em maior ou menor medida, por todas as três grandes perspectivas da Sociologia, a começar pela fenomenologia, em sua gênese, passando pelo positivismo, durante a reatualização do conservadorismo e aderindo ao materialismo histórico-dialético no período de intenção de ruptura até a atualidade.
  • C A pesquisa de cunho científico é na vida e no mundo moderno, a forma pela qual o conhecimento se estrutura como referência e autoridade da verdade sobre a existência de infinitos objetos, desde a vida material orgânica aos complexos da subjetividade humana.
  • D No Serviço Social, a pesquisa possui uma dimensão científica (prática) e outra interventiva, ultrapassando o dicotomismo e compondo uma unidade indissociável que está presente na formação e no exercício profissional, que contradiz a ideia de que na prática a teoria é outra.
  • E A totalidade significa a inteireza dos fatos da realidade total, e a análise da realidade como um todo estruturado, dialético, no qual, ou do qual, um fator qualquer (classes de fatos, conjunto de fatos) pode vir a ser racionalmente compreendido.
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Para Guerra (2013), o processo formativo profissional vai além da transmissão de conhecimento, da apreensão das teorias sociais, pois incorpora saberes interventivos, procedimentais e valores. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

  • A  Nem toda formação tem um conteúdo político, mas pode nos habilitar a construir vínculos, alianças e estratégias de luta conjunta com os movimentos sociais progressistas e com os trabalhadores que buscam o acesso às diversas políticas sociais que implementamos.
  • B Dentre as possibilidades e espaços de aprimoramento profissional, está a supervisão e está como atribuição profissional e como espaço de formação, bem como seus dois níveis: supervisão técnica e supervisão de estagiários, o que implica tanto em qualificar os espaços de estágio quanto em investir no constante aprimoramento e qualificação de assistentes sociais, supervisores ou não.
  • C A capacitação que defendemos deve formar profissionais críticos, competentes e comprometidos com o projeto societário neoliberal para o Brasil tanto em termos profissionais imediatos quanto em termos de seu envolvimento com as lutas e movimentos sociais, e com sujeitos coletivos (profissionais, sindicais e partidários).
  • D Para além da sua formação generalista, tal como as demais especializações, o/a assistente social necessita de aprofundamento que lhe capacite operar em determinado setor da realidade, espaço sócio-ocupacional, o que requer conhecimentos sobre tal área em particular, portanto, a especialização é um requisito dispensável para o exercício profissional.
  • E A condição de assalariamento do exercício profissional pressupõe somente a mediação do mercado de trabalho.
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Para Toniolo (2008), qualquer situação que chega ao Serviço Social deve ser analisada a partir de duas dimensões, assinale a alternativa que aponta corretamente quais são elas.

  • A Individualidade e particularidade.
  • B Emancipação e investigação.
  • C Singularidade e universalidade.
  • D Totalidade e racionalidade.
  • E Subjetividade e objetividade.
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Para Behring (2013), o projeto profissional do Serviço Social brasileiro tem antecedentes nos anos 1960 e 1970, com a reconceituação latino-americana, o Método BH, entre outros processos. Mas é possível afirmar que o grande momento de inflexão no Brasil foi o Congresso:

  • A Internacional de Política Social.
  • B Brasileiro de Direitos Humanos.
  • C Internacional de Serviço Social.
  • D Da Virada.
  • E Brasileiro de Controle Social.
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Para Iamamoto (2009), o/a assistente social, ao atuar na intermediação entre as demandas da população usuária e o acesso aos serviços _________, coloca-se na linha de intersecção das esferas _________ e _________, como um dos agentes pelo qual o _________ intervém no espaço _________ dos conflitos, presentes no cotidiano das relações sociais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A públicos – econômica – social – mercado – externo
  • B logísticos – pública – privada – terceiro setor – doméstico
  • C administrativos – individual – coletiva – Estado – doméstico
  • D privados – mercantil – social – Estado – coletivo
  • E sociais – pública – privada – Estado – doméstico
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Para Salvador (2007), no tocante à questão previdenciária, as alterações realizadas pela Constituição de 1988, embora tenham mantido a lógica do seguro previdenciário, representaram verdadeira reforma da previdência, no sentido de sua ampliação e generalização para um número maior de trabalhadores/as. Sobre a temática, assinale a alternativa correta.

  • A A análise dos recursos que financiaram as políticas da seguridade social de 1999 a 2006, revela a progressão do seu custeio: quem sustenta é a classe empresarial e o Estado.
  • B O financiamento da seguridade social no Brasil permanece fracionado com a junção das fontes de recursos advindos da contribuição indireta de pessoas empregadas e de quem emprega para custear a previdência social, e as contribuições sociais incidentes sobre o faturamento, o lucro e a movimentação financeira para as políticas de educação e assistência.
  • C A compreensão mais ampla do orçamento da seguridade social deve considerar o quadro tributário e fiscal constituído nos Estados Unidos na última década. No bojo das políticas microeconômicas que deram sustentação ao Plano Real, a política fiscal foi determinante e seguiu à risca as recomendações de organismos nacionais.
  • D A atual estrutura do financiamento da seguridade social ajuda a compreender a configuração do fundo público no Brasil, com participação irrisória de recursos oriundos da esfera fiscal para aplicação nas políticas de assistência social, previdência e saúde.
  • E Uma agenda de possibilidades para afirmação e ampliação dos direitos da seguridade social no Brasil deve ser adotada, entre essas medidas, é a renovação da desvinculação das Receitas da União (DRU), para assegurar que todas as fontes de financiamento das políticas de saúde, previdência e assistencial sejam integralmente destinadas para essas políticas.

Legislação Federal

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Com base nas alterações trazidas pelo Decreto nº 11.211/2022, assinale a alternativa correta.

  • A O Decreto permite que a participação em curso ou programa de formação seja feita por candidatos além do quantitativo de vagas, sem necessidade de autorização prévia.
  • B O limite de candidatos aprovados em concursos públicos que tenham mais de uma etapa deve ser estabelecido pela autoridade máxima do órgão, sem seguir qualquer limite previsto nos anexos.
  • C O Decreto veda a participação de candidatos em curso ou programa de formação em número superior ao das vagas originalmente estabelecidas no edital, salvo autorização prévia.
  • D O Decreto permite que, em concursos com mais de uma etapa, todos os candidatos sejam aprovados, independentemente do limite de vagas estabelecido no edital.
  • E O Decreto revoga a necessidade de expressar de forma clara no edital a colocação a partir da qual os candidatos serão automaticamente reprovados.
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Com base nas disposições sobre a necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme o art. 2º da Lei nº 8.745/1993, assinale a alternativa correta.

  • A A admissão de professores substitutos só pode ocorrer em casos de afastamento por licença de saúde, sendo vedada para outras situações como vacância de cargo ou nomeação para cargos de direção.
  • B A contratação de técnicos especializados de tecnologia da informação pode ocorrer mesmo quando essas atividades forem permanentes do órgão ou entidade.
  • C As atividades de vigilância e inspeção relacionadas à defesa agropecuária são caracterizadas como necessidade temporária de excepcional interesse público, especialmente para atender situações emergenciais ligadas ao comércio internacional de produtos de origem animal ou vegetal.
  • D O número de professores substitutos admitidos nas instituições federais de ensino pode ultrapassar 30% do total de docentes efetivos em exercício.
  • E A contratação de professor visitante estrangeiro não exige requisitos específicos de titulação ou competência profissional, bastando apenas o reconhecimento da instituição contratante.
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Nas contratações de TIC, existe um instrumento que consiste numa relação de soluções de TIC ofertadas pelo mercado que possuem condições padrão definidas pelo Órgão Central do SISP. Esse instrumento é conhecido como:

  • A Padronização das Soluções de TIC.
  • B Tabela Padronizada das Necessidades de Licenciamento de Software.
  • C Tabela Padronizada de Software Livre.
  • D Catálogo de Soluções para os Departamentos da União.
  • E Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas para Licenciamento de Software.
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O processo de contratação de soluções de TIC, no âmbito do SISP, é realizado de acordo com a Instrução Normativa SGD/ME nº 94/2022, para os processos instruídos à luz da Lei nº 14.133/2021, e com a Instrução Normativa SGD/ME nº 1/2019, para os processos instruídos à luz da Lei nº 8.666/1993. Esse processo é composto pelas seguintes fases:

  • A Planejamento da contratação, seleção do fornecedor e a gestão do contrato, e, em paralelo a essas fases, ocorre o gerenciamento de riscos.
  • B Planejamento da contratação, compra e a distribuição setorial das soluções para os departamentos.
  • C Seleção do fornecedor e a gestão do contrato, verificação das soluções do fornecedor e, paralelamente a essas fases, gerenciamento de riscos na disponibilização das soluções.
  • D Seleção do fornecedor e a gestão do contrato, vistoria ao fornecedor, compra e a distribuição setorial das soluções para os departamentos.
  • E Compra e a distribuição setorial das soluções para os departamentos, homologação das soluções e disponibilização para produção das soluções homologadas.
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Sobre a Lei nº 11.091/2005, que trata da estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional constitui um dos princípios e diretrizes do plano de Carreira.
( ) O ambiente organizacional constitui em área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento pessoal.
( ) O padrão de vencimentos é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional designada a um servidor.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – F.
  • B V – F – V.
  • C F – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – V – F.
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A Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação e Plano de Carreiras Técnico-Administrativos em Educação, estabelece que as Instituições Federais de Ensino devem avaliar anualmente a adequação de seu quadro de pessoal, considerando diversas variáveis. Qual das alternativas abaixo NÃO se enquadra como uma dessas variáveis?

  • A Demandas institucionais.
  • B Proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários.
  • C Inovações tecnológicas.
  • D Implementação da política de quotas raciais.
  • E Modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição.
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De acordo com a Lei de Acesso à Informação, há previsão de procedimentos em caso de indeferimento de informações por um órgão do Poder Executivo Federal. Em relação a essa temática, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O interessado tem 5 dias para recorrer à Controladoria-Geral da União após a negativa inicial de acesso à informação.
( ) A Controladoria-Geral da União tem 10 dias para deliberar sobre um recurso interposto.
( ) Negado o acesso à informação pela Controladoria-Geral da União, poderá ser interposto recurso à Comissão Mista de Orçamento.
( ) Verificada a procedência das razões do recurso, a Controladoria-Geral da União determinará ao órgão ou entidade que adote as providências para dar cumprimento ao disposto na Lei.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V – F.
  • B V – V – F – F.
  • C F – F – V – V.
  • D F – F – F – V.
  • E F – V – F – V.
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Com base no art. 10 da Lei de Acesso à Informação, analise as assertivas a seguir:

I. Qualquer interessado pode apresentar um pedido de acesso a informações aos órgãos e entidades por qualquer meio legítimo, desde que o pedido contenha a identificação do requerente e a especificação da informação solicitada.
II. Para o acesso a informações de interesse público, os órgãos públicos podem exigir que o requerente justifique os motivos para solicitar a informação.
III. Os órgãos públicos devem oferecer a possibilidade de encaminhamento de pedidos de acesso à informação por meio de seus sítios oficiais na internet.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
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Analise as assertivas abaixo conforme a o Estatuto da Igualdade Racial:

I. Políticas públicas são ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais.
II. Ações afirmativas são programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.
III. Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
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Nos termos da Lei nº 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), a assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais e toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica, tratam-se, respectivamente, das desigualdades:

  • A De gênero e raça e da discriminação racial.
  • B De gênero e raça e racial.
  • C De gênero e da discriminação racial.
  • D De gênero e étnico-racial.
  • E Racial e de gênero e raça.